"Cidade; Campo" (2024), de Juliana Rojas - Foto: Alice Drummond/Dezenove Som e Imagens
"Cidade; Campo" (2024), de Juliana Rojas - Foto: Alice Drummond/Dezenove Som e Imagens

Juliana Rojas ganha prêmio de melhor direção na Berlinale 2024

A diretora Juliana Rojas ganhou o prêmio de melhor direção por seu mais novo longa-metragem, “Cidade;. Campo”, na mostra Encounters, seção paralela da Berlinale 2024 criada para fomentar trabalhos ousados de cineastas independentes e inovadores. Rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, o filme fala sobre migração entre o meio urbano e o rural em duas histórias.

Na primeira história, a trabalhadora rural Joana (papel de Fernanda Vianna) migra para São Paulo, após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração inundar sua cidade natal. Ela vai ao encontro de sua irmã Tânia, que mora em um bairro periférico junto com seu neto Jaime. Joana busca prosperar na maior cidade da América do Sul, conhecida como a “cidade do trabalho”. Ela adentra o universo dos subempregos por aplicativos, trabalhando como faxineira.

Na segunda história do filme, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. As duas mulheres (vividas por Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer) buscam uma nova oportunidade de vida no campo. O contato com a casa abandonada revela a Flávia aspectos desconhecidos de seu pai, com quem mantinha uma relação distante. O casal sofre um choque de realidade ao enfrentar a dureza do cotidiano rural. A natureza as obriga a enfrentar frustrações e a lidar com memórias e fantasmas.



"Cidade; Campo" (2024), de Juliana Rojas - Foto: Cris Lyra/Dezenove Som e Imagens
“Cidade; Campo” (2024), de Juliana Rojas – Foto: Cris Lyra/Dezenove Som e Imagens

Logo após a premiação na Berlinale 2024, Juliana Rojas conversou com o cinematório e falou sobre a recepção que “Cidade; Campo” teve no festival. Confira:

Entrevista feita por Fátima Lacerda.

Cineasta multitalentosa

Diretora, roteirista e montadora de curtas e longas-metragens e séries de ficção, Juliana Rojas tem entre os seus trabalhos os premiados curtas “O Duplo” (Menção Especial – Semana da Crítica, Cannes 2012), “Pra eu dormir tranquilo” (Melhor Curta – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), “A Passagem do Cometa” (Seleção Oficial – Festival de Rotterdam 2018), e o longa “Sinfonia da Necrópole” (Prêmio FIPRESCI em Mar del Plata IFF e Prêmio da crítica no Festival de Gramado 2014).

Em parceria com Marco Dutra, a cineasta realizou os curtas “O Lençol Branco” (Cinéfondation, Cannes 2005) e “Um Ramo” (Prêmio Descoberta Kodak – Semana da Crítica, Cannes 2007), e os longas “Trabalhar Cansa” (Un Certain Regard, Cannes 2011) e “As Boas Maneiras” (Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno e Melhor Filme no Festival do Rio, ambos em 2017).

Como roteirista de séries de ficção, Juliana Rojas participou de “Supermax” (Rede Globo), “3%” (2a. Temporada – Netflix) e “Boca a Boca” (Netflix). Ela também dirigiu episódios de “Boca a Boca”, “Terrores Urbanos” (Record) e “Tarã” (Disney Plus – em finalização).

“Cidade; Campo” é seu quarto longa-metragem de ficção, produzido pela Dezenove Som Imagens, em co-produção com a Sutor Kolonko, da Alemanha, onde em 2021 foi contemplado com o prêmio do World Cinema Fund e com o Film- und Medienstiftung NRW. O projeto foi selecionado para o fundo The Films After Tomorrow do festival de Locarno 2020 e ganhou o Prêmio de melhor projeto internacional pelo júri jovem. O filme também é co-produzido por Good Fortune Films, da França, onde conseguiu o apoio Aide aux cinémas du monde, do CNC.

No Brasil, “Cidade; Campo” conta com apoios da Ancine, Spcine, Fundo Setorial do Audiovisual e do Instituto Olga Rabinovich, com o Projeto Paradiso. O lançamento comercial ainda não tem data definida.