Termômetros do Oscar, PGA e DGA Awards anunciam indicados

"Era uma Vez em Hollywood" (Once Upon a Time in Hollywood, 2019) - Foto: Sony Pictures/Divulgação
Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Al Pacino em "Era uma Vez em Hollywood" - Foto: Sony Pictures/Divulgação

O Producers Guild of America (PGA) anunciados nesta terça-feira (7 de janeiro) os indicados ao PGA Awards 2020, um dos principais termômetros do Oscar.

Ao todo são 10 filmes na disputa: “1917”, de Sam Mendes; “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig; “Coringa”, de Todd Phillips; “Entre Facas e Segredos”, de Rian Johnson; “Era uma Vez em Hollywood”, de Quentin Tarantino; “Ford vs. Ferrari”, de James Mangold; “História de um Casamento”, de Noah Baumbach; “O Irlandês”, de Martin Scorsese; “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi; e “Parasita”, de Bong Joon-ho.

O PGA é o sindicato dos produtores. A maioria dos filiados também faz parte do corpo de membros da Academia. Em 21 das 30 edições da premiação, o vencedor também ganhou o Oscar de Melhor Filme. O premiado deste ano será conhecido já em 18 de janeiro, três semanas antes da cerimônia do Oscar, que acontecerá em 9 de fevereiro.



O sindicato dos diretores

O DGA Awards (outro importante termômetro do Oscar por contar com muitos membros da Academia entre seus votantes) também anunciou seus indicados deste ano: Bong Joon-ho, por “Parasita”; Sam Mendes, por “1917”; Martin Scorsese, por “O Irlandês”; Quentin Tarantino, por “Era uma Vez em Hollywood”; e Taika Waititi, por “Jojo Rabbit”. O vencedor será anunciado em 25 de janeiro.

Nem sempre os indicados ao DGA e ao Oscar coincidem. Mas o vencedor na maioria das vezes é o mesmo. A última vez isso não ocorreu foi em 2013, com Ben Affleck por “Argo”. Ele não foi indicado ao Oscar de Direção, mas ganhou a estatueta de Melhor Filme.

"Atlantique" (2018) - Foto: Netflix/Divulgação
“Atlantique” (2018) – Foto: Netflix/Divulgação

O DGA (Directors Guild of America) também tem prêmio para Melhor Estreia na Direção. Se no prêmio principal não houve nenhuma mulher ou cineasta negro indicado, a coisa muda aqui. Concorrem este ano: Mati Diop, por “Atlantique”; Alma Har’el, por “Honey Boy”; Melina Matsoukas, por “Queen & Slim”; Joe Talbot, por “The Last Black Man in San Francisco”;  e Tyler Nilson e Michael Schwartz, por “The Peanut Butter Falcon”.

Já na categoria Melhor Direção de Documentário, o DGA indicou este ano: Steven Bognar e Julia Reichert, por “American Factory”; Feras Fayyad, por “The Cave”; Alex Holmes, por “Maiden”; Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska, por “Honeyland”; e Nanfu Wang e Jialing Zhang, por “One Child Nation”.

Os indicados ao Oscar 2020 serão anunciados no dia 13 de janeiro.