cinematório café: Entrevista com Allan Deberton, diretor de “Pacarrete”

O diretor Allan Deberto ao lado dos atores João Miguel e Marcélia Cartaxo no set de "Pacarrete" (2019) - Foto: Luiz Alves/Vitrine Filmes
O diretor Allan Deberton ao lado dos atores João Miguel e Marcélia Cartaxo no set de “Pacarrete” (2019) – Foto: Luiz Alves

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM



Nesta edição, o cinematório café conversa com Allan Deberton, diretor do filme “Pacarrete”.

Protagonizado pela atriz Marcélia Cartaxo, o longa-metragem foi rodado no município de Russas, interior do Ceará, cidade-natal do diretor. Marcélia interpreta a personagem-título, uma bailarina incomum que, na véspera da festa de 200 anos de sua cidade, decide fazer uma apresentação de dança, como presente para o povo. No entanto, parece que ninguém se importa com os esforços e com a arte de Pacarrete.

Falando de arte e resistência, o filme se tornou uma das produções brasileiras mais elogiadas por público e crítica nos 39 festivais por onde já passou. O mais marcante deles foi o Festival de Gramado de 2019, do qual “Pacarrete” foi o grande vencedor, recebendo oito Kikitos, entre eles os de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz.

Ouça nossa entrevista com Allan Deberton para conhecer os bastidores de “Pacarrete”, inclusive a história de Maria Araújo Lima, a personagem da vida real que marcou a infância de Allan e se tornou a inspiração para o seu primeiro longa-metragem.

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

— Trailer do filme:

 

— Reportagem da TV Diário com os moradores de Russas que ajudaram na realização do filme:

 

— Entrevista do Cinevitor com Marcélia Cartaxo e Soia Lira no 26º Festival de Vitória:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.