MUBI: todos os filmes que estreiam em fevereiro

Em fevereiro, a MUBI dá sequência à parceria com o My French Film Festival, exibindo uma seleção de novas produções francesas, incluindo o irreverente documentário de Sébastien Lifshitz, “Adolescents”.

Outros festivais também estão em destaque na plataforma. Com a edição de 2021 do Festival de Berlim ocorrendo em ambiente virtual em março, a MUBI selecionou cinco dos melhores títulos da última edição para exibir ao longo do mês. Entre eles, “If it Were Love”, um documentário de Gisèle Vienne sobre a criação do Crowd para a cena rave dos anos 90 em Viena.

"Meanwhile on Earth" (2020), de Carl Olsson - Divulgação
“Meanwhile on Earth” (2020), de Carl Olsson – Divulgação

O Festival de Roterdã também acontece no próximo mês e a MUBI relembra a edição do ano passado com uma coleção especial de filmes. A seleção apresenta as estreias exclusivas em streaming de longas que foram destaque no evento, como o documentário de Carl Olsson sobre a indústria funerária, “Meanwhile on Earth”, e a meditação subaquática hipnótica de Kaori Oda, “Cenote”.



Dentro da série Estreantes, que exibe os primeiros longas de diretores que estão nos holofotes da indústria, destaque para a estreia ousada de Cathy Yan (“Aves de Rapina”) com “Dead Pigs”. Aclamado pela crítica em Sundance em 2018, o filme é uma sátira social baseada em eventos reais, e conta com um elenco formado por Vivian Wu, Mason Lee e Zazie Beetz.

"Dead Pigs" (2018), de Cathy Yan - Divulgação
“Dead Pigs” (2018), de Cathy Yan – Divulgação

Outro lançamento que vale a pena conhecer na MUBI em fevereiro é “Liberté”, o irreverente e provocante filme de Albert Serra, que estreia com exclusividade na plataforma. O longa narra as histórias do estilo de vida dos libertinos do século 18, e teve sua estreia mundial na sessão Un Certain Regard do Festival de Cannes 2019.

"Liberté" (2019), de Albert Serra - Divulgação
“Liberté” (2019), de Albert Serra – Divulgação

O especial Wim Wenders, o mais pedido da MUBI, continua em fevereiro. A plataforma exibe “Notebook on Cities and Clothes”, documentário que correlaciona a moda e o cinema ao analisar a carreira de Yohji Yamamoto. O mês ainda contempla “Tão Longe, Tão Perto”, continuação de “Asas do Desejo”, e “Buena Vista Social Club”, aclamado documentário que acompanha a história de um dos grupos musicais mais famosos de Cuba.

Do cinema brasileiro, dois longas de realizadoras premiadas entram na plataforma: “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, e “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas.

Exclusivos MUBI:

— “Meeting the Man: James Baldwin In Paris” (Terence Dixon, 1970): nova restauração do curta de 1971 que segue o grande escritor James Baldwin enquanto ele vaga pelas ruas de Paris refletindo sobre fama, arte e seu status como um negro americano na capital francesa.

— “Stump the Guesser” (Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson, 2020): um filme mudo em preto e branco baseado nos caminhos iniciais do cinema soviético. Foi dirigido por seis mãos e estrelado por Adam Brook. Estreou na 70º Berlinale e fez parte do top 10 do Festival de Toronto de 2020.

— “The Sky is on Fire” (Emmanuel van der Auwera, 2019): curta do artista belga Emmanuel Van der Auwera, estreou em Roterdã e é diferente de tudo que a MUBI já exibiu. Fazendo uso de imagens geradas por computador, o cineasta cria uma reflexão assombrosa e visualmente impressionante sobre a vida moderna.

"The Sky is on Fire" (2019), de Emmanuel van der Auwera - Divulgação
“The Sky is on Fire” (2019), de Emmanuel van der Auwera – Divulgação

Confira abaixo a agenda mensal completa da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Fevereiro/2021

DataTítuloDiretorCategoria/contexto
1/2CenoteKaori OdaDireto de Rotterdam
2/2Meeting the Man: James Baldwin In ParisTerence DixonRedescobertos
3/2AdolescentsSébastien LifshitzFrom France with Love
4/2For the Time BeingSalka TizianaDireto de Rotterdam
5/2No Home MovieChantal Akerman 
6/2Meanwhile on EarthCarl OlssonDireto de Rotterdam
7/2KuessipanMyriam VerreaultFrom France with Love
8/2A Perfectly Normal FamilyMalou ReymannDireto de Rotterdam
9/2Notebook on Cities and ClothesWim WendersWim Wenders: Jornadas sem volta
10/2Stump the GuesserGuy Maddin, Evan Johnson, Galen JohnsonVisionários
11/2If it Were LovePatric ChihaDireto da Berlinale
12/2Dead PigsCathy YanEstreantes
13/2Era o Hotel CambridgeEliane Caffé
14/2LibertéAlbert SerraMUBI Spotlight
15/2Sinfonia de NecrópoleJuliana Rojas
16/2Faraway, so close!Wim WendersWim Wenders: Jornadas sem volta
17/2Uppercase PrintRadu JudeDireto da Berlinale
18/2The TerritoriesIván Granovsky 
19/2MadameStéphane RiethauserFrom France with Love
20/2DiggerGeorgis GrigorakisDireto da Berlinale
21/2The King of ComedyMartin Scorsese
22/2You Will Know What to Do with MeKatina Medina Mora
23/2Buena Vista Social ClubWim WendersWim Wenders: Jornadas sem volta
24/2The Sky is on FireEmmanuel van der AuweraBreves Encontros
25/2Beyond CluelessCharlie Shackleton
26/2Queen of EarthAlex Ross Perry
27/2LegendRidley Scott
28/2Ciro & yoMiguel Salazar

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.