"As Marvels" (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta - © Marvel Studios
"As Marvels" (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta - © Marvel Studios

Nem o carisma de Kamala Khan consegue salvar “As Marvels”

Salas lotadas, grupo de fãs caracterizados, conversas, especulações e muitas pessoas com a certeza de que assistiriam a um bom filme. Tudo isso você esperava encontrar em uma sessão de estreia de qualquer filme da Marvel. Desde 2008, com “Homem de Ferro”, tudo que o estúdio produzia se tornava um fenômeno midiático e de bilheteria. Sim, “se tornava”. No passado. Agora, quando um filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) chega às telonas, é comum ver salas com muitos lugares vazios e fãs que estão ali pela nostalgia e pela esperança da volta aos bons tempos.

Neste contexto, dá pra entender a baixa expectativa em torno de “As Marvels”. Para quem não é fã do MCU, o filme pode funcionar por seguir a fórmula “Sessão da Tarde”, que costuma agradar o público, mas sem provocar fortes emoções. Mas para admiradores da frnaquia, o filme é exatamente o que prometia ser: uma decepção.

“As Marvels” conta a história de um grupo recém-formado pelas heroínas Carol Danvers (Brie Larson), Monica Rambeau (Teyonah Parris) e Kamala Khan (Iman Vellani). Enquanto se conhecem e aprendem a lidar com suas personalidades diferentes, as três precisam unir forças para impedir que a vilã Dar-Benn (Zawe Ashton) destrua o universo enquanto tenta reconstruir seu planeta — destruído pela própria Capitã Marvel no passado.



"As Marvels" (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta - © Marvel Studios
“As Marvels” (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta – © Marvel Studios

A verdade é que o filme solo da Capitã, lançado em 2019, já não era um dos melhores filmes do MCU. Apesar de ter feito 1 bilhão de dólares em bilheteria ao redor do mundo, o longa não foi tão bem aceito pelo público. A atuação de Brie Larson foi o ponto que mais recebeu críticas, que continuaram mesmo em filmes onde a personagem aparecia apenas brevemente. E não é segredo pra ninguém que a atriz há tempos não demonstra entusiasmo ao dar vida à Carol Danvers, o que fica claramente visível nesta mais nova aventura.

Em quase todas as cenas é possível ver uma Capitã Marvel apática, sem emoção, e isso prejudica a interação dela com todos os outros personagens. A relação mal resolvida dela com Monica, um dos arcos do filme, não funciona justamente pela falta de química entre as duas. De um lado, é notável que Teyonah Parris está se doando ao máximo para o papel e para ganhar o espaço dela nas tramas futuras. Mas do outro lado, Brie parece não fazer questão de esconder que está ali por força de contrato.

"As Marvels" (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta - © Marvel Studios
“As Marvels” (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta – © Marvel Studios

Enquanto falta carisma para a líder da equipe, a novata Kamala Khan tem de sobra. Entusiasmo, energia e diversão são apenas algumas características da Ms. Marvel, personagem que encanta o público desde a sua série própria, lançada em 2022. A atriz paquistanês-canadense já revelou ser uma grande fã da Marvel (assim como sua personagem) e isso fica evidente na tela. Todas as cenas, e em todas as suas interações com os outros atores, é possível ver o brilho nos olhos da jovem, que é facilmente o maior destaque da produção, apesar do roteiro — assinado pela diretora Nia DaCosta ao lado de Megan McDonnell e Elissa Karasik — apresentar sua personagem de maneira superficial.

Quem não assistiu a série “Ms. Marvel” pode não entender vários pontos importantes da personalidade de Kamala e pensar que ela é apenas uma adolescente chata. Mas quem viu a série consegue assimilar a doçura, a verdade, a força e a determinação de Kamala para além de ser uma superfã de Carol Danvers. E mesmo sem conhecer a fundo a personagem, o público é capaz de se envolver e rir com a jovem, muito graças também à atuação de Iman Vellani, que se destaca até mesmo entre atores veteranos no MCU, como é o caso de Samuel L. Jackson, que volta a interpretar Nick Fury.

"As Marvels" (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta - © Marvel Studios
“As Marvels” (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta – © Marvel Studios

Fora a presença de Kamala, o filme se destaca pelo visual colorido e harmonioso, com diferentes (e inusitados) planetas, além de efeitos especiais competentes. E é isso. Os pontos positivos de “As Marvels” acabam aqui.

O roteiro é medroso e não aprofunda em nenhum tema relevante que poderia acrescentar algo à história, deixando perguntas sem resposta. Qual a origem dos braceletes mágicos? Por que um deles estava na Terra e outro em um planeta distante? Como a Capitã Marvel não pensou em uma maneira de resolver o estrago que causou em Hala durante todo esse tempo? Sem falar das questões levantadas na série “Invasão Secreta” (2023) que foram deixadas de lado, como se a produção nunca tivesse existido. Como Nick Fury, que sofreu perdas de pessoas tão importantes, está tão leve e divertido? E por que Talos, um dos líderes do povo Skrull, não aparece? Fica a impressão que as roteiristas preferiram dar mais tempo de tela para gatos engolindo tripulantes de uma nave a responder a perguntas que poderiam enriquecer a trama.

"As Marvels" (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta - © Marvel Studios
“As Marvels” (The Marvels, 2023), de Nia DaCosta – © Marvel Studios

O roteiro de “As Marvels” ainda dá um desfecho tão simplista para a vilã Dar-Benn que chega a ser bobo. Não que ela merecesse muito mais, já que ao longo do filme a personagem tem falas clichês, atitudes sem sentido e não consegue ter uma ligação forte com outros personagens que estão ao seu redor.

Mas o principal ponto negativo do filme é a montagem. Como as três personagens têm a troca de poderes constante, a montagem precisava ser muito bem executada, o que não acontece. Em alguns momentos, parece que estamos vendo um épico bíblico e, logo depois, uma comédia, para em seguida virar uma novela mexicana. Não há coerência e os cortes são mal feitos e corridos, podendo facilmente confundir o público.

“As Marvels” escancara a crise no MCU e mostra que não existe mais unidade entre um filme e outro, algo tão bem construído na saga das Joias do Infinito. Não há mais integração de histórias ou personagens, e fatos importantes abordados anteriormente simplesmente não têm relevância em outra história. Este é mais um título que tinha a missão de trazer diversas respostas, mas que na verdade é apenas mais uma produção irrelevante da Marvel. O filme só não é completamente descartável porque possui uma cena pós-créditos que dá ao público o que ele tanto quer ver na franquia: os X-Men. E se os fãs clamam tanto pela volta desses “novos” personagens é porque, infelizmente, eles não têm mais esperança no MCU atual. ■

filme as marvels

Nota:

filme as marvels

AS MARVELS (The Marvels, 2023, EUA). Direção: Nia DaCosta; Roteiro: Nia DaCosta, Megan McDonnell, Elissa Karasik (baseado nos quadrinhos da Marvel); Produção: Kevin Feige; Fotografia: Sean Bobbitt; Montagem: Catrin Hedström, Evan Schiff; Música: Laura Karpman; Com: Brie Larson, Teyonah Parris, Iman Vellani, Zawe Ashton, Samuel L. Jackson; Estúdio: Marvel Studios; Distribuição: Walt Disney Studios; Duração: 1h 45min.

filme as marvels

filme as marvels

filme as marvels

Onde ver "As Marvels" no streaming: