Ecrã, Cinefantasy e mais festivais serão online e estão com inscrições abertas

Com a pandemia de Covid-19 infelizmente ainda impossibilitando a realização da maioria dos festivais e mostras de cinema com a presença do público no Brasil, diversos eventos já se organizam para que suas edições de 2021 aconteçam online, a exemplo do ano passado.

Dedicado ao cinema autoral e experimental, e um dos primeiros a adotar o formato online em 2020, o Festival Ecrã confirmou que sua quinta edição também será em ambiente virtual, no período de 15 a 28 de julho. Realizadores podem inscrever seus filmes até 28 de março.

Confira abaixo quais são os demais festivais e mostras que estão com inscrições abertas nestes primeiros meses do ano:



5º Festival Ecrã - DivulgaçãoFestival Ecrã

Tendo em vista a proximidade da próxima edição, o alto de número de casos de COVID-19 e com a consciência do espaço utilizado para as atividades do evento como cinema e museu, a organização decidiu, por precaução, seguir os protocolos utilizados na quarta edição e manter as atividades online. As inscrições de filmes vão até 28 de março neste link e o evento será de 15 a 25 de julho.

11º Cinefantasy - DivulgaçãoCinefantasy

As inscrições para a 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico terminam em 7 de fevereiro. Os interessados podem enviar seus filmes, entre longas e curtas, através deste link. A temática precisa ser fantástica: de horror, ficção científica e/ou fantasia, western, thriller e ação, podendo ser na categoria ficção, animação ou documentário. Os premiados receberão o troféu José Mojica Marins e as produções brasileiras concorrem a vários prêmios de parceiros institucionais do festival. Além disso, os melhores filmes brasileiros de curta e longa-metragem serão indicados para o disputado Prêmio FANTLATAM, premiação internacional da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico. A grande novidade do 11º Cinefantasy é a mostra de curta-metragem Fantastic Black Power, dedicada exclusivamente a filmes dirigidos por realizadores negros. O evento acontecerá online entre 18 de 29 de março.

2ª Mostra Macambira - DivulgaçãoMacambira

A Mostra Macambira chega à 2º edição com o objetivo de difundir e debater a produção audiovisual dirigida por realizadoras brasileiras (cis, trans, travestis, não bináries) e promover a exibição gratuita e não-competitiva de obras nos formatos de curta e longa-metragem. Para se inscrever, a realizadora precisa preencher o formulário que está disponível neste link. Podem participar curtas finalizados a partir de janeiro de 2018, sem restrição de gênero, desde que dirigidos por mulheres de nacionalidade brasileira. É permitida também a inscrição de obras que tenham sido codirigidas com homens. O evento será realizado virtualmente nos dias 25 a 27 de fevereiro e os curtas selecionados ficarão disponíveis na plataforma Cardume no período da mostra.

Santos Film Fest 2021 Online - DivulgaçãoSantos Film Fest

O Santos Film Fest — Festival Internacional de Cinema de Santos chega em 2021 em uma edição especial e virtual. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 8 de fevereiro neste link, para as Mostras Competitivas nacionais (com produções audiovisuais brasileiras contemporâneas) e internacionais (apresentando ao público produções que nem sempre encontram espaço no circuito comercial por aqui). O evento acontecerá entre os dias 16 e 23 de março e terá o diferencial de dar protagonismo integral à presença das mulheres no mercado audiovisual. Por isso, são aceitas inscrições apenas de filmes realizados por elas. A organização também já prepara a 6ª edição do Santos Film Fest, que pretende ser presencial, entre 22 a 29 de junho. O foco será a produção nacional de filmes infantis, animações e produções de gênero (ficção científica, terror, ação).

Pajubá

Com a proposta de criar um diálogo entre a linguagem audiovisual com a cultura LGBTI+ fluminense e brasileira, funcionando como um espaço de difusão, reflexão, consciência e celebração de suas potencialidades, o 1º Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro recebe inscrições de curtas-metragens até 12 de fevereiro neste link. Serão selecionadas 30 produções, divididas em três mostras competitivas (Brasil Ficção, Brasil Documentário e Regional Fluminense), para a exibição online e gratuita durante o evento, que acontecerá em março. Ao final, público e um júri técnico elegerão os premiados em categorias como melhor filme, atuação e prêmio especial. Os mais votados ainda receberão os filmes em formato de acessibilidade. A programação levará em conta narrativas LGBTI+ que trazem as lutas políticas, tragédias, mas também alegrias, celebrações, pesquisas e experimentações estéticas e de linguagem cinematográfica.

Festival Curta o Curta 20 Anos - DivulgaçãoCurta o Curta

Pioneiro na exibição de curtas na internet brasileira, o site Curta o Curta completa 20 anos e, para celebrar, realiza um festival com filmes feitos a partir do ano 2000. Cada curta selecionado ganhará R$ 500 pela participação no evento, que será online, dias 12, 13 e 14 de março. As inscrições podem ser feitas até 22 de fevereiro através deste link. Podem participar curtas brasileiros com até 15min de duração, de todos os gêneros. Um júri formado pelo produtor Cavi Borges e pela atriz e diretora Helena Ignez definirá três destaques que ganharão mais R$ 500 reais de premiação.

Com informações das assessorias de imprensa dos festivais.