Belas Artes À La Carte: os filmes que estreiam em janeiro no cardápio

Com novas adições a cada semana, o Belas Artes À La Carte é uma das plataformas de streaming mais interessantes do mercado pela curadoria de filmes clássicos, de vários países e épocas, e obras contemporâneas diferenciadas. Entre os destaques de janeiro,  a 11ª edição do festival My French Film Festival, que acontece do dia 15 deste mês ao dia 15 de fevereiro, apresenta uma seleção de obras francesas. No dia 7 de janeiro, fica disponível “As Quatro Irmãs” (1933), de George Cukor, longa-metragem baseado no livro “Mulherzinhas”, escrito por Louisa May Alcott. Também vale conferir os filmes cômicos do diretor italiano Steno (1917-1988), “Psicosíssimo” e “Quanto Mais Frio Melhor”; além de “Sonho de Uma Noite de Verão” (1968), do inglês Peter Hall, e “O Hotel Às Margens do Rio” (2018), do coreano Hong Sang-Soo; entre outros.

Confira o calendário com todas as estreias:

7 de janeiro



“Psicosíssimo” (Psycossisimo, Itália, 1961, 92min)

Direção: Steno

Elenco: Ugo Tognazzi, Raimondo Vianello, Edy Vessel

Sinopse: Ugo e Raimondo, dois atores sem dinheiro, mostram a um produtor a cena de um filme fingindo matar Marcella, a esposa de Ugo. Os dois, no entanto, são vistos por Arturo, que os considera dois autênticos assassinos e os contrata para matar sua esposa Annalisa. Annalisa, por sua vez, trama a morte de seu marido. Além disso, Marcella está com inveja da viúva Scarponi, que também está apaixonada por seu marido, Ugo, e quer matar o suposto amante de Ugo. Alguém será capaz de completar seus planos diabólicos e escapar da polícia?

Uma comédia policial que faz paródia de “Psicose”, de Alfred Hitchcock. O diretor italiano Stefano Vanzina (1917–1988), que assinava com o pseudônimo Steno, realizou uma série de comédias populares, muitas vezes estreladas por Toto ou Bud Spencer. Além de diretor e roteirista, Steno também foi um talentoso cartunista.

 

“Charada” (Charade, EUA, 1963, 113min, 14 anos)

Direção: Stanley Donen

Elenco: Cary Grant, Audrey Hepburn, Walter Matthau

Sinopse: Romance e suspense acontecem em Paris, quando uma mulher é perseguida por vários homens que querem uma fortuna que seu marido assassinado roubou. Em quem ela pode confiar?

Indicado ao Oscar 1964 de Melhor Canção Original (Henry Mancini e Johnny Mercer). Devido ao suspense, à presença de Cary Grant, à estrutura do roteiro e às frequentes reviravoltas da trama, muitas pessoas acreditam se tratar de um filme de Alfred Hitchcock, uma confusão que levou muitos fãs a chamá-lo de “o melhor filme de Hitchcock, que Hitchcock jamais fez”. Segundo Audrey Hepburn, a cena em que ela derrama sorvete no terno de Cary Grant foi inspirada em um acidente real, quando ela derramou vinho tinto no terno dele em um jantar.

 

“Dalida” (Dalida, França, 2016, 127min, 12 anos)

Direção: Lisa Azuelos

Elenco: Sveva Alviti, Riccardo Scamarcio, Jean-Paul Rouve

Sinopse: Baseado na história verídica do aclamado ícone da música “Dalida”, nascida no Cairo, que ganhou fama nos anos 50, cantando em francês, espanhol, árabe, hebraico, alemão, italiano, tocando no premiado filme de Youssef Chahine “Le Sixième Jour”, e que mais tarde cometeu suicídio em 1987 em Paris, depois de vender mais de 130 milhões de discos em todo o mundo.

 

“As Quatro Irmãs” (Little Women, EUA, 1933, 115min)

Direção: George Cukor

Elenco: Katharine Hepburn, Joan Bennett, Paul Lukas

Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, um painel da vida de quatro irmãs que tem como chefe da família a mãe, pois o pai está lutando com as tropas. A situação financeira da família é precária. Elas são ajudadas por um rico vizinho e seu tutor, mas mesmo assim existem limites nestes tempos difíceis. O tutor se casa com uma das irmãs, mas o jovem e rico vizinho é rejeitado por outra, que decide partir sozinha para Nova York mas retorna quando sua irmã, que já tinha estado gravemente enferma, volta a piorar de maneira assustadora.

“As Quatro Irmãs”, de George Cukor

 

14 de janeiro

Festival – MY FRENCH FILM FESTIVAL

De 15 de janeiro a 15 de fevereiro

 

21 de janeiro

“As Oito Vítimas” (Kind hearts and Coronets, Reino Unido, 1949, 106min)

Direção: Robert Hamer

Elenco: Dennis Price, Alec Guinness, Valerie Hobson

Sinopse: Na véspera de sua execução, Louis (Dennis Price), condenado à morte, começa a recordar toda sua vida. Tudo começou quando sua mãe, uma bela jovem que pertencia à aristocracia, decidiu fugir de casa e se casar com um cantor de ópera. Ela logo ficou viúva, mas continuou sendo rejeitada pela família, que sequer permitiu que ela fosse enterrada no mausoléu da família anos mais tarde. Revoltado, Louis jurou vingar-se de todo o clã e recuperar seu título de nobreza.

 

“Quanto Mais Frio Melhor” (A noi piace freddo…!, ItáIia, 1960, 110min)

Direção: Steno

Elenco: Ugo Tognazzi, Yvonne Furneaux, Raimondo Vianello

Sinopse: Um relato cômico dos acontecimentos em Roma em 1943, quando o exército aliado e os guerrilheiros lutaram contra os nazistas.

 

“A Árvore dos Frutos Selvagens” (Ahlat Agaci, Turquia, 2018, 188min, 14 anos)

Direção: Nuri Bilge Ceylan

Elenco: Dogu Demirkol, Murat Cemcir, Bennu Yildirimlar

Sinopse: Sinan é um jovem apaixonado por literatura que sempre sonhou em se tornar um grande escritor. Ao retornar para o vilarejo em que nasceu, ele faz de tudo para conseguir juntar dinheiro e investir na sua primeira publicação. O problema é que seu pai deixou uma dívida que atrapalhará os seus planos.

O roteiro escrito pelo diretor Nuri Bilge Ceylan, como de costume, traz citações da obra de grandes nomes da literatura, entre eles Anton Chekhov e Fyodor Dostoevsky. A cidade turca Çanakkale, onde a história se passa, é também onde o diretor Nuri Bilge Ceylan passou a infância. O filme recebeu 15 minutos de aplausos de pé no Festival de Cannes.

 

“Dois Homens Contra uma Cidade” (Deux Hommes Dans La Ville, França | Itália, 1973, 100min)

Direção: Jose Giovanni

Elenco: Alain Delon, Jean Gabin, Mimsy Farmer

Sinopse: Um ex-assaltante de banco é libertado após 10 anos de prisão. Ele recebe ajuda de uma assistente social, mas é assediado por um velho policial de seu passado.

 

28 de janeiro

“O Hotel Às Margens do Rio” (Gangbyeon Hotel, Coréia do Sul, 2018, 96min)

Direção: Hong Sang-Soo

Elenco: Ju-bong Gi, Min-hee Kim e Hae-hyo Kwon

Sinopse: Um poeta de idade avançada está convencido de que vai morrer. No que podem ser seus últimos dias de vida ele arruma estadia de graça em um hotel e chama seus filhos para visitá-lo. Traída pelo homem com quem vivia, uma jovem mulher busca estadia no mesmo hotel, tendo sua vida casualmente entrelaçada nessa história.

Filme inédito nos cinemas brasileiros. Ju-bong Gi ganhou melhor ator no Festival Internacional de Locarno. Sexto filme do diretor Hong Sang-soo com a atriz Kim Min-hee.

 

“Sonho de Uma Noite de Verão” (Midsummer Nights Dream, Reino Unido | EUA, 1968, 124min, 14 anos)

Direção: Peter Hall

Elenco: Derek Godfrey, Barbara Jefford, Nicholas Selby, Judi Dech

Sinopse: As aventuras de quatro jovens amantes, um grupo de atores amadores e suas interações com fadas vêm à tona em uma floresta iluminada pela luz da lua.

Sonho de Uma Noite de Verão, de Petter Hall/ Foto: David Farrell/Getty Images

 

“Uma Cama para Três” (Gazon Maudit, França, 1994, 104min)

Direção: Josiane Balasko

Elenco: Victoria Abril, Josiane Balasko, Alain Chabat

Sinopse: Depois de saber das infidelidades do marido, uma dona de casa convida uma lésbica itinerante para morar com eles. Nenhuma de suas vidas será a mesma novamente.

 

“Cavadoras de Ouro” (Gold Diggers of 1933, EUA, 1933, 97min)

Direção: Mervyn LeRoy

Elenco: Warren William, Joan Blondell, Aline MacMahon

Sinopse: Um grupo de dançarinas da Broadway perde o emprego durante a Grande Depressão nos EUA. Um rico compositor resolve financiar um novo espetáculo, mas quando seu irmão ameaça o projeto, as garotas precisam dar um jeito de arrecadar dinheiro.

Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.