cinematório café: “O Gambito da Rainha”

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM



Nesta edição, o cinematório café discute a minissérie “O Gambito da Rainha” (The Queen’s Gambit, 2020), que se tornou a produção mais vista da história da Netflix, com mais de 62 milhões de visualizações, segundo dados da própria plataforma.

Criada por Scott Frank (“Logan”) e Allan Scott (“Inverno de Sangue em Veneza”) e baseada no livro de Walter Tevis, a minissérie traz Anya Taylor-Joy (“A Bruxa”, “Fragmentado”) no papel de Beth Harmon, uma enxadrista de atitude e inteligência que almeja o sucesso no mundo majoritariamente masculino do xadrez.

Ao longo de sete episódios que totalizam pouco mais de 6 horas e meia de duração, nós acompanhamos o percurso de amadurecimento de Beth, desde a infância difícil e traumática em um orfanato até o seu principal desafio competindo em um torneio mundial na Rússia.

O elenco também traz Marielle Heller, Thomas Brodie-Sangster, Harry Melling, Moses Ingram, Bill Camp e Marcin Dorocinski.

Quem se senta à mesa conosco para conversar sobre “O Gambito da Rainha” é Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

No New York Times (com tradução da Folha), um especialista em xadrez diz o que está certo e errado nos jogos retratados na minissérie.

— Trailer:

 

— Making of da Netflix:

 

— Entrevista com o elenco:

 

— Vídeo-ensaio:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.