"Rainha do Mundo" (Queen of Earth, 2015), de Alex Ross Perry - Divulgação
"Rainha do Mundo" (Queen of Earth, 2015), de Alex Ross Perry - Divulgação

As estreias de outubro no Belas Artes À La Carte

O Belas Artes À La Carte é uma plataforma criada pelo Belas Artes Grupo, de São Paulo, no final de 2019, com o objetivo de levar para todo o Brasil uma programação de qualidade, com curadoria, e que tenha em seu catálogo – de forma permanente – filmes que não são encontrados nas plataformas globais. Desde que entrou no concorrido mercado de streaming, o serviço vem se firmando como uma das melhores opções de acesso a obras de grandes diretores, de diferentes países e épocas. Além disso, toda semana, quatro novos filmes entram no “cardápio” da plataforma, o que garante uma atualizando constante. Há também lançamentos inéditos e exclusivos, e categorias que listam os títulos de maneiras criativas para os assinantes.

Entre os destaques que chegam na plataforma em outubro, a trilogia “As Mil e Uma Noites”, do diretor português Miguel Gomes (“Aquele Querido Mês de Agosto”); filmes com grandes atrizes como Isabelle Huppert, Elisabeth Moss, Pam Grier, Jodie Foster, Kate Winslet, entre outras; também os documentários “Howard Hawks: Artista Americano” e “David Lynch: A Vida de um Artista”, que abordam as trajetórias de dois nomes de peso do cinema; a continuação da homenagem ao aniversário de 75 anos do diretor Wim Wenders; e muito mais.

Confira as estreias que acontecem a cada semana:



A partir de 1º de outubro:

— “Alice nas Cidades” (Alice in den Städten), Alemanha Ocidental, 1974, 110min, 14 anos
Direção: Wim Wenders
Elenco: Yella Rottländer, Rüdiger Vogler, Lisa Kreuzer
Sinopse: Um jornalista alemão e uma garota que está sobre seus cuidados vão em busca dos avós da jovem.

— “Rainha do Mundo” (Queen of Earth), EUA, 2015, 90min, 14 anos
Direção: Alex Ross Perry
Elenco: Elisabeth Moss, Katherine Waterston, Patrick Fugit
Sinopse: Retrato intimista de duas amigas muito dependentes, ainda que autodestrutivas, Rainha do Mundo acompanha Catherine à beira de um colapso nervoso e psicológico após o suicídio de seu pai, um artista renomado ao qual ela servia como assistente, e o término de um longo e simbiótico relacionamento.

— “Um Amor em Paris” (La Ritournelle), França, 2014, 98min, 14 anos
Direção: Marc Fitoussi
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Pierre Darroussin, Michael Nyqvist
Sinopse: Brigitte e Xavier são casados há muitos anos e criam gado na França. Eles têm uma boa vida, mas algo muda depois que seus filhos saem de casa. Brigitte começa a sentir-se presa em uma rotina, sempre esperando por algo extraordinário acontecer. Um dia ela vai à Paris, conhece um charmoso dinamarquês e resolve se deixar levar pelos seus encantos.

— “Vozes Distantes” (Distance Voices, still lives), Reino Unido, 1998, 84min, 14 anos
Direção: Terence Davies
Elenco: Pete Postlethwaite, Freda Dowie, Angela Walsh
Sinopse: Com ação passada entre os anos de 1940 e 1950, em Liverpool, o diretor Davies aproveita o cenário historicamente musical (é a cidade em que surgiram os Beatles), para mostrar a vida de três irmãos dedicados à música como forma de se livrar da cruel irracionalidade do pai.

A partir de 8 de outubro:

— “No Ritmo da Vida” (The boys from county Clare), Irlanda, 2003, 90 min, 12 anos
Direção: John Irvin
Elenco: Pete Postlethwaite, Freda Dowie, Angela Walsh
Sinopse: John Joe planeja defender seu título de campeão do torneio anual de música de County Clare. Quando seu irmão prodigioso retorna de Manchester com uma nova banda, a competição fica mais acirrada.

— “Amante por um dia” (L’Amant D’un Jour), França, 2018, 76 min, 14 anos
Direção: Philippe Garrel
Elenco: Eric Caravaca, Esther Garrel, Louise Chevillotte
Sinopse: Após um duro término de namoro, Jeanne busca abrigo na casa do pai, um professor universitário. Estabelecida, a jovem extremamente abatida pela separação descobre que a nova namorada dele tem a sua idade e, superado o choque inicial, as duas passam a compartilhar segredos.

— “O Carteiro e o Poeta” (Il postino), Itália, 1994, 108 min, 14 anos
Direção: Michael Radford, Massimo Troisi
Elenco: Massimo Troisi, Philippe Noiret, Maria Grazia Cucinotta
Sinopse: Um simples carteiro italiano aprende a amar a poesia enquanto entrega correspondência a um poeta famoso e usa isso para cortejar a bela Beatrice.

— “As Mil e Uma Noites – Volumes 1: O Inquieto”, Portugal, 2015, 130 min, 14 anos
Direção: Miguel Gomes
Elenco: Miguel Gomes, Crista Alfaiate, Carloto Cotta
Sinopse: Um cineasta foge durante o processo de realização de seu novo filme e, ao ser capturado, não tem outra saída a não ser repetir o que fez Sherazade em “As Mil e Uma Noites”, onde precisava contar uma história diferente a cada noite para não ser degolada pelo rei, seu marido – no caso em questão, os algozes são os demais integrantes da equipe de filmagens. Desta forma, ele passa a apresentar narrativas baseadas na crise vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014, que fez com que a população local vivesse sob forte austeridade econômica. Os contos deste volume são “O Homem de Pau Feito”, “A História do Galo e do Fogo” e “O Banho dos Magníficos”.

“As Mil e Uma Noites – Volume 1: O Inquieto”

A partir de 15 de outubro:

— “Howard Hawks: Artista Americano” (Howard Hawks: american Artist), Reino Unido, 1997, 60min, 14 anos.
Direção: Kevin McDonald
Elenco: Stephen Frears, Howard Hawks, Lauren Bacall
Sinopse: Documentário sobre a vida de um dos artistas mais importantes de Hollywood.

— “Kaminski e eu” (Ich und Kaminski), Bélgica, 2015, 124 min, 14 anos
Direção: Wolfgang Becker
Elenco: Daniel Brühl, Jesper Christensen, Amira Casar
Sinopse: O jovem jornalista Sebastian Zollner está escrevendo uma biografia do pintor Manuel Kaminski, um artista que, depois de ficar cego e ser praticamente esquecido, foi viver nos Alpes. Em uma tentativa despudorada de impulsionar sua carreira, Sebastian almeja publicar o livro, mas somente quando Kaminski morrer. Ao traçar esse plano, o jornalista pretende ficar com todo o dinheiro proveniente das vendas de sua obra.

— “De punhos cerrados” (I Pugni in Tasca), Itália, 1965, 105 min, 14 anos
Direção: Marco Bellocchio
Elenco: Lou Castel, Paola Pitagora, Marino Masé
Sinopse: Alessandro é um jovem epilético e paranóico que mora em uma propriedade rural com outros dois irmãos, uma irmã e a mãe cega. Além dele, seus irmãos Leone e Guilia também têm epilepsia, sendo Augusto o único sem nenhuma disfunção. Querendo ajudar Augusto a ficar livre da família cheia de necessidades e fugir com sua namorada, Alessandro decide ajudá-lo e começa uma série de incidentes e assassinatos.

— “As Mil e Uma Noites – Volumes 2, O Desolado”, Portugal, 2015, 131 min, 14 anos
Direção: Miguel Gomes
Elenco: Crista Alfaiate, João Pedro Bénard, Chico Chapas
Sinopse: Aprisionado por sua própria equipe de filmagens, o diretor Miguel Gomes segue contando histórias fantasiosas e pitorescas inspiradas na crise econômica vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014, assim como fez Xerazade no livro “As Mil e Uma Noites”. Os contos deste volume são “Crônica de Fuga de Simão ‘Sem Tripas'”, “As Lágrimas da Juíza” e “Os Donos de Dixie”.

A partir de 22 de outubro:

— “O Homem das Estrelas” (L´uomo Delle Stelle), Itália, 1995, 113 min, 14 anos
Direção: Giuseppe Tornatore
Elenco: Tiziana Lodato, Sergio Castellitto, Clelia Rondinella.
Sinopse: “Dottore” Joe Morelli viaja pela Sicília fazendo testes para grandes estúdios cinematográficos da Roma. Ele é um vigarista que cobra dinheiro ou favores pelos seus esforços. A jovem analfabeta Beata quer desesperadamente mudar sua vida e se apaixona por Morelli, mas ele percebe seus sentimentos tarde demais. O relacionamento amoroso está condenado quando ele é preso.

— “Um filme para Nick” (Lightning over water), Suécia, 1980, 91 min, 14 anos
Direção: Nicholas Ray e Wim Wenders
Elenco: Gerry Bamman, Ronee Blakley, Pierre Cottrell
Sinopse: Abril, 1979. O cineasta Wim Wenders interrompe seus trabalhos para encontrar o diretor Nicholas Ray em Nova Iorque. Sofrendo de um câncer em estágio terminal, Ray gostaria de fazer um último filme em parceria com Wenders. Apesar de sua ideia mirabolante parecer difícil de ser concretizada, ambos se esforçam para retratar temas como a vida e a morte, questões latentes para Ray conforme ele se aproxima do final de sua trajetória.

— “Relacionamento a Francesa” (Papa ou maman). França, 2015, 85 min, 14 anos
Direção: Martin Bourbolon
Elenco: Marina Foïs, Laurent Lafitte, Alexandre Desrousseaux
Sinopse: Florence e Vicent Leroy são um casal bem-sucedido. Eles têm três filhos e ótimos empregos. Tudo corre bem, até que ambos recebem propostas de promoção. Com a turbulência e o caos da vida em conjunto, eles decidem se separar, mas nenhum deles quer ficar com a guarda dos filhos.

— “As Mil e Uma Noites – Volumes 3, O Encantado”, Portugal, 2015, 125min, 14anos
Direção: Miguel Gomes
Elenco: Crista Alfaiate, Carloto Cotta, Chico Chapas
Sinopse: Após tantas histórias, Xerazade não sabe se ainda conseguirá agradar ao Rei por outras noites. Ela deixa o palácio disposta a conhecer o mundo exterior e, ao retornar, conta a história de uma comunidade de homens em Lisboa que ensinavam os pássaros a cantar. Os contos deste episódio são “Xerazade”, “O Inebriante Canto dos Tentilhões” e “Floresta Quente”.

A partir de 29 de outubro:

— “David Lynch: A Vida de um Artista” (David Lynch: The Art Life), EUA, 2017, 89min, 14 anos
Direção: Jon Nguyen, Rick Barnes (XVII), Olivia Neergaard-Holm
Elenco: David Lynch
Sinopse: Em uma íntima jornada, o documentário narra sobre os anos que formaram a vida do cineasta David Lynch. Desde sua criação idílica em uma pequena cidade até as ruas escuras de Filadélfia, acompanhamos Lynch à medida que ele traça os eventos principais para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.

— “Deus da Carnificina” (Carnage), EUA, 2011, 80min, 14 anos
Direção: Roman Polanski
Elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz
Sinopse: Ethan e Zachary, dois garotos de onze anos, se envolvem em uma briga que acaba de maneira violenta quando Ethan perde dois dentes. Os pais de Zachary, Alan e Nancy, decidem encontrar-se com os pais de Ethan, Penelope e Michael, para tentar resolver a situação de maneira civilizada. O encontro, porém, rapidamente se transforma em uma discussão séria, cheia de birra e insultos.

— “Amor ao Extremo” (Love the hard way), Alemanha | EUA, 2001, 104 min, 14 anos
Direção: Peter Sehr
Elenco: Adrien Brody, Charlotte Ayanna, Jon Seda
Sinopse: A inocente e honesta Claire se apaixona perdidamente pelo golpista profissional Jack. Mas enquanto ela ensina a ele uma lição importante sobre o amor, a perigosa vida de Jack ameaça mergulhar a vida de Claire em autodestruição.

“Amor ao Extremo”

O valor da assinatura mensal do Belas Artes À La Carte é de R$9,90. E da assinatura anual, de R$108,90. Com valores variados, a sessão “super lançamentos” traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72 horas. Mais informações aqui.

Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.

%d blogueiros gostam disto: