Mostra CineAfroBH celebra o Mês da Consciência Negra

"Favela em Diáspora" (2017) - Foto: Gabriela Matos
"Favela em Diáspora" (2017) - Foto: Gabriela Matos

Criada com o objetivo de difundir e incentivar a produção audiovisual de realizadores afro-brasileiros, a 3ª Mostra CineAfroBH promove em novembro, Mês da Consciência Negra, sete sessões gratuitas de exibições de filmes, em diferentes espaços da capital mineira.

A programação começa neste fim de semana, entre sexta-feira e domingo, no MIS Cine Santa Tereza. Já nos dias 9, 14 e 23 de novembro, as sessões serão realizadas no Centro de Referência da Juventude e na Associação Casa Madre Tereza de Calcutá, na Pedreira Prado Lopes.

“O recorte da Mostra CineAfroBH este ano partiu de um entendimento que a população quilombola no Brasil tem uma contribuição importantíssima para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira, mas que até hoje, não tínhamos um evento dedicado exclusivamente a está temática em BH. Por isso, também, criamos a programação para que as sessões fossem realizadas nestes espaços urbanos, como fizemos no primeiro semestre, valorizando a resistência histórica, cultural e social destas comunidades”, conta Carem Abreu, cineasta realizadora e curadora da Mostra.



Entre os filmes que fazem parte da programação estão “Favela em Diáspora”, da mineira Gabriela Matos, e “Eu pareço suspeito?”, do paulista Thiago Fernandes. Outras informações no site mostracineafrobh.com