"Se eu tô por aqui é por mistério" (2024), de Clari Ribeiro - Divulgação
"Se eu tô por aqui é por mistério" (2024), de Clari Ribeiro - Divulgação

17º Festival Visões Periféricas pode ser visto em todo o Brasil

O Festival Visões Periféricas é uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. A 17ª edição do festival acontece entre os dias 20 e 26 de março de 2024 com formato presencial e online e gratuito para todo o Brasil.

Além da exibição presencial, de 20 a 24 de março, serão exibidos no site do Visões Periféricas, nos dias 25 e 26 apenas, as Mostras Fronteiras Imaginárias, Panorâmica e Visorama. Nestes dois dias a competição será online com votação do internauta. A edição deste ano acontece no Estação Net Rio, Estação Net Botafogo e CineCarioca Nova Brasília.

O festival é pioneiro, também, em privilegiar através de sua curadoria e temática filmes produzidos por realizadores que vivem nas múltiplas periferias brasileiras: sociais, territoriais e existenciais.



Pela primeira vez, em parceria com a 17ª edição do Festival Visões Periféricas, o Itaú Cultural irá entregar o Prêmio Itaú Cultural Play. A premiação será concedida a um dos 14 filmes de curtas-metragens de realizadores brasileiros independentes, que integram a mostra competitiva Fronteiras Imaginárias. O vencedor receberá um valor pelo licenciamento da exibição do filme na plataforma Itaú Cultural Play, por 24 meses.

“O Prêmio Itaú Cultural Play foi criado para promover narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país”, diz André Furtado, gerente de Criação e Plataformas do Itaú Cultural. “Nosso objetivo é aproximar o público de uma produção que se conecta com nosso olhar curatorial, baseado em valores como diversidade regional, de gênero e de raça, singularidade, relevância temática e qualidade artística.”

O festival esse ano exibirá, ao todo, 57 filmes de longas-metragens, médias e de curtas-metragens, distribuídos nas Mostras: Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil; Cinema da Gema: filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro; Panorâmica: filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens) Visorama: filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no Ensino Básico, Ensino Médio e/ou projetos do terceiro setor, na Mostra Homenagem e na Mostra Itaú Cultural Play, além dos longas de abertura e de encerramento do festival.

 Além das Mostras, o festival realiza o Visões Lab, que consiste num laboratório de desenvolvimento de projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Os projetos dos participantes, selecionados em 2024 passarão por uma rodada de pitching com players do mercado ao final do projeto. Os projetos vencedores receberão prêmios em dinheiro e prestação de serviço.

Participarão da banca de pitching os players: Elo Studios, Canal Brasil, Cardume, Prime Box Brasil, Têm Dendê Produções e Vitrine Filmes. As sessões presenciais das Mostras competitivas no Estação Net Botafogo contarão com debates com os realizadores após a sessão.

Na sessão de abertura do festival, no dia 20 de março, quarta-feira, às 19h30, no Estação Net Botafogo (Sala 1), serão exibidos o curta “Se eu tô por aqui é por mistério” (2024), com direção de Clari Ribeiro e inédito no Rio de Janeiro, e a mostra de processo do filme “Trava Línguas – Quem Soul Eu?” (2021), com direção de Linn da Quebrada e Rodrigo Carvalho. A cerimônia contará com a presença dos diretores do curta e do longa, além de parte do elenco do curta.

Confira a programação completa no site oficial do Festival Visões Periféricas.

Texto produzido pela assessoria de imprensa do Festival Visões Periféricas.