Homem com câmera no set - Foto: Steven Van/Unsplash
Foto: Steven Van/Unsplash

Programa de fomento ao documentário brasileiro está com inscrições abertas

Criado em 2011, o programa Histórias que Ficam tem se tornado um importante mecanismo de incentivo ao cinema documental brasileiro, oferecendo verbas de patrocínio para produção audiovisual, bem como workshops e rede de contatos para realizadores com diversos agentes do mercado.

Até 5 de novembro, a quarta edição recebe inscrições de projetos de documentários em desenvolvimento, nas etapas de pré-produção, produção ou montagem, não sendo necessário ter participado de outro edital ou estar inscrito em alguma lei de incentivo. A temática é livre e as obras contempladas deverão ser finalizadas até 2025.

Os projetos inscritos para o Histórias que Ficam serão avaliados por uma comissão julgadora, que vai selecionar até 15 obras. Os finalistas serão convocados para um laboratório presencial de análise e imersão criativa, realizado em São Paulo, e os participantes terão as despesas custeadas pela Fundação CSN, idealizadora do programa.



Na última etapa, quatro projetos serão selecionados para receber até 500 mil reais cada, destinados à conclusão da obra. Também serão destinados mais 100 mil reais para a campanha de distribuição de um dos projetos escolhidos.

Reforçando: o prazo de inscrições para o Histórias que Ficam termina em 5 de novembro. O formulário, o regulamento e o edital completo estão disponíveis no site oficial do programa.