48º Festival de Gramado: conheça os longas em competição

Festival de Gramado - Foto: Edison Vara | Pressphoto
Divulgação

O Festival de Cinema de Gramado anunciou hoje os longas-metragens brasileiros e estrangeiros que estarão em competição na 48º edição do evento, que este ano será realizada online e com exibição no Canal Brasil, entre 18 e 26 de setembro, devido à pandemia de Covid-19.

Entre os longas brasileiros selecionados, destaques para “Todos os Mortos”, da dupla Caetano Gotardo e Marco Dutra, exibido no Festival de Berlim 2020, “Aos Pedaços”, do veterano Ruy Guerra, selecionado para o Festival de Roterdã 2019, e “O Samba é Primo do Jazz”, documentário sobre a cantora Alcione, dirigido por Angela Zoé. A curadoria é de Marcos Santuário, Pedro Bial e Soledad Villamil. Confira a relação completa dos selecionados logo abaixo.

Ao todo, 146 longas-metragens brasileiros e 93 estrangeiros participaram da seleção. Na categoria nacional, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideraram as inscrições, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.



O festival acontecerá da seguinte forma: filmes das Mostras Competitivas — longas-metragens brasileiros e estrangeiros e curtas-metragens brasileiros e gaúchos — serão exibidos pelo Canal Brasil. As produções terão espaço na grade do canal de TV por assinatura e ficarão ainda disponíveis por 24 horas também no Canal Brasil Play, transmitido via streaming.

De acordo com os organizadores do festival, a cerimônia de premiação será realizada no palco do Palácio do Festivais, em Gramado, em formato que atenda todos os protocolos de segurança. A transmissão ao vivo também será feita pelo Canal Brasil.

Longas-metragens brasileiros selecionados:

"Aos Pedaços" (2019) - Divulgação
Aos pedaços Rio de Janeiro / Divulgação

92’ – Drama ficção experimental
Direção: Ruy Guerra
Elenco: Emilio de Mello, Simone Spoladore, Christiana Ubach, Julio Adrião
Sinopse: Eurico Cruz amanhece irritado. Sabe que algo está por acontecer. Um bilhete, assinado por um A. lhe anuncia sua morte. Quem o ameaça? Embaralham-se os espaços, as personagens, suas paixões extremas, seus ódios, amores e suspeitas.

"King Kong em Asunción" (2020) - Divulgação
King Kong em AsunciónPernambuco / Divulgação

90′ – Ficção
Direção: Camilo Cavalcante
Elenco: Andrade Júnior, Ana Ivanova, Juan Carlos Aduviri, Fernando Teixeira, Maycon Douglas, Georgina Genes
Sinopse: Um velho matador de aluguel está escondido no interior da Bolívia, na região desértica do Salar de Uyuni. Acabou de cometer o seu último assassinato. Após meses isolado, ele viaja para o interior do Paraguai onde recebe uma boa recompensa e segue para Asunción com o objetivo de conhecer sua filha.

"Me Chama que Eu Vou" (2020) - Divulgação
Me chama que eu vouSão Paulo / Divulgação

70’10 – Documentário
Direção: Joana Mariani
Elenco: Sidney Magal, Magali West, Rodrigo West
Sinopse: O documentário conta a trajetória dos 50 anos de carreira de Sidney Magal. Os momentos mais significativos da vida do cantor, dançarino, ator e dublador que se tornou um ícone da música popular brasileira. O homem por trás do ídolo, sob o ponto de vista dos próprios participantes da história.

"O Samba é Primo do Jazz" (2020) - Divulgação
O Samba é primo do Jazz Rio de Janeiro / Divulgação

70’06″ – Documentário
Direção: Angela Zoé
Sinopse: O documentário vai mostrar a trajetória musical de Alcione Dias Nazareth, a nossa grande intérprete brasileira, a partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos. A cinebiografia nos aproxima de uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal com a vida e o fazer artístico.

"Por que Você não Chora?" (2020) - Divulgação
Por que você não chora?Distrito Federal / Divulgação – Foto: Luciana Mello

98′ – Ficção / Drama
Direção: Cibele Amaral
Elenco: Carolina Monte Rosa, Bárbara Paz, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda, Maria Paula, Priscila Camargo, Rodrigo Brassoloto, Erik Doria, Valentina Cysne, Luciana Martuchelli
Sinopse: Forte e feminino, o longa aborda o delicado tema do suicídio. Jéssica é muito fechada, Bárbara é uma bomba relógio. As duas se encontram quando, no estágio da faculdade de psicologia, Jéssica atende Bárbara. A convivência leva Jéssica a questionar sua vida vazia e sem significado.

"Todos os Mortos" (2020) - Foto: Vitrine Filmes/Divulgação
Todos os mortosSão Paulo / Divulgação

120’ – Drama
Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra
Elenco: Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Carolina Bianchi, Thaia Perez, Agyei Augusto, Rogério Brito, Andrea Marquee, Thomás Aquino, Gilda Nomacce, Teca Pereira, Leonor Silveira e Alaíde Costa
Sinopse: Na São Paulo de 1899, entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, as mulheres da família Soares tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. E Iná Nascimento, que fora escravizada pelos Soares anos antes, luta para reunir seus entes queridos enquanto procura dar vazão a suas próprias vontades.

"Um Animal Amarelo" (2020) - Divulgação
Um animal amareloRio de Janeiro / Divulgação

115’ – Ficção
Direção: Felipe Bragança
Elenco: Higor Campagnaro, Isabel Zuaa, Tainá Medina, Catarina Wallenstein, Matamba Joaquim, Lucília Raimundo, Diogo Dória, Adriano Luz, Herson Capri, Thiago Lacerda, Sophie Charlote, Márcio Vito, Matheus Macena, Digão Ribeiro
Sinopse: Fernando, 33, um cineasta brasileiro falido, mergulha em uma jornada entre Brasil, Portugal e Moçambique, em busca de pistas sobre o passado violento de seu avô. Uma tragicômica fábula tropical.

Longas-metragens estrangeiros selecionados:

Dias de Inverno – México
90’ – Ficção
Direção: Jaiziel Hernández

El Gran Viaje al País PequeñoUruguai
105’47” – Documentário
Direção: Mariana Viñoles

El Silencio del Cazador – Argentina
103’20” – Drama / thriller
Diretor:  Martin Desalvo

La frontera – Colombia
89’36” – Drama social
Direção: David David

Los Fuertes – Chile
98’ – Drama, Romance, LGBT
Direção: Omar Zúñiga

Matar a un Muerto – Paraguai
87’ – Drama
Direção: Hugo Giménez

Tu me manques – Bolívia
105’ – Drama
Direção: Rodrigo Bellott

A relação dos curtas brasileiros e dos curtas gaúchos em competição, bem como dos homenageados, pode ser encontrada no site oficial do festival.

Com informações da assessoria de imprensa do Festival de Gramado.