[Rec]

Se a eficiência de um filme de terror se dá pela capacidade de promover tensão ao espectador, podemos dizer que “[Rec]” cumpre bem sua função. E no mar de porcarias em que os fãs do gênero andam nadando ultimamente, “[Rec]” é uma espécie de bóia.

A repórter Ángela Vidal (interpretada pela competente Manuela Velasco) é a apresentadora de um programa de TV (do tipo “Comando da Madrugada” com o Goulart de Andrade), que nesta edição acompanha o funcionamento de uma estação do Corpo de Bombeiros local, em uma noite inicialmente e aparentemente calma. Ao seguir com eles para atender um chamado aparentemente normal em um prédio das redondezas, Ángela e os que assistem ao filme quase que se mesclam e assumem o papel de testemunhas de acontecimentos aterrorizantes e inexplicáveis.



Ao manter o papel da repórter, com sua narrativa nervosa e câmera tremida, como uma espécie de âncora entre os acontecimentos do filme e aqueles que o assistem, Jaume Balagueró e Paco Plaza nos fazem temer pelo que está ocorrendo, além de nos fazer ousar pensar no que está por vir. Para que isso ocorra, os diretores se utilizam de uma genial edição e efeitos de som (e para quem nunca entendeu porque existem prêmios específicos para essa categoria, este filme é um bom exemplo) que deixam que a imaginação de todos, dentro e fora da tela, não pare de funcionar, criando uma tensão ainda maior.

Ao manter os personagens do filme e os da platéia no escuro, tanto literalmente quanto figurativamente, esta talentosa dupla de cineastas mostra que a Espanha está se tornando um ponto de referência no terror, assim como foi o Japão nos anos 90 e a Itália nos anos 70.

Obs.: “[Rec]” foi rapidamente refilmado nos Estados Unidos com o nome de “Quarantine”. Assim como alertei ao Renato, o trailer apresenta, ignorantemente, um dos melhores sustos do filme original. Portanto… O CINEMATÓRIO RECOMENDA: que esse trailer não seja visto caso se queira assistir tanto ao original quanto ao seu remake. E que o responsável por montar essa prévia seja despedido.

nota: 8/10 — vale o ingresso

Rec ([Rec], 2007, Espanha)
direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza; com: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Serrano,Pablo Rosso, David Vert, Vicente Gil, Martha Carbonell; roteiro: Jaume Balagueró, Paco Plaza e Luis Berdejo; produção: Júlio Fernández; fotografia: Pablo Rosso; montagem: David Gallart; estúdio: Filmax; distribuição: Califórnia Filmes. 85 min
%d blogueiros gostam disto: