46º Festival Sesc Melhores Filmes anuncia vencedores e exibe filmes online

“Meu Nome é Bagdá” (2020), de de Caru Alves de Souza - Divulgação/Manjericão Filmes
“Meu nome é Bagdá” (2020) - Manjericão Filmes/Divulgação

Mais longevo festival de cinema de São Paulo, o 46º Festival Sesc Melhores Filmes terá uma edição especial este ano, apenas online, por conta da pandemia de Covid-19. Tradicionalmente realizado no mês de abril, o evento abre nesta quarta-feira, 19 de agosto, com a cerimônia de premiação dos filmes mais votados do último ano (confira a lista de vencedores logo abaixo). Em transmissão ao vivo, a partir de 19h30, no canal do CineSesc no YouTube, o anúncio terá apresentação da atriz Karine Teles. A live será aberta ao público e gratuita, sem necessidade de cadastro.

Diretamente de sua casa, no Rio de Janeiro, Karine — que recebeu os prêmios de Melhor Atriz Nacional e Melhor Roteiro em 2019, pelo filme “Benzinho”, de Gustavo Pizzi — vai anunciar os vencedores deste ano e ainda bater um papo com alguns dos premiados. Também participam da cerimônia os jornalistas e críticos de cinema Flávia Guerra, Thiago Stivaletti e a cineasta Viviane Ferreira (“Um Dia Com Jerusa”), que aquecem a premiação comentando sobre os filmes mais votados de 2019. Após a live, o site do Festival publica a lista completa dos vencedores e disponibiliza uma versão digital do catálogo com informações dos filmes mais votados pelo público e pela crítica.

Após a abertura, o público poderá assistir gratuitamente à primeira exibição brasileira, única e exclusiva, do filme “Meu Nome é Bagdá”, de Caru Alves de Souza. O segundo longa da diretora, que estreou com “De Menor”, é estrelado pela atriz e skatista Grace Orsato. A produção foi selecionada para o Festival de Berlim deste ano, onde foi agraciada pelo júri na mostra Generation, dedicada a obras que retratam a juventude.



O festival

Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Sua programação é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2019.

Para esta edição especial online, a equipe do festival preparou um recorte com alguns dos filmes mais votados pelo público e pela crítica que estariam na programação da edição presencial. O público poderá ver e rever gratuitamente todos os títulos em sessões especiais disponíveis na plataforma do Sesc Digital.

Vencedores do 46º Festival Sesc Melhores Filmes:

PREMIADOS NACIONAIS

Melhor Documentário pelo Público – “Bixa Travesty” (Direção Claudia Priscilla e Kiko Goifman)

Melhor Documentário pela Crítica – “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar” (Direção Marcelo Gomes)

Melhor Fotografia pelo Público – Pedro Sotero (Bacurau)

Melhor Fotografia pela Crítica – Hélène Louvart (A Vida Invisível)

Melhor Ator Brasileiro pelo Público – Silvero Pereira (Bacurau)

Melhor Ator Brasileiro pela Crítica – Marco Nanini (Greta)

Melhor Atriz Brasileira pelo Público – Fernanda Montenegro (A Vida Invisível)

Melhor Atriz Brasileira pela Crítica – Grace Passô (Temporada)

Melhor Roteiro, Direção e Filme pelo Público e pela Crítica – Bacurau (Roteiro e direção Juliano Dornelles e Kléber Mendonça Filho)

PREMIADOS ESTRANGEIROS

Melhor Ator Estrangeiro pelo Público e pela Crítica – Joaquin Phoenix (Coringa)

Melhor Atriz Estrangeira pelo Público e pela Crítica – Lupita Nyong’o (Nós)

Melhor Direção Estrangeira pelo Público e pela Crítica – Bong Joon-Ho (Parasita)

Melhor Filme Estrangeiro pelo Público e pela Crítica – Parasita

Confira a programação completa do 46º Festival Sesc Melhores Filmes:

[Filmes com Sessão Única]

19/8, QUARTA – 21h

Meu nome é Bagdá

Dir.: Caru Alves de Souza, Brasil, 2020, 99min, Ficção

Sinopse: Bagdá (Grace Orsato) é uma jovem skatista de 16 anos que passa os dias ao lado dos amigos, fazendo manobras na pista local, fumando maconha e jogando baralho. Aos poucos, ela se aproxima de Vanessa (Nick Batista), estimulada a participar do grupo. Juntas, elas conhecem outras meninas skatistas e estreitam laços de amizade.

23/8, DOMINGO – 20h

Bacurau

Dir.: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, Brasil, França, 2019, 131 min, Ficção, 16 anos

Sinopse: Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável? Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Vencedor de Melhor Filme da Competição Internacional Cinemasters no Festival de Munique.

[Filmes Disponíveis por 24h]

20/8, QUINTA

Greta

Dir.: Armando Praça, Brasil, 2019, 97 min, Ficção, 18 anos

Sinopse: Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro homossexual de 70 anos e fervoroso fã de Greta Garbo, precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para Daniela (Denise Weinberg), sua melhor amiga. Para salvar Daniela, ele decide ajudar Jean, um jovem que acaba de ser hospitalizado e algemado por ter cometido um crime. Pedro o ajuda a fugir e o esconde em sua própria casa até que ele se recupere. Nesse período, eles se envolvem afetiva e sexualmente. Essa relação será essencial para que Pedro sobreviva à perda de Daniela, mas também para que gere mudanças surpreendentes em si mesmo e no modo como ele lida com a solidão.

21/8, SEXTA

Elegia de um crime

Dir.: Cristiano Burlan, Brasil, 2019, 92 min, Documentário, 14 anos

Sinopse: Uberlândia, Minas Gerais, 24 de fevereiro de 2011. Isabel Burlan da Silva, mãe do diretor, é assassinada pelo parceiro. Elegia de um crime encerra a “Trilogia do luto”, que aborda a trágica história da família. Diante da impunidade, o filme mergulha numa viagem vertiginosa para reconstruir a imagem e a vida de Isabel. Vencedor dos prêmio ABD-SP e EDT de Melhor Documentário no 23º Festival Internacional de Documentários: É Tudo Verdade.

22/8, SÁBADO

Divino amor

Dir.: Gabriel Mascaro, Brasil, 2019, 101 min, Ficção, 18 anos

Sinopse: Brasil, 2027. Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços, é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus. Premiado como Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival de Cinema Luso Brasileiro Santa Maria da Feira e com o prêmio FEISAL em Guadalajara. O filme estreou mundialmente no Festival de Sundance e logo depois participou da Mostra Panorama no 69º Festival de Berlim.

23/8, DOMINGO

Los Silencios

Dir.: Beatriz Seigner, Brasil, Colômbia, França, 2017, 89 min, Ficção, 14 anos

Sinopse: Amparo (Marleyda Soto) e seus filhos Nuria e Fábio chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, fugindo do conflito armado colombiano, onde o pai (Enrique Diaz) e a filha do casal desapareceram. Certo dia, ele reaparece na nova casa de palafitas. A família é assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada por fantasmas.

[Filmes Disponíveis por 7 dias]

20 a 26/8, QUINTA À QUARTA

Inferninho

Dir.: Guto Parente, Pedro Diógenes, Brasil, 2018, 82min, Ficção, 12 anos

Sinopse: Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela quer deixar tudo para trás e ir embora para um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acaba de chegar, sonha em ancorar e fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar.

Torre das Donzelas

Dir.: Susanna Lira, Brasil, 2018, 97 min, Ficção, 14 anos

Sinopse: Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. Torre das Donzelas conta a história de um grupo de mulheres presas políticas que ocupou uma cela no presídio Tiradentes, como a advogada Rita Sipahi, a Ministra Eleonora Menicucci e a Presidente Dilma Rousseff, entre várias outras.

Chuva é cantoria na aldeia dos mortos

Dir.: João Salaviza, Renée Nader Messora, Brasil, Portugal, 2018, 114 min, Ficção, Livre

Sinopse: Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele se recusa a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.

No Coração do Mundo

Dir.: Gabriel Martins, Maurílio Martins, Brasil, 2019, 120 min, Ficção, 16 anos

Sinopse: Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.

[Filmes Disponíveis por 30 dias]

20/8 a 20/9

Guerra Fria

Dir.: Pawel Pawlikowski, Polônia, Reino Unido, França, 2018, 78 min, Ficção, 14 anos

Sinopse: Durante a Guerra Fria entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.

Rainha de Copas

Dir.: May el-Toukhy, Dinamarca, Suécia, 2019, 128 min, Ficção, 18 anos

Sinopse: Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada a lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter, que acaba de se mudar para sua casa. No entanto, a relação que deveria ser maternal se torna romântica, envolvendo Anna em uma situação complexa, arriscando a estabilidade tanto de sua vida pessoal quanto profissional.

Border

Dir.: Ali Abbasi, Suécia, 2018, 108 min, Ficção, 16 anos

Sinopse: Tina (Eva Melander) é uma policial que trabalha no aeroporto fiscalizando bagagens e passageiros. Depois de ser atingida por um raio na infância, ela desenvolveu uma espécie de sexto sentido, fazendo com que seja capaz de “ler as pessoas” apenas pelo o olhar. Isso sempre representou uma vantagem na sua profissão, mas tudo muda quando ela identifica um criminoso em potencial e não consegue achar provas para justificar sua intuição. Após o episódio, ela passa a questionar seu dom, ao mesmo tempo em que fica obcecada em descobrir qual o verdadeiro segredo de Vore (Eero Milonoff), seu único suspeito não legitimado.

Cine São Paulo

Dir.: Ricardo Martensen, Felipe Tomazelli, Brasil, 2017, 77 min, Documentário, Livre

Sinopse: Seu Chico cresceu brincando no cinema de seu pai, um majestoso prédio construído em 1910, na cidade de Dois Córregos. Uma vida que sempre girou em torno da telona, sua paixão. Interditado pela justiça por problemas de segurança, o local passa por uma complexa reforma para voltar a funcionar.

Com informações da assessoria de imprensa do CineSesc.