MUBI: todos os filmes que estreiam em novembro

Em novembro, a plataforma de streaming MUBI apresentar com exclusividade o novo curta de Yorgos Lanthimos, “Nimic”. Bem-sucedido em festivais, como Locarno, Toronto, Roterdã e Nova York, este thriller alucinante, estrelado por Matt Dillon, ecoa o estilo distinto e temas frequentemente explorados anteriormente pelo diretor, responsável por filmes como “A Favorita”, “O Lagosta” e “O Sacrifício do Cervo Sagrado”.

A MUBI também apresenta este mês a estreia mundial de uma nova restauração do épico documentário “Profit Motive and the Whispering Wind”, de John Gianvito. Ele mapeia 400 anos de história americana, visitando túmulos, monumentos e memoriais que reconstroem uma visão alternativa da história estadunidense. Gianvito é um dos grandes documentaristas da atualidade, e este olhar meditativo sobre a natureza do progresso democrático é digno de redescoberta.

"Profit Motive and the Whispering Wind" (2007), de John Gianvito - Divulgação
“Profit Motive and the Whispering Wind” (2007), de John Gianvito – Divulgação

Outro exclusivo da MUBI é o tocante e visceral curta “Entire Days Together”, da artista e cineasta alemã Luise Donschen, que estreou no Festival de Cinema de Nova York em 2019. Organizado como uma série de vinhetas esquivas e fragmentadas, o filme segue uma adolescente sendo tratada de epilepsia e captura sua luta desorientadora para se adaptar ao mundo exterior.



Já “Nova Lituania”, de Karolis Kaupinis, é um relato sarcástico e absurdo da precária posição da Lituânia no final da década de 1930. Baseado em eventos reais e filmado em preto e branco, o filme é centrado no plano aparentemente absurdo de um professor para construir uma nova Lituânia no exterior, a fim de evitar a destruição total do país.

"Nova Lituania" (2019), de Karolis Kaupinis - Divulgação
“Nova Lituania” (2019), de Karolis Kaupinis – Divulgação

Fechando os exclusivos de novembro, “Cemetery” mistura mito e realidade ao seguir um elefante do Sri Lanka em meio a um desastre natural. Com imagens de outro mundo e uma paisagem transcendente, é um documentário experimental expõe as duras realidades da caça furtiva. Por fim, “Overseas” segue um grupo de mulheres nas Filipinas enquanto treinam para tornarem-se trabalhadoras domésticas no exterior. O inovador documentário da diretora sul-coreana Yoon Sung-A mistura reencenações, sequências estilizadas e takes observacionais para elaborar uma representação simpática e esclarecedora do trabalho doméstico no mundo moderno.

Especiais

Inspirado em provérbios como “É impossível parar de pensar”, “Amigos dos meus amigos são meus amigos” ou “Aquele que fala demais acaba prejudicando a si mesmo”, o diretor da Nouvelle Vague Éric Rohmer criou seu maravilhoso ciclo “Comédias e Provérbios”. A MUBI celebra o 100° aniversário do cineasta com “Full Moon in Paris”, “The Green Ray” e “My Girlfriend’s Boyfriend”.

"My Girlfriend's Boyfriend" (1987), de Éric Rohmer - Divulgação
“My Girlfriend’s Boyfriend” (1987), de Éric Rohmer – Divulgação

A diretora Pelin Esmer também está em foco na MUBI este mês. Ela se destaca por sua identidade artística e abordagem original no cinema contemporâneo turco. Esmer iniciou sua carreira como assistente de produção e continuou nessa jornada até 2002, quando focou sua energia em seu primeiro longa, “The Collector”. Ela criativamente ambienta seus filmes na ambiguidade entre documentário e ficção, colocando à prova a relação do cinema com a realidade. Também poderão ser vistos na MUBI os filmes “The Play” e “10 to 11”.

Por fim, mas não menos importante, “Banquete Coutinho” analisa a obra de Eduardo Coutinho, mantendo acesa as inquietações do cineasta que fez documentários emblemáticos como “Cabra Marcado Para Morrer”, “Edifício Master” e “Jogo de Cena”, entre outros. O longa tem direção de Josafá Veloso e você pode ler nossa crítica aqui.

"Banquete Coutinho" (2019), de Josafá Veloso - Divulgação
“Banquete Coutinho” (2019), de Josafá Veloso – Divulgação

Confira abaixo a agenda mensal completa da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Novembro/2020

DataTítuloDiretorCategoria/contexto
1/11My Friend VictoriaJean-Paul Civeyrac
2/11Full Moon in ParisÉric RohmerÉric Rohmer: Comédias e Provérbios
3/11Profit Motive and the Whispering WindJohn GianvitoRedescobertas
4/11Entire Days TogetherLuise DonschenBreves Encontros
5/11The CollectorPelin EsmerFoco em Pelin Esmer
6/11Music and ApocalypseMax Linz
7/11The Green RayÉric RohmerÉric Rohmer: Comédias e Provérbios
8/11TidelandTerry Gilliam
9/11Nova LituaniaKarolis KaupinisEstreantes
10/11Banquete CoutinhoJosafá VelosoNovo Cinema Brasileiro
11/11The PlayPelin EsmerFoco em Pelin Esmer
12/11Winter NomadsManuel von Stürler
13/11My Girlfriend’s BoyfriendÉric RohmerÉric Rohmer: Comédias e Provérbios
14/11Four LionsChristopher Moris 
15/11CharismaKiyoshi KurosawaO Estranho Universo de Kyoshi Kurosawa
16/11The HedonistsJia Zhangke 
17/11Chris the SwissAnja Kofmel 
18/11CemeteryCarlos CasasDesvendados
19/1110 to 11Pelin EsmerFoco em Pelin Esmer
20/11The Haunted CastleF. W. Murnau 
21/11Belle toujoursManoel de Oliveira 
22/11Dernier MaquisRabah Ameur-ZaïmecheRabah Ameur-Zaïmeche e os Aspectos da História
23/11EXT. NightAhmad Abdalla 
24/11Story Of JudasRabah Ameur-ZaïmecheRabah Ameur-Zaïmeche e os Aspectos da História
25/11OverseasYoon Sung-APerspectivas
26/11Germany Year ZeroRoberto Rossellini 
27/11NimicYorgos LanthimosVisionários
28/11Wuthering HeightsAndrea Arnold
29/11August at Akiko’sChristopher Makoto Yogi 
30/11The TerrorizersEdward Yang

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.