"Represa" (2023), de Diego Hoefel - Divulgação
"Represa" (2023), de Diego Hoefel - Divulgação

“Represa” e “Ramal” vencem o Festival de Vitória 2023

Em sua 30ª edição, o Festival de Cinema de Vitória anunciou no último sábado, 30 de setembro, os filmes vencedores do Troféu Vitória, além do vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas.

Na Mostra Competitiva Nacional de Longas, o grande vencedor foi o filme “Represa”, dirigido por Diego Hoefel, que levou os troféus de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

O Troféu Vitória de Melhor Interpretação foi para Mel Rosário, pelo filme “Toda Noite Estarei Lá”, dirigido por Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, longa que também recebeu o troféu de Melhor Filme pelo Júri Popular.



Já na Mostra Competitiva Nacional de Curtas, o vencedor foi “Ramal”, do diretor mineiro Higor Gomes. O filme foi rodado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e mostra um dia de diversão de um grupo de rapazes que moram na periferia.

“Ramal” vem colecionando prêmios em festivais: antes de Vitória, o curta já havia vencido o Olhar de Cinema, em Curitiba, e foi eleito um dos 10 melhores do Festival de Curtas de São Paulo.

"Ramal" (2023), de Higor Gomes - Divulgação
“Ramal” (2023), de Higor Gomes – Divulgação

O Melhor Curta do Festival de Vitória pelo Júri Popular foi a produção capixaba “Remendo”, do diretor Roger Ghil, que também ganhou o prêmio de Melhor Direção. Já o prêmio de Melhor Interpretação foi para Ana Clara Barros Barcelos, do curta “O Último Rock”, dirigido por Diego de Jesus.

Durante seis dias de evento foram exibidos 98 filmes, sendo 93 curtas e cinco longas, distribuídos em 12 mostras competitivas. A programação do Festival de Vitória apresentou um recorte da produção contemporânea do audiovisual brasileiro, com produções realizadas entre 2022 e 2023. Saiba mais no site oficial.

Com informações da assessoria de imprensa do Festival de Vitória.