MUBI: Todos os filmes que estreiam em setembro

"Corpo Elétrico" (2017) - Divulgação
"Corpo Elétrico" (2017) - Divulgação

O especial sobre o cinema brasileiro contemporâneo continua firme e forte na MUBI. Este mês, três filmes integram o programa New Brazilian Cinema: “A Rosa Azul de Novalis” aborda a busca pelos desejos íntimos, e foi previamente exibido na Berlinale; “Excelentíssimos”, selecionado para a mostra Première Brasil: Hors Concours da 20° Edição do Festival do Rio, documenta as articulações políticas que levaram ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff; e “Corpo Elétrico”, que conta uma cativante história de amor entre dois jovens rapazes, foi exibido no Festival de Roterdã e também recebeu menção honrosa do júri no Outfest: Los Angeles Gay & Lesbian Film Fest.

A MUBI também apresenta duas novas restaurações de obras marcantes do cinema LGBTQ de Arthur J. Bressan Jr. “Gay USA” documenta uma variedade de desfiles do Orgulho nos Estados Unidos no final dos anos 70, capturando um momento-chave no movimento dos direitos dos homossexuais americanos. Já o drama “Buddies” foi o primeiro longa a explorar a pandemia da AIDS. Bressan morreu de uma doença relacionada a esse vírus dois anos após o lançamento do filme.

"The Color Wheel" (2011) - Divulgação
“The Color Wheel” (2011) – Divulgação

A plataforma destaca ainda a cinematografia de Sean Price Williams. Ao longo dos anos, ele trabalhou com alguns dos diretores mais bem-sucedidos do século XXI, incluindo Josh e Benny Safdie, Alex Ross Perry e Robert Greene, sem falar em suas colaborações com o pioneiro Albert Maysles. Neste especial, a MUBI celebra o talento eclético de Williams com “The Color Wheel” e “Fake It So Real”, que apresentam seu estilo único e fazem dele o diretor independente mais proeminente da atualidade.



Assinantes da MUBI também terão acesso neste mês a três filmes do cineasta Woo Ming-jin. Cofundador da Greenlight Pictures, ele produz desde 2005 filmes que já foram exibidos em inúmeros festivais internacionais renomados, como os de Cannes, Veneza e Berlim. Serão exibidos pela MUBI: “Monday Morning Glory”, “The Elephant and the Sea”, já exibido nos festivais de Roterdã e de Vancouver, e “Woman on Fire Looks for Water”, exibido no festival de Veneza.

"The Elephant and the Sea" (2007) - Divulgação
“The Elephant and the Sea” (2007) – Divulgação

E o renomado diretor malaio Tsai Ming-liang ganha uma sessão dupla. Um dos mais celebrados cineastas dentro da segunda onda do cinema de Taiwan, seus filmes são aclamados mundialmente, o que rendeu a ele muitas indicações e prêmios, como o Leão de Ouro em Veneza, em1998. A MUBI apresenta duas joias raras entre suas produções: “Walker” e “No No Sleep”.

Entre os exclusivos da plataforma em setembro estão:

  • “Space Dogs”, de Elsa Kremser e Kevin Peter, um filme original e incomum sobre o legado da cachorra espacial Laika, seguindo o ponto de vista de dois cães de rua que são imaginados como seus descendentes;
  • “The Wind”, de Marcell Iványi, vencedor da Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem em Cannes em 1996, em que o diretor pinta um olhar sóbrio na Hungria do pós-guerra em um único take em 360°;
  • “The Lighthouse”, de Maria Saakyan, considerado o primeiro filme dirigido por uma cineasta armênia, apresentado na nova restauração exibida em Roterdã em 2019;
  • “Bird Island”, de Sergio Da Costa e Maya Kosa, um retrato híbrido e ficcional de um santuário de aves suíço que resulta em uma parábola traiçoeira e cautelosa sobre o mundo moderno hostil e a atual crise ambiental;
  • “End of Summer”, de Jóhann Jóhannsson, estreia do falecido compositor islandês na direção, que documenta sua viagem à Península Antártica com imagens austeras e uma partitura original dramática, também concebida como um álbum e recém-lançada em vinil.
"Space Dogs" (2019) - Divulgação
“Space Dogs” (2019) – Divulgação

Confira abaixo a agenda completa com a programação da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Setembro/2020:

DataTítuloDiretorCategoria/contexto
1/9A Rosa Azul de NovalisGustavo Vinagre, Rodrigo CarneiroNew Brazilian Cinema
2/9PaarGoutam GhoseUma Jornada pelo Cinema Indiano
3/9CheatersBarbet SchroederFoco em Barbet Schroeder
4/9ExcelentíssimosDouglas DuarteNew Brazilian Cinema
5/9Baxter, Vera BaxterMarguerite Duras 
6/9The Color WheelAlex Ross PerryShooting the Hip: A Cinematografia de Sean Price Williams
7/9To Be Confirmed
8/9The Hands of OrlacRobert Wiene
9/9MoreBarbet SchroederFoco em Barbet Schroeder
10/9Space DogsElsa Kremser, Levin PeterPerspectivas
11/9Monday Morning GloryWoo Ming-jinFoco em Woo Ming-jin
12/9DiamantinoGabriel Abrantes, Daniel Schmidt
13/9Strasbourg 1518Jonathan Glazer
14/9The WindMarcell Iványi
15/9Corpo ElétricoMarcelo CaetanoNew Brazilian Cinema
16/9The Elephant and the SeaWoo Ming-jinFoco em Woo Ming-jin
17/9The LighthouseMaria SaakyanRediscovered
18/9Happiness… Promised LandLaurent Hasse
19/9Fake It So RealRobert GreeneShooting the Hip: A Cinematografia de Sean Price Williams
20/9WalkerTsai Ming-liangSessão Dupla: Tsai Ming-liang
21/9Salon KittyTinto Brass
22/9All Ladies Do It (TBC)Tinto Brass
23/9SivasKaan Müjdeci
24/9Bird IslandSergio Da Costa, Maya KosaUndiscovered
25/9Woman on Fire looks for WaterWoo Ming-jinFoco em Woo Ming-jin
26/9SwallowCarlo Mirabella-Davis
27/9No No SleepTsai Ming-liangSessão Dupla: Tsai Ming-liang
28/9Gay USAArthur J. Bressan Jr.Love & Loss & Liberation: Dois Filmes Gays Clássicos de Arthur J. Bressan, Jr.
29/9BuddiesArthur J. Bressan Jr.Love & Loss & Liberation: Dois Filmes Gays Clássicos de Arthur J. Bressan, Jr.
30/9End of SummerJóhann Jóhannsson 

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.