"O Garoto" (The Kid, 1921), de Charlie Chaplin - Divulgação
"O Garoto" (The Kid, 1921), de Charlie Chaplin - Divulgação

Temporada 2025 do Segunda no Cine revela os bastidores da sétima arte

O projeto Segunda no Cine retorna em maio de 2025 com uma programação semanal dedicada a discutir os bastidores do cinema. As sessões acontecem sempre às segundas-feiras, no Cine Theatro Brasil, localizado na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. A temporada será estruturada em ciclos mensais, cada um com foco em um elemento específico da linguagem cinematográfica, como direção, roteiro, fotografia e representações.

A nova temporada apresenta o ciclo “A Construção de Ícones do Cinema”. O primeiro filme exibido será “O Garoto” (1921), de Charlie Chaplin, com trilha sonora ao vivo, no Teatro de Câmara. As demais sessões de maio incluem “Edward Mãos de Tesoura” (1990), de Tim Burton, “Laranja Mecânica” (1971), de Stanley Kubrick, e “Os Caça-Fantasmas” (1984), de Ivan Reitman.

Cada exibição começa às 19h30 e será acompanhada por análises conduzidas por especialistas convidados. Os editores do cinematório, Renato Silveira e Kel Gomes, participarão da sessão comentada de “Os Caça-Fantasmas”, no dia 26/05.

"Os Caça-Fantasmas" (Ghostbusters, 1984), de Ivan Reitman - Divulgação
“Os Caça-Fantasmas” (1984) – Sony Pictures/Divulgação

Em junho, o ciclo “A Escrita sob o Limite da Realidade” apresentará roteiros que rompem com estruturas narrativas tradicionais. Em julho, a programação se volta para a representação da juventude no cinema, com filmes que exploram temas como amadurecimento e conflitos geracionais. Já agosto será dedicado à direção, com títulos que destacam a atuação de cineastas no processo criativo. Em setembro, o foco é na direção de fotografia, com longas que utilizam a imagem como recurso expressivo central.

A temporada 2025 do Segunda no Cine termina com os ciclos de novembro e dezembro, que celebram os 130 anos do cinema. A seleção trará clássicos e produções brasileiras que marcaram a história do audiovisual no país.

O Segunda no Cine tem como objetivo estimular o pensamento crítico e ampliar o repertório dos espectadores ao abordar os processos e escolhas que moldam o cinema. As sessões têm preço popular, com entrada a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

O projeto é uma realização do Cine Theatro Brasil e do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, Vallourec e Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.