"O Posto Avançado" (2023), de Edoardo Morabito - Foto: Divulgação/Bidou Pictures Brasil

Documentário ambiental coproduzido pelo Brasil estreia no Festival de Veneza

O documentário ítalo-brasileiro “O Posto Avançado” integra a seleção da 20ª edição da mostra Jornada dos Autores, no Festival de Veneza deste ano, que acontece entre 30 de agosto e 9 de setembro. O filme tem realização da Bidu Pictures Brasil e da O2 Pós, empresa de pós-produção da O2 Filmes. O cineasta Fernando Meirelles, de “Cidade de Deus”, está no time de produtores do longa, ao lado de Nathalia Scarton, Giulia Achilli e Marco Alessi.

“O Posto Avançado” retrata a região do Rio Jauaperi, localizada ao norte de Manaus, onde fica o lago Xixuaù. A área permanece intacta e faz parte dos 30% restantes de mata virgem na Amazônia, graças à dificuldade de ser alcançada. É lá que, com o trabalho do pesquisador escocês Christopher Clarke, nos últimos 30 anos, uma comunidade nativa de Caboclos encontrou um modo de vida trabalhando com turismo eco-sustentável. Eles criaram uma aldeia onde a modernidade está em harmonia com a natureza, com antenas parabólicas e painéis solares integrados à vegetação.

Xixuau-Xiparina é o nome do posto avançado, uma reserva natural autoproclamada, que hoje corre risco de desmatamento e exploração. O documentário acompanha o plano grandioso de Clarke para atrair atenção internacional para o caso e convencer o governo a criar uma reserva no local (o que inclui um show de rock), depois que a área passa a sofrer com queimadas. A direção e o roteiro de “O Posto Avançado” são do cineasta italiano Edoardo Morabito, que também assina a montagem e faz a fotografia, ao lado de Irma Vecchio.  Ainda não há previsão de lançamento para o filme no Brasil.