Podcast Abraccine discute curtas-metragens e ameaças ao cinema brasileiro

Podcast Abraccine
Podcast Abraccine

Em seu mais recente episódio, o Podcast Abraccine, realizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, discute a produção e a circulação de curtas-metragens no Brasil. O formato é uma das principais forças do cinema nacional, mas ainda assim é pouco visto e comentado fora do circuito de mostras e festivais. O podcast discute esse cenário e outros tópicos sobre o tema, com participação dos críticos Adriano Garrett e Camila Vieira. O programa ainda apresenta o lançamento do livro “Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais”, mais nova publicação da Abraccine.

Já na edição anterior do Podcast Abraccine, o assunto é a apreensão do setor audiovisual com as ameaças feitas pelo atual governo federal. Censura. Cortes de verbas. Perdas de patrocínio. Impasse sobre o destino da Ancine (Agência Nacional de Cinema). Festivais correm risco de não acontecer e muitas produções em andamento ou em desenvolvimento estão sendo prejudicadas. Os críticos convidados para o debate são Susy Freitas e Marcelo Ikeda.

O editor-chefe do cinematório, Renato Silveira, apresenta o Podcast Abraccine ao lado de Amanda Aouad. O podcast tem periodicidade mensal e traz um rodízio de associados da Abraccine no rol de participantes dos debates. Além de assuntos que dizem respeito ao exercício da crítica, os episódios trazem discussões acerca de temas variados sobre cinema brasileiro, festivais, entre outros.



O Podcast Abraccine está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox, entre outras plataformas. Para assinar o feed diretamente, clique aqui.