Ícone do site cinematório

Oficina de cinema no Morro do Papagaio encerra inscrições em 22 de março

Campos Culturais - Oficina de Cinema - Foto Andre Amparo

Jovens do Morro do Papagaio que sonham em fazer um filme podem participar da oficina gratuita de cinema que acontecerá de 3 a 7 de abril, onde irão realizar, coletivamente, um curta-metragem. A atividade faz parte do projeto Campos Culturais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 22 de março, para moradores da região que têm entre 13 e 19 anos, pelo formulário disponível neste link e na bio do instagram.com/camposculturais.

Ao todo, são ofertadas 10 vagas e, para participar, não é exigida experiência na área. Durante cinco dias de oficina, o cineasta mineiro Cris Azzi apresenta um conjunto de aulas teóricas e práticas que possibilitam a vivência em grupo de todas as etapas de realização de um filme. Completamente gratuitas, as aulas acontecem de quarta a domingo, na Creche Frei Cláudio (Rua União, 83, Morro do Papagaio, Belo Horizonte – MG). Além de certificado para cada participante, o projeto também oferece apostila, camiseta e lanches durante o curso.

“A oficina é um convite aos jovens para uma experiência cinematográfica. A partir das próprias vivências, essa turma vai encontrar uma forma de dizer algo para o mundo através de um filme. Escolher que história contar e como ela será contada, em um trabalho em equipe. A gente acredita que o cinema é uma arte essencialmente coletiva”, afirma Cris Azzi. Os encontros abrangem a concepção de uma ideia, a escrita do roteiro, fotografia, direção de cena, captação de som e montagem. Ao final, a turma terá produzido seu próprio filme, que será exibido em uma sessão de cinema para toda a comunidade.

Segundo Nicolas Okinawa Rodrigues Fernandes, 18 anos, conhecido como “Nick”, participante da oficina de cinema do Campos Culturais em 2023, no bairro Granja de Freitas, a experiência é transformadora. “Cada dia que passa é mais uma alegria, vai mudando o seu jeito de pensar, de falar, de ver as coisas. Você vai conhecendo gente nova, coisa nova! Mexe com câmera, com roteiro… Com tudo que você imaginar! A gente aprende demais. E criamos um filme nosso para mostrar para a família, os amigos, todo mundo que conhecemos. Isso é uma coisa única”, destaca Nicolas.

Campos Culturais – Oficina de Cinema – Foto Andre Amparo

Campos Culturais

Para fortalecer os territórios periféricos de Belo Horizonte, o Campos Culturais tem como proposta potencializar os espaços de convivência dentro das comunidades, para realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. O projeto atua em quadras esportivas dos bairros beneficiados, assim como seu entorno. Os espaços também recebem pinturas artísticas com uso de graffiti e outras técnicas, produzidas por artistas locais, apresentações e sessões de cinema.

De forma gratuita, as ações contribuem para o bem-estar e o convívio social entre moradores. O primeiro território a receber o Campos Culturais foi o bairro Granja de Freitas, na Regional Leste, marcando o lançamento do projeto, em novembro de 2023. Em 2024, a iniciativa chega ao Morro do Papagaio, na Regional Centro-Sul.

O Campos Culturais é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem parceria do Coletivo Levante, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO
Oficina Gratuita de Cinema – Campos Culturais
Data: 3 a 7 de abril de 2024
Local: Creche Frei Cláudio (Rua União, 83, Morro do Papagaio, Belo Horizonte – MG)
Inscrições: até sexta-feira, 22 de março de 2024, neste link
Informações: whatsapp (31) 97117-8101
Redes sociais: instagram.com/camposculturais; facebook.com/camposculturais

 

Com informações da assessoria de imprensa do Campos Culturais

Sair da versão mobile