"Pedágio" (2023), de Carolina Markowicz - Foto: Divulgação
"Pedágio" (2023), de Carolina Markowicz - Foto: Divulgação

Filme brasileiro “Pedágio” é selecionado para festivais internacionais

O cinema brasileiro continua a marcar presença em festivais internacionais neste semestre. “Pedágio”, novo filme da diretora Carolina Markowicz, terá pré-estreias mundiais em Toronto e San Sebastián. Segundo longa-metragem da carreira de Carolina Markowicz, o filme foi selecionado para o tradicional Festival Internacional de Toronto, que acontece de 7 a 17 de setembro, na cidade canadense, e para o prestigiado Festival de Cinema de San Sebastián, que acontece na cidade espanhola de 22 a 30 de setembro.

Na seleção do Festival de Toronto, “Pedágio” é o único longa brasileiro de ficção, integrando a mostra Centrepiece. No Festival de San Sebastián, o filme integra a mostra Horizontes Latinos e está ao lado de outro brasileiro, “Estranho Caminho”,  dirigido por Guto Parente.  Os dois festivais já são conhecidos de Markowicz que, nas edições passadas,  apresentou seu filme de estreia “Carvão”, com o qual conquistou diversos prêmios posteriormente.

Estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, “Pedágio” conta a história de uma atendente de uma praça de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma suposta cura para ele. De acordo com a diretora, o longa é um drama permeado por humor ácido, além de ser um retrato da opressão e violência sofridas pela população LGBTQIA+ de forma mais explícita nos últimos anos.



Escrito e dirigido por Carolina Markowicz, o filme foi realizado pelas produtoras Biônica Filmes e O Som e a Fúria, em coprodução com a Globo Filmes e Paramount Pictures. A distribuição nos cinemas brasileiros será da Paris Filmes, mas ainda não há uma data prevista para o lançamento.

“Pedágio” (2023), de Carolina Markowicz – Foto: Divulgação/