2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) - Foto: Divulgação
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) - Foto: Divulgação

Mostra em BH traça panorama de 120 anos da ficção científica no cinema

Fãs de cinema e ficção científica não podem perder a Mostra De Volta Para o Futuro, que está em cartaz no Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte. Para representar um ciclo de 120 anos de um dos mais fascinantes gêneros cinematográficos, a programação conta com cerca de 50 filmes (confira as datas e os horários).

Até 1º de agosto, o público pode ver desde clássicos, como “Viagem à Lua” (1902), de Georges Méliès, até obras mais recentes, como a mais nova adaptação de “Duna” (2021), dirigida por Denis Villeneuve. Tudo com entrada gratuita. “Essa seleção diversificada oferecerá ao público uma visão abrangente e cronológica da evolução do gênero e do cinema em si”, explica Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro.

Para proporcionar uma experiência envolvente e coerente aos espectadores, a curadoria planejou cada dia da mostra em torno de um eixo temático ou narrativo. Um deles, por exemplo, ganhou o título de “Invasões e Invasores” e reúne obras que tratam de viagens espaciais, ou melhor, de viajantes especiais e das relações e interesses que eles desempenham em diferentes lugares do universo.



“A proposta é criar elementos para que o público possa experienciar cada dia a partir de uma perspectiva específica e proporcionar um entendimento mais amplo sobre os filmes. Ou seja, cada dia apresenta uma seleção de obras capazes de dialogar entre si, de crescer em conjunto”, explica Rodrigo Azevedo, produtor de programação.

"Viagem à Lua" (1902), de Georges Méliès - Foto: Divulgação
“Viagem à Lua” (1902), de Georges Méliès – Foto: Divulgação

Maratona das décadas

A maratona de filmes, já tradicional na programação de férias do Cine Humberto Mauro, apresenta ao público, nos dias 14 e 15 de julho, sexta-feira e sábado, uma série de obras dispostas em ordem cronológica.

Dentre as produções que serão exibidas estão “De Volta Para o Futuro” (1985), de Robert Zemeckis, “Matrix” (1999), de Lana e Lilly Wachowski, “Donnie Darko” (2001), de Richard Kelly, “Mad Max: Estrada da Fúria (2015), de George Miller, e clássicos como “Frankenstein” (1910), de J. Searle Dawley, e “O Médico e o Monstro” (1920), de John S. Robertson.

Na meia-noite de sexta para sábado, haverá uma sessão comentada de “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977), de George Lucas, com participação de Renato Silveira, crítico e editor do cinematório. E quem se aventurar madrugada adentro poderá desfrutar do “Café do Amanhã”, que será servido ao público que assistir à sessão de “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott, às 5h da manhã.

Star Wars: Uma Nova Esperança (Star Wars, 1977) - Foto: Lucasfilm/Divulgação
“Star Wars: Uma Nova Esperança” (Star Wars, 1977), de George Lucas – Foto: Lucasfilm/Divulgação

Sessões especiais

Além de “Star Wars”, a mostra traz outras duas sessões comentadas por especialistas que integram o programa História Permanente do Cinema: “Stalker” (1979), de Andrei Tarkovsky (com a professora, pesquisadora e cineasta Mariana Mól), e “E.T. O Extraterrestre” (1982), de Steven Spielberg (com o pesquisador, cineasta e produtor cultural Rodrigo Azevedo).

Outro destaque é a exibição de “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick, com execução de trilha improvisada ao vivo com DJs, na Galeria Aberta Amílcar de Castro. A sessão integra a Maratona das Décadas e acontece na sexta-feira, 14 de julho, às 21h.

A mostra também termina com uma sessão especial. O público do Cine Humberto Mauro poderá escolher um filme para entrar na seleção do festival. A obra será exibida em 1º de agosto, último dia da programação. As sugestões devem ser enviadas por meio deste link. O resultado será divulgado no dia 25 de julho, no Instagram e no site do Palácio das Artes.

Com informações da Fundação Clóvis Salgado.