Foto: Universal Pictures/Divulgação
Foto: Universal Pictures/Divulgação

Em Foco: “O Enigma de Outro Mundo” (1982), de John Carpenter

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google

Spotify | Deezer | CastboxTuneIn | StitcherPlayer FM

Na edição #17 do podcast Em Foco, analisamos “O Enigma de Outro Mundo” (The Thing, 1982, EUA), de John Carpenter.

Um marco do cinema de horror e ficção científica, com efeitos especiais e visuais primorosos, o filme se passa em uma estação no Ártico onde cientistas são encurralados por uma misteriosa e maligna criatura alienígena capaz de imitar diversas formas de vida.

No elenco, estão Kurt Russell, Keith David, Richard Masur, Charles Hallahan, Wilford Brimley e Richard Dysart. O roteiro é assinado por Bill Lancaster. A música é de Ennio Morricone. Na equipe de maquiagem e efeitos, Rob Bottin, Albert Whitlock e Stan Winston.

No programa, comentamos ainda sobre as diferenças entre o filme de Carpenter e “O Monstro do Ártico” (1951), de Christian Nyby, com produção de Howard Hawks, primeira adaptação do conto de John W. Campbell Jr. “Who Goes There?”. Falamos também sobre o filme prequel realizado em 2011.

Participam deste programa: Renato Silveira, Kel Gomes e Antônio Tinôco.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Este podcast é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta acessar este link e se cadastrar.

Textos, imagens e outros materiais relacionados ao debate deste episódio:

— Trailer original:

 

— Algumas cenas do filme:

 

— Como a cena do desfibrilador foi feita:

 

— O pôster criado por Drew Struzan:

Foto: Universal Pictures/Divulgação


Apoio:

%d blogueiros gostam disto: