Ícone do site cinematório

48º Festival de Gramado: conheça os longas em competição

Festival de Gramado - Foto: Edison Vara | Pressphoto

Festival de Gramado - Foto: Edison Vara | Pressphoto

O Festival de Cinema de Gramado anunciou hoje os longas-metragens brasileiros e estrangeiros que estarão em competição na 48º edição do evento, que este ano será realizada online e com exibição no Canal Brasil, entre 18 e 26 de setembro, devido à pandemia de Covid-19.

Entre os longas brasileiros selecionados, destaques para “Todos os Mortos”, da dupla Caetano Gotardo e Marco Dutra, exibido no Festival de Berlim 2020, “Aos Pedaços”, do veterano Ruy Guerra, selecionado para o Festival de Roterdã 2019, e “O Samba é Primo do Jazz”, documentário sobre a cantora Alcione, dirigido por Angela Zoé. A curadoria é de Marcos Santuário, Pedro Bial e Soledad Villamil. Confira a relação completa dos selecionados logo abaixo.

Ao todo, 146 longas-metragens brasileiros e 93 estrangeiros participaram da seleção. Na categoria nacional, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideraram as inscrições, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.

O festival acontecerá da seguinte forma: filmes das Mostras Competitivas — longas-metragens brasileiros e estrangeiros e curtas-metragens brasileiros e gaúchos — serão exibidos pelo Canal Brasil. As produções terão espaço na grade do canal de TV por assinatura e ficarão ainda disponíveis por 24 horas também no Canal Brasil Play, transmitido via streaming.

De acordo com os organizadores do festival, a cerimônia de premiação será realizada no palco do Palácio do Festivais, em Gramado, em formato que atenda todos os protocolos de segurança. A transmissão ao vivo também será feita pelo Canal Brasil.

Longas-metragens brasileiros selecionados:

"Aos Pedaços" (2019) - Divulgação
Aos pedaços Rio de Janeiro / Divulgação

92’ – Drama ficção experimental
Direção: Ruy Guerra
Elenco: Emilio de Mello, Simone Spoladore, Christiana Ubach, Julio Adrião
Sinopse: Eurico Cruz amanhece irritado. Sabe que algo está por acontecer. Um bilhete, assinado por um A. lhe anuncia sua morte. Quem o ameaça? Embaralham-se os espaços, as personagens, suas paixões extremas, seus ódios, amores e suspeitas.

"King Kong em Asunción" (2020) - Divulgação
King Kong em AsunciónPernambuco / Divulgação

90′ – Ficção
Direção: Camilo Cavalcante
Elenco: Andrade Júnior, Ana Ivanova, Juan Carlos Aduviri, Fernando Teixeira, Maycon Douglas, Georgina Genes
Sinopse: Um velho matador de aluguel está escondido no interior da Bolívia, na região desértica do Salar de Uyuni. Acabou de cometer o seu último assassinato. Após meses isolado, ele viaja para o interior do Paraguai onde recebe uma boa recompensa e segue para Asunción com o objetivo de conhecer sua filha.

"Me Chama que Eu Vou" (2020) - Divulgação
Me chama que eu vouSão Paulo / Divulgação

70’10 – Documentário
Direção: Joana Mariani
Elenco: Sidney Magal, Magali West, Rodrigo West
Sinopse: O documentário conta a trajetória dos 50 anos de carreira de Sidney Magal. Os momentos mais significativos da vida do cantor, dançarino, ator e dublador que se tornou um ícone da música popular brasileira. O homem por trás do ídolo, sob o ponto de vista dos próprios participantes da história.

"O Samba é Primo do Jazz" (2020) - Divulgação
O Samba é primo do Jazz Rio de Janeiro / Divulgação

70’06″ – Documentário
Direção: Angela Zoé
Sinopse: O documentário vai mostrar a trajetória musical de Alcione Dias Nazareth, a nossa grande intérprete brasileira, a partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos. A cinebiografia nos aproxima de uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal com a vida e o fazer artístico.

"Por que Você não Chora?" (2020) - Divulgação
Por que você não chora?Distrito Federal / Divulgação – Foto: Luciana Mello

98′ – Ficção / Drama
Direção: Cibele Amaral
Elenco: Carolina Monte Rosa, Bárbara Paz, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda, Maria Paula, Priscila Camargo, Rodrigo Brassoloto, Erik Doria, Valentina Cysne, Luciana Martuchelli
Sinopse: Forte e feminino, o longa aborda o delicado tema do suicídio. Jéssica é muito fechada, Bárbara é uma bomba relógio. As duas se encontram quando, no estágio da faculdade de psicologia, Jéssica atende Bárbara. A convivência leva Jéssica a questionar sua vida vazia e sem significado.

"Todos os Mortos" (2020) - Foto: Vitrine Filmes/Divulgação
Todos os mortosSão Paulo / Divulgação

120’ – Drama
Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra
Elenco: Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Carolina Bianchi, Thaia Perez, Agyei Augusto, Rogério Brito, Andrea Marquee, Thomás Aquino, Gilda Nomacce, Teca Pereira, Leonor Silveira e Alaíde Costa
Sinopse: Na São Paulo de 1899, entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, as mulheres da família Soares tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. E Iná Nascimento, que fora escravizada pelos Soares anos antes, luta para reunir seus entes queridos enquanto procura dar vazão a suas próprias vontades.

"Um Animal Amarelo" (2020) - Divulgação
Um animal amareloRio de Janeiro / Divulgação

115’ – Ficção
Direção: Felipe Bragança
Elenco: Higor Campagnaro, Isabel Zuaa, Tainá Medina, Catarina Wallenstein, Matamba Joaquim, Lucília Raimundo, Diogo Dória, Adriano Luz, Herson Capri, Thiago Lacerda, Sophie Charlote, Márcio Vito, Matheus Macena, Digão Ribeiro
Sinopse: Fernando, 33, um cineasta brasileiro falido, mergulha em uma jornada entre Brasil, Portugal e Moçambique, em busca de pistas sobre o passado violento de seu avô. Uma tragicômica fábula tropical.

Longas-metragens estrangeiros selecionados:

Dias de Inverno – México
90’ – Ficção
Direção: Jaiziel Hernández

El Gran Viaje al País PequeñoUruguai
105’47” – Documentário
Direção: Mariana Viñoles

El Silencio del Cazador – Argentina
103’20” – Drama / thriller
Diretor:  Martin Desalvo

La frontera – Colombia
89’36” – Drama social
Direção: David David

Los Fuertes – Chile
98’ – Drama, Romance, LGBT
Direção: Omar Zúñiga

Matar a un Muerto – Paraguai
87’ – Drama
Direção: Hugo Giménez

Tu me manques – Bolívia
105’ – Drama
Direção: Rodrigo Bellott

A relação dos curtas brasileiros e dos curtas gaúchos em competição, bem como dos homenageados, pode ser encontrada no site oficial do festival.

Com informações da assessoria de imprensa do Festival de Gramado.

Sair da versão mobile