"Estranho Caminho" (2023), de Guto Parente - Divulgação/Embaúba Filmes
"Estranho Caminho" (2023), de Guto Parente - Divulgação/Embaúba Filmes

“Estranho Caminho” representa o Brasil em tradicional premiação na Espanha

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual) selecionaram o longa-metragem “Estranho Caminho” para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Mejor Película Latinoamericana Del Año, no tradicional 29º Prêmio Cinematográfico José María Forqué, da Espanha.

Escrito e dirigido por Guto Parente, e produzido pela Tardo Filmes, de Fortaleza, no Ceará, “Estranho Caminho” ainda é inédito no circuito comercial brasileiro. O drama fantástico independente teve sua estreia mundial no Festival de Tribeca, nos Estados Unidos, onde venceu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro (Guto Parente), Melhor Fotografia (Linga Acácio) e Melhor Performance (Carlos Francisco) na Competição Internacional.



Na categoria Mejor Película Latinoamericana Del Año concorrem títulos dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O vencedor é premiado com seis mil euros em espécie, além do Troféu José Maria Forqué. A cerimônia está marcada para 16 de dezembro, em Madri.

A comissão de seleção, que até o ano passado era indicada exclusivamente por membros do SICAV, passou a ser constituída por integrantes das duas instituições: Allan Deberton, Ariadne Mazetti, Bárbara Paz, Jeferson De, Paulo Mendonça e Renata Almeida Magalhães representando a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e Jorge Peregrino e Maria Carlota Bruno representando o SICAV.

Em “Estranho Caminho”, David, um cineasta experimental, retorna ao Brasil pela primeira vez em dez anos, quando seu longa-metragem está marcado para estrear em um festival local. Embora tenha retornado para apresentar seu filme, seus pensamentos se voltam cada vez mais para o pai, que ele não vê ou tem notícias desde que partiu. À medida que a pandemia de Covid-19 se espalha e um lockdown é decretado, pai e filho vivem uma coexistência desconfortável à medida que coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao seu redor.

Além de Carlos Francisco (“Marte Um”, “Bacurau”), “Estranho Caminho” traz no elenco Lucas Limeira (“Cabeça de Nêgo”), Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara e Ana Marlene.

"Estranho Caminho" (2023), de Guto Parente - Divulgação/Embaúba Filmes
“Estranho Caminho” (2023), de Guto Parente – Divulgação/Embaúba Filmes