"E você tomou uma mulher" (To Take a Wife, 2004), de Ronit e Shlomi Elkabetz - Divulgação
"E você tomou uma mulher" (To Take a Wife, 2004), de Ronit e Shlomi Elkabetz - Divulgação

Diretoras são o foco da Mostra de Cinema Israelense 2023

O olhar feminino é destaque na Mostra de Cinema Israelense 2023, que acontece de 27 de julho até 2 de agosto na plataforma Sesc Digital. Organizada numa parceria entre o Sesc e o Instituto Brasil-Israel, a edição deste ano apresenta uma seleção de 10 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários.

Todos os títulos são dirigidos por mulheres, apresentando seus olhares e interpretações sobre temáticas contemporâneas, a partir da perspectiva israelense. As obras abordam questões políticas, críticas sociais, utopias, diversidade de gênero, memória, tempo e família.

Destaque na programação para a homenagem à atriz e diretora Ronit Elkabetz, falecida em 2016. Uma das principais vozes do cinema israelense, ela e seu irmão Shlomi Elkabetz criaram uma trilogia semiautobiográfica, baseada nas experiências matrimoniais de sua mãe. Disponíveis na mostra, os três filmes discutem a opressão social vivida por mulheres em comunidades judaicas de origem marroquina.



“Durante muitos anos, as mulheres desempenharam um papel secundário no cinema israelense, com pouca voz própria e limitadas principalmente a um olhar masculino, tendencioso e sexista. Somente recentemente o cinema israelense começou a criar novas formas de representação feminina, centradas em narrativas subjetivas complexas que se concentram na vida das mulheres israelenses e no que as torna tão distintas”, diz Morris Kachani, diretor-executivo do Instituto Brasil-Israel. “Com o surgimento de cineastas mulheres, surgem também novas maneiras de usar o cinema como uma ferramenta de empoderamento”, acrescenta.

A Mostra de Cinema Israelense 2023 acontece na plataforma de streaming Sesc Digital, com acesso gratuito para todo o país. Confira a programação.