"Ramal" (2023), de Higor Gomes - Divulgação
"Ramal" (2023), de Higor Gomes - Divulgação

Coleção de cinema negro da Itaú Cultural Play ganha dez novos filmes

A plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play amplia sua coleção permanente “Cinema negro brasileiro” com a inclusão de dez novos filmes a partir de 9 de maio. A seleção reúne oito curtas e dois longas-metragens dirigidos por cineastas negros e negras de diferentes regiões do país, com obras premiadas no Brasil e no exterior.

Entre os destaques está o curta “Ramal” (2023), de Higor Gomes, vencedor de prêmios no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, no Chile, e no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O filme mostra um grupo de jovens motoqueiros em um viaduto da periferia de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, construindo um retrato cotidiano da juventude local.

Outro título da lista é o documentário “Chico Rei Entre Nós” (2020), de Joyce Prado, que revisita a lenda do rei congolês escravizado em Minas Gerais e suas estratégias de resistência. O longa, que discute os impactos históricos da escravidão na população negra brasileira, venceu o prêmio de Melhor Documentário Brasileiro na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

A mostra de filmes do cinema negro brasileiro na Itaú Cultural Play também inclui o premiado curta de terror “Vão das Almas” (2023), de Edileuza Penha e Santiago Dellape. Filmado no Quilombo Kalunga, em Goiás, o enredo gira em torno de uma disputa de terra e elementos do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê e a Matinta Pereira.

Também fazem parte da nova leva de filmes: “Espelho” (SE), “Ilhas de Calor” (AL), “Negrum3” (SP), “Das Raízes às Pontas” (DF), “Lá do Alto” (RJ), “Não Fique Triste, Menino” (CE) e “O Jucá da Volta” (PI).

A coleção “Cinema negro brasileiro” destaca filmes que abordam temas como identidade, ancestralidade, sexualidade, racismo e cultura popular. As produções estão disponíveis gratuitamente no site itauculturalplay.com.br, em smart TVs (Samsung, LG, Android TV e Apple TV), aplicativos móveis (iOS e Android), Chromecast, e também pelas plataformas Claro TV+ e Watch Brasil.