Podcast: “Cadê Edson?”, bate-papo com a diretora Dácia Ibiapina

"Cadê Edson?" (2020) - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM



“Cadê Edson?” é o terceiro longa da experiente cineasta Dácia Ibiapina (“Ressurgentes”) e foi exibido na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes em competição, na Mostra Aurora. É um filme sobre movimentos populares em defesa da moradia, apresentando o Estado contra os Sem Teto, na capital do Brasil. O ponto de partida é a deosocupação forçada pela polícia de um prédio em que funcionava um hotel e que se encontrava abandonado.

O filme se utiliza de material televisivo para recriar “uma narrativa na contramão da forma como aquela situação e aqueles personagens foram apresentados pelos meios tradicionais de comunicação”, aponta o curador Francis Vogner dos Reis.

Na entrevista que gravamos com Dácia, a diretora faz um retrospecto da situação dos trabalhadores sem teto em Brasília desde a construção da cidade e da importância de desconstruir o discurso que Estado e mídia querem que prevaleça como verdadeiro.

– Confira toda a nossa cobertura da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

– Receba nossa newsletter e conteúdo exclusivo de cinema.

cinematório - Observando a sétima arte.


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.