Sessão da Mostra CineBH no Cine Humberto Mauro - Foto Netun Lima/Universo Produção
Sessão da Mostra CineBH no Cine Humberto Mauro - Foto Netun Lima/Universo Produção

17ª CineBH anuncia homenagem dupla e estreia de mostra competitiva

A 17ª edição da CineBH — Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte vai celebrar as trajetórias de dois artistas de Minas Gerais de fundamental importância: o diretor Rafael Conde e a atriz e diretora Yara de Novaes. Ambos têm caminhos distintos, mas em vários momentos eles se cruzaram.

Entre 1998 e 2008, Conde e Yara dividiram funções tanto à frente quanto atrás das câmeras. A dupla realizou seis filmes em conjunto, todos dirigidos por Conde e com participação de Yara como atriz, diretora de elenco ou assistente de direção. São os longas “Samba Canção” (2002) e “Fronteira” (2008), e os curtas “A Hora Vagabunda” (1998), “Françoise” (2002), “Rua da Amargura” (2003) e “A Chuva nos Telhados Antigos” (2006). Todos serão revisitados durante a mostra, que também exibirá em pré-estreia o mais novo trabalho de Conde, o longa “Zé” (confira nossa entrevista com o diretor).

Além da dupla de homenageados, a CineBH também anunciou a temática da 17ª edição: “Territórios da Latinidade”. É o segundo ano seguido que o evento tem foco na América Latina e o primeiro de realização de uma mostra competitiva, intitulada justamente Mostra Território.



Serão exibidos ao todo 24 filmes nas sessões latino-americanas da CineBH, sendo que o Brasil está representado com sete longas. Em seguida, estão Argentina (4), Chile (4), Colômbia (3), México (2), Peru (1), Paraguai (1) e Cuba (1). Quase todos os títulos são inéditos no circuito nacional. A seleção completa será anunciada nos próximos dias.

A 17ª Cine BH acontece de 26 de setembro a 1º de outubro com programação inteiramente gratuita, espalhada por diversos espaços da capital mineira. Mais informações no site oficial.