"Tire 5 Cartas" (2023), de Diego Freitas - Divulgação
"Tire 5 Cartas" (2023), de Diego Freitas - Divulgação

Festival Maranhão na Tela celebra 15 anos com mais de 250 filmes

A  abertura da edição de 15 anos de um dos principais festivais do audiovisual maranhense, o Maranhão na Tela, aconteceu nessa segunda-feira, 4 de setembro. O primeiro filme exibido foi o maranhense “Tire 5 Cartas”, protagonizado pela atriz Lília Cabral. Após a sessão houve bate-papo com presença do elenco.

Este ano o festival terá exibição recorde de filmes maranhenses, pré-estreias nacionais e sessões acessíveis. A programação completa conta com mais de 250 filmes organizados em cinco mostras, que incluem mais de 170 animações realizadas por estudantes dos cinco continentes.

A seleção conta também com 72 produções maranhenses, em categorias competitivas e informativas, cinco longas-metragens em pré-estreias e quatro curtas-metragens nacionais também inéditos no Maranhão. A maratona cinematográfica inclui também a realização de uma masterclass com a atriz Dira Paes, uma das homenageadas desta edição, além de debates,oficinas práticas e cursos teóricos.



Outro homenageado do festival é o poeta e agitador cultural Celso Borges, falecido em abril deste ano. Dois longas-metragens inéditos, “Miguel Damus” e “José”, codirigidos pelo poeta, farão sua estreia nas telas. A homenagem também terá a exibição do videoclipe da música “São Luís – Havana”, composta por Celso em parceria com a dupla Criolina, e o documentário “Nenhuma das Respostas Anteriores”, ambos produzidos exclusivamente para homenageá-lo.

Através do site do Maranhão na Tela, é possível conseguir todas as informações do evento, que segue até o próximo dia 9 de setembro.

Com informações da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação