25º É Tudo Verdade anuncia filmes em competição

"A Cordilheira dos Sonhos" (2019), de Patricio Guzmán - Divulgação
"A Cordilheira dos Sonhos" (2019), de Patricio Guzmán - Divulgação

A segunda fase da 25ª edição do É Tudo Verdade — Festival Internacional de Documentários exibirá, de 23 de setembro a 4 de outubro, um total de 60 longas e curtas-metragens em competição e hors-concours, de forma gratuita, em plataformas de streaming.

A pandemia inviabilizou a realização presencial do evento, que teve a primeira parte exibida também online, entre 25 de março e 15 de abril, logo quando as salas de cinema tiveram que parar de funcionar. A segunda etapa contará com as mostras competitivas, sessões especiais, palestras e debates”, além da retomada da Conferência Internacional do Documentário, que irá realizar online sua 17ª edição em parceria com o Itaú Cultural”. O site do É Tudo Verdade traz todos os detalhes sobre as atividades paralelas.

Abertura



Um dos vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes no ano passado, ““A Cordilheira dos Sonhos””, dirigido por Patricio Guzmán, será o filme de abertura da fase competitiva do É Tudo Verdade 2020, em sessão especial para convidados no Drive-in Belas Artes, em São Paulo, dia 23 de setembro. No mesmo dia, às 20:30, o filme será exibido também via streaming, dentro da programação online do festival.

Com “A Cordilheira dos Sonhos”, Guzmán encerra a trilogia formada ainda por “”Nostalgia da Luz”” (2012) e “”O Botão de Pérola”” (2015), num ensaio entre o memorialístico e o político sobre os avanços sociais do governo Allende (1970-1973), a repressão brutal da ditadura Pinochet (1973-1990) e a dura herança atual da política econômica desenvolvida no período autoritário.

Pela primeira vez, o festival terá também uma sessão especial de encerramento, logo após a Cerimônia de Premiação. O filme para essa ocasião será anunciado nas próximas semanas.

Em competição

No total, a 25ª edição do É Tudo Verdade conta com uma seleção de 91 títulos não-ficcionais. Na segunda fase, o festival exibirá 61 títulos, entre longas, médias e curtas. As produções premiadas pelos júris estarão automaticamente classificadas para apreciação à disputa pelo Oscar 2021.

Dez longas-metragens brasileiros em competição serão exibidos online ao público, em sessões diárias, às 21h. Os links das exibições estarão disponíveis no site do É Tudo Verdade. Sempre às 17h do dia seguinte de cada estreia em streaming, os diretores dos longas participarão de um debate virtual, na plataforma online do festival.

Já a competição internacional tem 12 longas que serão exibidos online, em sessões diárias, às 18h. Já as competitivas de curtas contam com nove títulos brasileiros e nove internacionais, que também serão exibidos em sessões diárias, às 18h.

Confira a seleção completa:

LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS

Atravessa a Vida
Direção: João Jardim. Brasil, 82′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Ao acompanhar alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas no interior de Sergipe que se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência por meio de seus gestos, inquietações e conquistas.

Boa Noite
Direção: Clarice Saliby. Brasil, 73′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Aos 91 anos, Cid Moreira abre as portas de casa e de seu inconsciente, revelando facetas surpreendentes do homem que entrou nos lares de milhões de brasileiros todas as noites, por quase 30 anos. A voz mais famosa do Brasil narra a própria história, desconstruindo sua imagem mítica e conduzindo o espectador por um labirinto de memórias. Lembranças e imagens de arquivo traçam um panorama de sua vida, que se confunde com a história da televisão brasileira.

Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil
Direção: Carol Benjamin. Brasil, 88′
Idiomas: português/ inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e entrelaçá-la com a história do país, entre passado e presente, o filme investiga a persistência do silêncio como uma ferramenta de apagamento da memória.

Jair Rodrigues – Deixa que Digam
Direção: Rubens Rewald. Brasil, 96′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Jair Rodrigues, o retrato de um artista e de um Brasil tão próximo e tão distante.

Libelu – Abaixo a Ditadura
Direção: Diógenes Muniz. Brasil, 95′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Liberdade e Luta foi uma tendência estudantil universitária surgida em 1976. Impulsionado por uma organização clandestina, o grupo ganhou fama por ser o primeiro a retomar o mote “abaixo a ditadura” enquanto o AI-5 ainda vigia. Seus integrantes eram famosos pela irreverência, abertura cultural e combatividade. Libelu, depois, virou adjetivo, sinônimo de radicalidade e (para adversários) inconsequência. Quatro décadas depois, onde estão e o que pensam os jovens trotskistas que foram às ruas contra os generais?

Meu Querido Supermercado 
Direção: Tali Yankelevich. Brasil, 80′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Enquanto executam atividades extremamente repetitivas, os funcionários de um supermercado encontram espaço para expressar suas dúvidas, afetos, medos e sonhos improváveis. Humor, drama, mistério, romance e física quântica convivem com caixas de leite, cortes de carne, códigos de barra e câmeras de segurança. No espaço confinado da loja, os funcionários não permitem que a rotina aprisione suas imanências e sua imaginação.

Não Nasci para Deixar meus Olhos Perderem Tempo
Direção: Claudio Moraes. Brasil, 72′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: O ocaso da carreira do compositor Zé Keti. O triste retrato do plenário do Congresso Nacional fechado em 1977. A dor de uma mãe que perdeu a filha de 15 anos atropelada. Os presidentes do Brasil, desde Castelo Branco. São personagens e cenários registrados pelo olhar aguçado e sensível do fotógrafo Orlando Brito ao longo de 50 anos de profissão. Dos bastidores da política aos brasileiros do interior do país, Brito relembra experiências, fala sobre o papel do fotógrafo e a dor de registrar a dor de alguém.

Os Quatro Paralamas
Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora. Brasil, 99′
Idioma: português – Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Dirigido por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala da relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.

A Ponte de Bambu 
Direção: Marcelo Machado. Brasil, 77′
Idiomas: português, inglês, chinês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma incógnita a olhos ocidentais, a China é um gigante que se impõe pelas barreiras do idioma, dos costumes e da história. Com testemunhos e imagens de valor histórico e sentimental, o jornalista Jayme Martins e sua família levam a uma compreensão da China por vias inéditas ao relatar sua experiência no país: o comunismo, a Revolução Cultural de Mao, o massacre da praça da Paz Celestial e as reformas que culminaram em uma superpotência. O diretor Marcelo Machado mergulha nessas memórias e visita o país, onde igualmente guarda conexões afetivas.

Segredos do Putumayo
Direção: Aurélio Michiles. Brasil, 83′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Documentário sobre aquele que é considerado hoje o pai dos inquéritos sobre a violação de direitos humanos, Roger Casement (1864-1916). As ações de quando ele esteve na África, no Brasil e na sua Irlanda nativa ainda repercutem em nossos dias.

LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS

1982
Direção: Lucas Gallo. Argentina, 91′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Quase que inteiramente baseado em trechos do programa de TV 60 Minutos, o filme revê a campanha midiática que dominou os 74 dias da guerra declarada pela ditadura argentina contra os britânicos pelo controle das Ilhas Falkland. Ao mostrar cenas como âncoras pedindo doações para a compra de armas, 1982 desnuda o poder da mídia de canalizar opiniões e, ao colocar o espectador no lugar de um argentino da época, ajuda a compreender como precisamos de mentiras em nome da esperança.

Cidade dos Sonhos (City Dream – Cheng Shi Meng)
Direção: Weijun Chen, China, 102′
Idioma: chinês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um vívido, e muitas vezes cômico, retrato de um vendedor de rua idoso, tenaz e turrão em uma contenda com funcionários públicos de Wuhan, maior cidade da região central da China.

Colectiv (Collective)
Direção: Alexander Nanau. Romênia/Luxemburgo, 109′
Idioma: romeno – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 2015, um incêndio na boate Colectiv, em Bucareste, matou 27 pessoas e feriu 180. Mais tarde, outras vítimas morreram nos hospitais. Quando um médico vaza informações, um grupo de jornalistas começa a revelar uma imensa fraude no sistema de saúde. Um novo ministro é nomeado e oferece a eles acesso sem precedentes aos bastidores de seus esforços para reformar um sistema corrupto. Um olhar firme sobre o impacto do melhor do jornalismo investigativo.

O Espião (The Mole Agent)
Direção: Maite Alberdi. Chile/ EUA/ Alemanha/ Holanda/ Espanha, 90′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Sergio é um espião chileno. Ou quase isso: ele é convidado a interpretar um depois de audições realizadas por um detetive particular que precisa se infiltrar em um asilo onde um residente possivelmente está sofrendo maus-tratos. Mas, aos 83 e sem ser nenhum 007, Sergio não é exatamente habilidoso com novas tecnologias e técnicas de espionagem. Uma fina combinação de documentário e filme de espião, esta é uma reflexão particular sobre compaixão e solidão.

Ficção Privada (Private Fiction – Ficción Privada)
Direção: Andrés Di Tella. Argentina, 85′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Por vários dias e noites, um rapaz e uma moça leem as correspondências trocadas por Torcuato e Kamala (ele, argentino, ela, indiana), os pais do diretor. As cartas, escritas ao longo de décadas, entre os anos 1950 e 1970, relembram suas viagens e falam de amor e idealismo, mas também de dores e sonhos desfeitos. Uma aventura íntima do século 20.

Forman vs. Forman (Forman vs. Forman)
Direção: Helena T???tíková e Jakub Hejna. República Tcheca/ França, 78′
Idiomas: tcheco, inglês, francês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um revelador documentário sobre o mais famoso cineasta tcheco, Milos Forman, duas vezes ganhador do Oscar. Por meio de um valioso tesouro de imagens de arquivo, o filme ajuda a entender como Forman superou sistemas (do nazismo e o comunismo até Hollywood) de forma a moldar seu cinema de resistência. Um tributo sincero e comovente que mostra um artista sempre em meio à luta política e de criação.

Golpe 53 (Coup 53)
Direção: Taghi Amirani. Reino Unido/ Irã/ EUA, 119′
Idiomas: inglês, persa, italiano e francês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao fazer um documentário sobre o golpe anglo-americano no Irã em 1953, o diretor Taghi Amirani e o editor Walter Murch descobriram um arquivo extraordinário e inédito. Documentos e filmagens em 16 mm recontam essa história em detalhes sem precedentes, com revelações explosivas de segredos escondidos por 66 anos. De um documentário histórico sobre quatro dias em agosto de 1953, o filme se torna uma investigação viva a expor as raízes das relações voláteis do Irã com o Reino Unido e os EUA.

Influência (Influence)
Direção: Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul/ Canadá, 105′
Idiomas: inglês e espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma análise da expansão recente do universo da desinformação por meio de uma investigação exclusiva sobre a ascensão e queda de uma das maiores empresas de relações-públicas e e-reputação, a multinacional britânica Bell Pottinger.

Pão Amargo (Bitter Bread)
Direção: Abbas Fahdel. Líbano, 87′
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Crônicas da rotina de um campo de refugiados sírios no Líbano.

O Rei Nu (The Naked King – Der Nackte König – 18 Fragmente Über Revolution)
Direção: Andreas Hoessli. Alemanha/ Polônia/ Suíça, 108′
Idiomas: polonês, persa, inglês, alemão – Classificação indicativa: livre
Sinopse: 1979, revolução no Irã. 1980, revolução na Polônia. A queda do xá, o rei dos reis, no Irã. Greves gerais e o movimento Solidarnosc na Polônia. O que passou pelas mentes daqueles garotos e garotas naqueles momentos? E o que aconteceu com eles quando as revoluções passaram ou, no caso iraniano, depois que uma elite religiosa e autoritária chegou ao poder?

O Rolo Proibido (The Forbidden Reel)
Direção: Ariel Nasr. Canadá, 119′
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: De alguma forma motivados a criar em meio à guerra e ao caos, cineastas afegãos fizeram nascer um extraordinário estilo nacional de cinema. Motivados a destruir, extremistas do Taliban se puseram a queimar esse legado. Admirado pela beleza e pelo frágil poder dos filmes, o diretor afegão-canadense Ariel Nasr constrói uma visão emocionante e original do Afeganistão moderno.

Silêncio de Rádio (Radio Silence)
Direção: Juliana Fanjul. Suíça/ México, 80′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Março de 2015. Devido à pressão política e a falsas pretensões, a principal voz do jornalismo independente mexicano, Carmen Aristegui, acaba demitida, junto com sua equipe, da rádio MVS. No dia seguinte, mais de 200 mil pessoas organizam um ato e assinam uma petição em favor de sua volta e pedindo o fim da censura. Apesar da imensa mobilização, a emissora não cede.

CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS

ChoVer
Direção: Guga Millet. Brasil, 9′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A região do Cariri, no sertão paraibano, ficou sete anos sob seca. Em 2018, a estiagem acabou, com uma sequência de chuvas constantes que surgiam no horizonte. Com depoimento do morador local Zé Vaqueiro, o filme fala desse lugar e dessa chuva, que, quando acontece, faz com que as pessoas saiam para ver a água que cai do céu e se espalha pela terra.

Filhas de Lavadeiras
Direção: Edileuza Penha de Souza. Brasil, 22′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para a escola e refazer os caminhos trilhados por suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas se fazem presentes como possibilidade de um novo destino, transformando o duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.

Lora
Direção: Mari Moraga. Brasil, 19′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Na maior cidade do Brasil, Lora é uma mulher livre e plena de presença, que apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em situação de rua.

Metroréquiem
Direção: Adalberto Oliveira. Brasil, 13′
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O cotidiano no metrô do Recife transcende os dias, mas nunca o corpo marginal.

Movimento
Direção: Lucas Tomaz Neves. Brasil, 23′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao acompanhar o reencontro de sua mãe com a família após 33 anos de separação, Lucas vivencia situações que se transformam em memórias ancestrais. Um filme sobre o tempo, suas danças e conjunturas.

Ouro para o Bem do Brasil
Direção: Gregory Baltz. Brasil, 18′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 1964, dias após o golpe militar, o empresário Assis Chateaubriand criou a campanha “Ouro para o bem do Brasil”, por meio da qual convidava a população brasileira a doar bens e ajudar a acabar com a dívida externa do país. Ao traçar olhares sobre a campanha e o momento político da época, o filme é uma análise sobre a História a partir da memória do ontem e do hoje.

Recoding Art
Direção: Bruno Moreschi e Gabriel Pereira. Brasil, 15′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma plataforma sem precedentes, que centralizou sete tipos de inteligência artificial para “ler” a coleção do museu holandês Van Abbemuseum, foi criada como parte de um trabalho do pesquisador de mídia digital Gabriel Pereira e do artista Bruno Moreschi. Nos resultados, a dupla procurou falhas e leituras inesperadas das IAs – e encontrou algoritmos que nivelam a subjetividade artística à lógica capitalista. A base de tudo era o trabalho crucial, mas invisível, dos Amazon Mechanical Turkers.

Sem Título # 6: o Inquietanto
Direção: Carlos Adriano. Brasil, 15′
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: À companhia de Antonin Artaud e Robert Walser, um convite ao abismo, familiar e desconhecido. O mistério da memória e do amor, além da alma; o inesperado da angustiante estranheza; o que retorna outrora. Laços e lapsos poéticos do ensaio-documentário, entre um filme experimental japonês (1926) e um filme industrial americano (2010). Da série “apontamentos para uma autocinebiografia (em regresso)”.

Ver a China
Direção: Amanda Carvalho. Brasil/ China, 30′
Idioma: português, chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma realizadora estrangeira é convidada a visitar a China com a tarefa de produzir um documentário sobre a produção de chá na província de Fujian. Um ano depois, de volta ao Brasil, ela retoma suas imagens e aquilo que foi visto em território chinês.

CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS

3 Saídas Lógicas (3 Logical Exits)
Direção: Mahdi Fleifel. Dinamarca/ Reino Unido/ Líbano, 15′
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma exploração sociológica que reflete sobre as diferentes saídas que jovens palestinos têm à disposição para lidar com a vida em campos de refugiados.

Algo Mais (This Means More)
Direção: Nicolas Gourault. França, 22′
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um software de simulação de multidões serve de ferramenta para explorar a memória coletiva de aficionados por futebol. Imagens do programa são misturadas aos rostos e testemunhos de torcedores do Liverpool Football Club que relembram experiências marcadas por um evento trágico: o desastre de Hillsborough, em 1989, que mudou a natureza do esporte.

Asho
Direção: Jafar Najafi. Irã, 30′
Idioma: persa – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Asho é um pequeno pastor interessado em cinema. A rotina com o rebanho é desafiante, mas a paixão por Hollywood e pela atuação permite que seus sonhos se misturem com a vida real. Asho e uma menina, prometidos em casamento desde cedo, como reza a tradição em sua vila, tentam ignorar o amor com sua tenacidade infantil.

Meu País Tão Lindo (Moj Kraj Taki Piekny/ My Country So Beautiful)
Direção: Grzegorz Paprzycki. Polônia, 30′
Idioma: polonês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um retrato da Polônia, onde duas forças colidem, representando visões de mundo completamente diferentes: a perspectiva esquerdista de país contra a Polônia homogeneizada construída pela extrema direita. Entre essas ideologias estão pessoas que lutam em nome de seus valores e princípios e uma grande divergência: o nacionalismo.

Notícias da Capital do Antimônio (Nouvelles de la Capitale d?Antimoine/ Antimony Capital News)
Direção: Guangli Liu. França, 27′
Idioma: chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Lengshuijiang, no sudoeste da China é sede dos maiores depósitos de antimônio no mundo, explorados há mais de 100 anos. Em 2009, o governo listou a cidade entre os locais com recursos naturais esgotados. Ao documentar a produção de um programa oficial da TV local, o filme se torna testemunha silenciosa de cenas aberrantes. As imagens, um arranjo viciado do espaço-tempo, tentam mostram um passado miserável, capaz apenas de engendrar um futuro igualmente infeliz.

Saudade
Direção: Denize Galiao. Alemanha, 30′
Idiomas: alemão, português, inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em decorrência da doença de seu pai, a diretora afro-brasileira Denize Galiao explora os sentimentos mais profundos que têm por seu lar e suas raízes – as quais ela não quer perder depois de 20 anos morando na Alemanha. A palavra “saudade”, que não pode ser traduzida com exatidão para outros idiomas, é a fronteira na história de uma família que vive entre duas culturas.

Sem Choro na Mesa de Jantar (No Crying at the Dinner Table)
Direção: Carol Nguyen. Canadá, 16′
Idiomas: inglês, vietnamita – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A cineasta Carol Nguyen faz entrevistas com seus próprios familiares para construir um retrato do amor, da dor e de um trauma que perpassa gerações.

Seu Canto (Her Song)
Direção: Laura Taillefer Viñas. Portugal, 23′
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um encontro de vozes de três mulheres de diferentes origens leva a uma reflexão sobre a liberdade e os limites impostos quando se nasce mulher em uma comunidade cigana. Por meio da história de uma mulher sem voz, o filme mostra a experiência do luto nesse grupo, quando a vida de quem perdeu uma pessoa amada para por pelo menos um ano.

Uma Longa Distância (Long Distance/ Larga Distância)
Direção: Juan Manuel Calisto. Peru, 12′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um jovem vai atrás da mulher trans que namorou seu falecido pai quando ele abandonou o lar. Uma jornada para entender melhor a história desse homem, as razões para sua ausência e a aventura humana por trás do preconceito.

Com informações da assessoria de imprensa do festival.