MUBI: Todos os filmes que estreiam em agosto

Em agosto, a MUBI continua o especial dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo, agora com outros quatro filmes: “Divino Amor” (2019), “Ventos de Agosto” (2014), “O Processo” (2018) e “Apiyemiyeki?” (2019). “Divino Amor” e “Ventos de Agosto”, do premiado diretor pernambucano Gabriel Mascaro, questionam estruturas sociais em voga de maneira bastante inventiva e com imagens marcantes, especialmente pela fotografia e corpos em cena; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, premiado no festival IndieLisboa, documenta o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, mostrando todo seu caráter de farsa e manipulação.

Já “Apiyemiyeki?”, de Ana Vaz, exibido na Bienale e no Festival de Roterdã, relata o encontro do povo indígena com o homem branco. Aborda a migração forçada do povo Waimiri-Atroari, nativos da Amazônia, nos anos 1970, devido à construção de uma rodovia ligando Manaus à Boa Vista. O filme trabalha essa narrativa com 3.000 desenhos feitos pelos Waimiri-Atroari que são animados em paisagens e servem como uma memória visual dos violentos ataques a que foram submetidos durante a ditadura militar brasileira.

“Apiyemiyeki?”

Continuando também a parceria com o Festival de Locarno, a MUBI apresenta a quinta edição da programação “Direto de Locarno”. Agora estarão disponíveis os seguintes filmes da última edição do evento: “Echo” (2019), de Rúnar Rúnarsson, um lindo retrato da Islândia durante o Natal; “Giraffe” (2019), de Anna Sofie Hartmann, um longa de ficção com fortes influências do documentário, que observa a construção de um túnel entre a Alemanha e a Dinamarca como pano de fundo de uma história de amor nada convencional; e “The Three House” (2019), de Trương Minh Quý, um longa ensaístico único.



Destaque ainda para o especial dedicado a um dos maiores realizadores do cinema mudo, do cinema expressionista alemão e do movimento de Kammerspiel: F.W. Murnau. Durante sua carreira, Murnau produziu mais de 20 filmes e foi consagrado com “Nosferatu” (1922), sua maior produção. Um autor de extrema importância para a história do cinema terá homenagem na plataforma com uma sessão dupla de “A Última Gargalhada” (1924) e “Tartufo” (1925).

“A Última Gargalhada”

Outra sessão dupla apresenta filmes de Huang Pang-Chuan, um dos principais novos nomes do cinema asiático. Indicados em festivais como os de Locarno, Taipei e Taiwan, os filmes do diretor taiwanês evocam uma narrativa delicada e poderosa sobre o cotidiano e a vida real. Neste mês, a sessão dupla dedicada a ele traz “Last Year When The Train Passed By” (2018) e “Return” (2017).

Barbet Schroeder, um dos grandes nomes do cinema francês, terá uma pequena mostra dedicada a sua carreira. Ele produziu filmes durante a Nouvelle Vague e teve a trilha sonora de seu primeiro filme, “More” (1969), assinada pela banda Pink Floyd. Ao longo dos anos, ele realizou trabalhos ao lado de nomes como Jean-Luc Godard e Jacques Rivette. Podem ser vistos na MUBI os filmes “Maîtresse” (1976), “Général Idi Amin Dada: Autoportrait” (1974), “Koko, le gorille qui parle” (1978) e “Tricheurs” (1984). E por falar em Godard, em agosto entram para o catálogo da MUBI “Atenção à Direita” (1987) e “Comment Ça Va?” (1976), na retrospectiva “Para Sempre Godard”.

“Last Year When The Train Passed By”

Exclusivos MUBI

Lançamento: “Uma Mulher Alta” (2019), de Kantemir Balagov

Em exibição exclusiva no Brasil, o longa é dirigido por Kantemir Balagov e ganhador dos prêmios FIPRESCI e Melhor Direção no Festival de Cannes de 2019). Uma história sobre a reconstrução de duas jovens, ambientada em 1945 e que ensina sobre esperança e o sentido da vida.

Lançamento: “Matthias et Maxime” (2019), de Xavier Dolan

O filme teve uma première bem-sucedida na Seleção Oficial de Cannes em 2019. Dolan, que também estrela o filme, traz mais uma vez sua sensibilidade única para uma história dolorosa e encantadora sobre sentimentos reprimidos e os problemas que eles causam quando reacendem.

Debuts: “Merveilles à Montfermeil” (2019), de Jeanne Balibar

Exibido em Locarno, a estreia da atriz Jeanne Balibar como diretora é uma comédia francesa excêntrica. Ao narrar a farsa de uma cidade pequena lotada de estrelas, traz à tona a vida do subúrbio parisiense, enquanto pinta um retrato bizarro da política contemporânea.

Retrospectiva Straub-Huillet: “Gente da Sicília” (1999), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub

Após a longa e bem elaborada retrospectiva dos trabalhos de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, uma das mais importantes parcerias entre cineastas da história do cinema, a MUBI exibe exclusivamente a nova restauração de um de seus filmes mais celebrados da década de 90.

“Uma Mulher Alta”

Por fim, “Anbessa” (2019), de  Mo Scarpelli, um documentário de realismo mágico que centra sua história em Asalif, um rapaz etíope e sua mãe, recentemente realocados para um conjunto habitacional. Exibido na Berlinale, o filme é uma linda colaboração entre personagem e cineasta. Um retrato intimista que subverte expectativas e quebra as barreiras do cinema de não-ficção.

“Anbessa”

Confira abaixo a agenda completa com a programação de agosto da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Agosto/2020:

DataTítuloDiretorCategoria/contexto
1/8Elena and Her MenJean Renoir
2/8Keep Your Right UpJean-Luc GodardPara Sempre Godard: Uma Retrospectiva
3/8A Woman’s RevengeRita Azevedo GomesFoco em Rita Azevedo Gomes
4/8Love Me If You DareYann Samuell
5/8EchoRúnar RúnarssonDirect from Locarno
6/8GiraffeAnna Sofie HartmannDirect from Locarno
7/8BeanpoleKantemir BalagovMUBI Releases
8/8MaîtresseBarbet SchroederFoco em Barbet Schroeder
9/8The Lavender Hill MobCharles Crichton
10/8CorrespondencesRita Azevedo GomesFoco em Rita Azevedo Gomes
11/8Fragile as the WorldRita Azevedo GomesFoco em Rita Azevedo Gomes
12/8General Idi Amin Dada: A Self PortraitBarbet SchroederFoco em Barbet Schroeder
13/8The Tree HouseMinh Quý TrươngDirect from Locarno
14/8Divino AmorGabriel MascaroNew Brazilian Cinema
15/8Koko: A Talking GorillaBarbet SchroederFoco em Barbet Schroeder
16/8The Last LaughF.W. MurnauSessão Dupla: F. W. Murnau
17/8TartuffeF.W. MurnauSessão Dupla: F. W. Murnau
18/8O ProcessoMaría RamosNew Brazilian Cinema
19/8Wonders in the SuburbsJeanne BalibarDebuts
20/8Sicilia!Danièle Huillet, Jean-Marie StraubUma Retrospectiva Straub-Huillet
21/8Our ChildrenJoachim Lafosse
22/8Last Year When the Train Passed byHuang Pang-ChuanSessão Dupla: Huang Pang-Chuan
23/8ReturnHuang Pang-ChuanSessão Dupla: Huang Pang-Chuan
24/8Comment ça va?Jean-Luc Godard, Anne-Marie MiévillePara Sempre Godard: Uma Retrospectiva
25/8Apiyemiyekî?Ana VazNew Brazilian Cinema
26/8AnbessaMo Scarpelli
27/8Wild StyleCharlie Ahearn
28/8Matthias & MaximeXavier DolanMUBI Releases
29/8CheatersBarbet SchroederFoco em Barbet Schroeder
30/8LenzAlexandre Rockwell
31/8Ventos de AgostoGabriel MascaroNew Brazilian Cinema

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.