Belas Artes À La Carte: os filmes que estreiam em março no cardápio

Com novas adições a cada semana, o Belas Artes À La Carte é uma das plataformas de streaming mais interessantes do mercado brasileiro, com curadoria de filmes clássicos, de vários países e épocas, e obras contemporâneas diferenciadas.

Entre os destaques de março: “O médico e o charlatão”, clássica comédia de Mario Monicelli com Vittorio De Sica, Marcello Mastroianni e Marisa Merlini no elenco; “Sangue do Meu Sangue”, de Marco Bellocchio, vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza de 2015; uma seleção especial de horror alemão, com “Nosferatu”, “A morte cansada” e “As mãos de Orlac”; e ainda “Neste mundo e no outro”, comédia da renomada dupla Michael Powell e Emeric Pressburger.

A plataforma realiza ainda duas mostras: a 24ª edição do Cultura Inglesa Festival, com uma seleção do cinema britânico; e a Mostra Isabelle Huppert, em homeagem ao Mês das Mulheres.



Confira o calendário com todas as estreias:

4 de março

Conversando com mamãe (Conversaciones com mama)
Argentina, 2004, Drama, 90min

Direção: Santiago Carlos Oves

Elenco: China Zorrilla, Eduardo Blanco, Ulises Dumont

Sinopse: Jaime perdeu o emprego e tem que sustentar sua esposa, filho e filha. Pressionado por essa situação, ele visita sua mãe, que mora em um apartamento de sua propriedade, para pedir que ela se mude com ele para que ele venda o apartamento. Mas ela não vai cooperar. E, para surpresa de Jaime, ela também tem namorado!

Curiosidades: No papel da mamãe do título está a uruguaia China Zorrilla (1922–2014), a inesquecível Elsa, de “Elsa & Fred”. O diretor argentino Santiago Carlos Oves (1941-2010) realizou seu primeiro longa em 1987, “Revancha de Un Amigo”, estrelado por Ricardo Darín. No Brasil, “Conversando com Mamãe” teve uma elogiada adaptação teatral, em 2014, com Beatriz Segall e Herson Capri nos papeis de mãe e filho.

O corcunda de Notre Dame (The Hunchback of notre dame)
EUA, 1939, Drama, 117min

Direção: William Dieterle

Elenco: Charles Laughton, Maureen O’Hara, Cedric Hardwicke

Sinopse: Quasímodo, o deformado sineiro da catedral de Notre Dame, localizada em Paris, é injustamente condenado a ser açoitado. Quando pede água apenas uma cigana sente compaixão por ele. Quando ela é injustamente acusada de assassinato, ele decide protegê-la.

Curiosidades: O único filme exibido no primeiro Festival de Cannes (o restante do festival foi cancelado quando Adolf Hitler invadiu a Polônia em 1 de setembro de 1939). Este foi o primeiro trabalho da irlandesa Maureen O’Hara nos Estados Unidos, e ela foi convidada após o ator Charles Laughton, que já havia trabalhado com ela em Londres, insistir que a atriz seria a Esmeralda perfeita para o filme. Para interpretar de forma convincente um personagem ensurdecido pelo toque dos sinos da catedral, Charles Laughton teve seus ouvidos tampados com cera para que ele não reagisse a nenhum som inesperado.

Yves Montand: uma vida imaginada (Trois places pour la 26)
França, 1988, Drama, 106min

Direção: Jacques Demy

Elenco: Yves Montand, Mathilda May, Françoise Fabian

Sinopse: Um pseudo-documentário sobre a vida de Yves Montand, que interpreta a si mesmo, nesta homenagem à sua longa carreira. Durante uma digressão musical, Montand regressa a Marselha e revisita os muitos destaques da sua vida, encontrando figuras do seu passado e relembrando os velhos tempos.

Curiosidades: Penúltimo trabalho do grande diretor francês Jacques Demy (1931–1990), realizador do clássico “Os Guarda-Chuvas do Amor” (1964), Palma de Ouro no Festival de Cannes. Para Jacques Demy, o filme foi bastante familiar: o figurino foi feito por sua filha adotiva Rosalie Varda, filha de sua esposa Agnès Varda e de seu ex-amante Antoine Bourseiller, que também desempenha um papel no filme; o filho de Agnès e Jacques, Mathieu Demy e um enteado de Antoine chamado Christophe Bourseiller, junto com Katy Varda, sobrinha de Agnès, fizeram parte do elenco. A trilha musical foi assinada por Michel Legrand (1932–2019), o mesmo de “Os Guarda-Chuvas do Amor, compositor francês 3 vezes ganhador do Oscar.

O médico e o charlatão (Il medico e lo stregone)
Itália, 1957, Comédia, 102min

Direção: Mario Monicelli

Elenco: Vittorio De Sica, Marcello Mastroianni, Marisa Merlini

Sinopse: A comédia “O Médico e o Charlatão” (1957) conta a saga de um médico que vai morar em uma pequena cidade, abre um consultório e tenta implantar campanhas de saúde para tratar a população segundo os princípios científicos. Ele, no entanto, precisa enfrentar a crença popular no curandeiro local, um homem idolatrado pelos habitantes locais

Curiosidades: A atriz Marisa Merlini (1923–2008) trabalhou em filmes de grande sucesso do cinema italiano, entre eles “Pão, Amor e Fantasia” (1953), de Luigi Comencini. O diretor Mario Moniccelli foi duas vezes indicado ao Oscar de Melhor Roteiro, por “Os Companheiros” (1963) e “Casanova 70” (1965). O roteiro foi coescrito por Ennio De Concini (1923–2008), ganhador do Oscar de Melhor Roteiro por “Divórcio à Italiana” (1961), prêmio compartilhado com Alfredo Giannetti e Pietro Germi.

11 de março

Sessão especial de justiça (Section Speciale)
França |Itália | Alemanha Ocidental, 1975, Drama, 118min

Direção: Constantin Costa-Gavras

Elenco: Louis Seigner, Hans Bennent, Pierre Dux, Julien Guiomar, Ivo Garrani, Michael Lonsdale, Claude Pieplu

Sinopse: Na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um oficial alemão é assassinado. O governo colaboracionista de Vichy decide atribuir o assassinato a seis pequenos criminosos. Juízes leais são chamados para condená-los o mais rápido possível.

Curiosidades: Por este filme o diretor grego Costa-Gavras dividiu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes 1975 com o canadense Michel Brault (1928–2013), pelo filme “Les Ordres”. Indicado ao Globo de Ouro 1976 de Melhor Filme Estrangeiro. O diretor Costa-Gavras recebeu o Oscar 1983 de Melhor Roteiro pelo Filme “Missing”, dirigido por ele.

Jejum de amor (His Girl Friday)
EUA, 1940, Comédia, 92min

Direção: Howard Hawks

Elenco: Cary Grant, Rosalind Russell, Ralph Bellamy

Sinopse: Na noite de seu novo casamento, a repórter Hildy Johnson é convencida a fazer mais uma pauta por seu editor e ex-marido, Walter Burns. Enquanto entrevista um homem condenado, Hildy percebe que seu enforcamento é uma armação para conseguir votos. Espontaneamente ela ajuda o homem a escapar.

Curiosidades: Rosalind Russell pensou, enquanto filmava, que ela não tinha tantas falas boas quanto Cary Grant, então ela contratou um redator publicitário, por meio de seu cunhado, e o fez escrever falas mais inteligentes para seus diálogos com Grant. Ginger Rogers revelou que lhe foi oferecido o papel de Hildy Johnson, mas ela leu o roteiro e recusou a proposta antes de saber que iria contracenar com Cary Grant, o que lhe causou grande arrependimento depois de saber que ele estaria no filme. Este é um dos filmes favoritos de Quentin Tarantino.

Sangue do Meu Sangue (Sangue del mio sangue)
Itália, 2015, Drama, 107min

Direção: Marco Bellocchio

Elenco: Roberto Herlitzka, Pier Giorgio Bellocchio, Lidiya Liberman

Sinopse: Federico é confundido com seu irmão gêmeo padre e é seduzido pela freira Benedetta, que acaba condenada a ser murada viva. Anos depois, um outro homem de nome Federico retorna à construção onde tudo aconteceu e descobre que um estranho conde ainda vive lá, mas só aparece à noite.

Curiosidades: Um dos atores principais, Pier Giorgio Bellocchio, é filho do diretor. Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza de 2015. A atriz Alba Rohrwacher, a mesma de “As Maravilhas” (2014), já havia trabalhado com o diretor Marco Bellocchio, no aclamado “A Bela que Dorme” (2012).

Volere, Volare – A comédia (Volare, Volare)
Itália, 1991, Comédia, 94min

Direção: Guido Manuli, Maurizio Nichetti

Elenco: Maurizio Nichetti, Angela Finocchiaro, Mariella Valentini

Sinopse: Martina é uma profissional cujos clientes são inofensivos, embora excêntricos; ela se vê como uma assistente social. O tímido Maurizio dubla o som para desenhos animados, enquanto seu irmão extrovertido dubla material mais picante e conquista as garotas. Depois que Maurizio acidentalmente ajuda Martina em alguns de seus encontros, ela decide descobrir se ele quer ajudar regularmente. Seja ou não a possibilidade de romance, Maurizio fica horrorizado ao descobrir no primeiro encontro que suas mãos foram substituídas por outras de desenho animado com mente própria.

Curiosidades: Filme vencedor do prêmio David di Donatello de Melhor Roteiro. O diretor e ator Maurizio Nichetti ficou famoso internacionalmente pela comédia “Ladrões de Sabonete” (1989). A trilha sonora inclui “Funeral March of a Marionette”, música composta por Charles Gounod, em 1872, e escolhida por Alfred Hitchcock como tema da sua série de TV “Alfred Hitchcock Presents” (1955).

18 de março

Confissões de um tira (Flic story)
França | Alemanha, 1975, Crime, 112min

Direção: Jacques Deray

Elenco: Denis Manuel, Jean-Louis Trintignant, Alain Delon, Renato Salvatori, André Pousse, Marco Perrin

Sinopse: Este filme retrata a autêntica história da caça ao perigoso criminoso Emile Buisson, que escapou da prisão em 1947. Durante três anos, Buisson conseguiu se esconder do detetive Borniche matando repetidamente seus informantes. Quando finalmente for capturado com a ajuda do pequeno criminoso Paul, Buisson terá cometido mais de 100 roubos e matado 30 pessoas.

Curiosidades: Émile “Mimile” Buisson, em cuja história o roteiro do filme se baseou, era um gângster inimigo nº 1 da sociedade francesa nos anos 1950, sendo responsável por mais de trinta assassinatos e cem assaltos. Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso retratado no filme, não aceitou a forma como a vida de Émile Buisson foi retratada, mas se calou diante de um cheque generoso que Alain Delon deu a ele. O diretor Jacques Deray foi aconselhado a convidar o ator André Pousse para o papel de Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso protagonista, mas Deray não concordou e causou indignação no ator rejeitado, até que seu amigo Alain Delon interferiu na decisão e ele entrou para o elenco.

Puerto escondido (Puerto escondido)
Itália, 1992, Comédia, 110min

Direção: Gabriele Salvatores

Elenco: Diego Abatantuono, Valeria Golino, Claudio Bisio

Sinopse: Mario leva uma vida normal, trabalhando em um banco milanês. Sua rotina diária é destruída quando ele testemunha um assassinato e leva um tiro do assassino, um comissário de polícia demente. Para salvar sua vida, ele deve abandonar sua vida e fugir para Puerto Escondido, no México. Quando fica sem dinheiro, ele se junta a Alex e Anita, um casal de italianos que o levará a uma série de aventuras e encontros com traficantes de drogas, policiais corruptos e outros personagens estranhos.

Curiosidades: Um filme de Gabriele Salvatores, mesmo diretor de “Mediterrâneo” (1991), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e de “Estranhos Normais” (2010). Produzido por Mario Cecchi Gori (1920–1993), o mesmo de “O Carteiro e o Poeta”. Diego Abatantuono, um dos protagonistas, conheceu o diretor Gabriele Salvatores em 1985, e juntos eles realizaram diversos filmes importantes.

A caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora)
Alemanha, 1929, Drama, 109min

Direção: Georg Wilhelm Pabst

Elenco: Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer

Sinopse: A jovem dançarina Lulu se envolve com o dr. Schön, um rico dono de jornal. Ele está de casamento marcado, mas sua noiva, ao flagrá-lo com a amante, rompe o compromisso. Assim, o homem resolve se casar com Lulu. Depois de uma cena de ciúme, o marido tenta matá-la, mas Lulu escapa e, em legítima defesa, é ela quem o mata. Acusada de assassinato, a garota foge com Alwa, o filho da vítima e também apaixonado por ela. Os dois se envolvem num jogo de sedução, fugas e exploração sexual.

Nosferatu (Nosferatu)
Alemanha, 1922, Horror,

Direção: F.W. Murnau

Elenco: Max Schreck, Alexander Granach, Gustav von Wangenheim

Sinopse: Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

A morte cansada (Der müde Tod)
Alemanha, 1921, Thriller/Drama, 97min

Direção: Fritz Lang

Elenco: Bernhard Goetzke, Lil Dagover, Walter Janssen

Sinopse: Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem quando ele estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte.

As mãos de Orlac (Orlacs Hände)
Alemanha, 1924, Terror, 70min

Direção: Roberte Wiene

Elenco: Conrad Veidt, Alexandra Sorina, Fritz Strassny

Sinopse: Pual Orlac, um famoso pianista, perde as mãos em um acidente. Através de um procedimento ele consegue substituí-las, porém, o que Orlac não sabia é que as novas mãos pertenciam à um assassino.

Curiosidades: Considerado um dos mais aclamados filmes Austríacos, tanto de público quando de crítica. Na Alemanha e na Austria o filme foi proíbido para adolecentes, mesmo sem a indicação de conteúdo impróprio para menores.

25 de março

De amor e de sombras ( De Amor y de sombras)
Argentina | EUA, 1994, Drama, 103min

Direção: Betty Kaplan

Elenco: Antonio Banderas, Jennifer Connelly, Stefania Sandrelli

Sinopse: O Chile 1973 é governado pelo ditador Pinochet. Os ricos não veem a violência, o terror, as execuções, etc., incluindo Irene. Ela está noiva de um oficial do exército fascista. Ela conhece Francisco que abre os olhos para a verdade e o amor.

Curiosidades: Adaptação do livro “De Amor y de Sombra”, de Isabel Allende. Este foi o primeiro papel do espanhol Antonio Banderas como protagonista em um filme falado em inglês. Este é o primeiro longa da diretora A Betty Kaplan, que nasceu em Nova York, mas cresceu na Venezuela, e já recebeu diversos prêmios por documentários e produções realizadas para a TV americana.

Neste mundo e no outro (A Matter of Life and Death)
Reino Unido, 1946, Comédia, 104min

Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

Elenco: David Niven, Kim Hunter, Robert Coote

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial o avião do piloto inglês Peter Carter é abatido. Antes de cair ele faz contato com June, operadora de rádio da Força Aérea norte-americana, por quem se apaixona imediatamente. Ele salta para a morte, mas esta não chega. Surpreso com sua segunda chance, ele decide ir atrás de seu novo amor, mas um enviado do céu logo chega para levá-lo, informando que sua sobrevivência foi um equívoco.

Curiosidades: A enorme escada rolante que liga este mundo ao outro levou 3 meses para ser construída, tinha 106 degraus, cada um com 6 metros de largura, e era movido por um motor de 12 cavalos de potência. Foi durante uma visita a Hollywood, em 1945, que o diretor Michael Powell decidiu escalar a então desconhecida Kim Hunter para interpretar June, a criada americana, após ela ser recomendada por Alfred Hitchcock, que a conheceu durante testes de atores e atrizes para sua próxima produção, “Interlúdio” (1946). Michael Powell (1905–1990) e Emeric Pressburger (1902–1988) foi a mais renomada dupla de diretores do cinema, realizando clássicos como “Narciso Negro” e “Os Sapatinhos Vermelhos”, e Michael Powell foi eleito o quarto maior diretor de cinema da história da Grã-Bretanha, segundo o jornal The Telegraph, mas ele quase teve a carreira destruída por causa do perturbador “Peeping Tom: A Tortura do Medo” (disponível no À La Carte), que ele dirigiu sozinho, e foi retirado de cartaz após apenas 5 dias de seu lançamento na Inglaterra, por pressão da crítica e do público.

O Imigrante Russo (Nemez)
Alemanha, 2015, Drama, 97min

Direção: Stanislav Güntner

Elenco: Mark Filatov, Emilia Schüle, Alex Brendemühl

Sinopse: Dima é um alemão-russo que decide mudar de vida e ir para Berlin, para fugir de seu passado criminoso. Ele conhece a estudante de arte Nadja, por quem se apaixona. No entanto, as antigas conexões criminosas de Dima o perseguem e podem causar grandes desastres para ele e sua amada.

Curiosidades: Primeiro longa-metragem do diretor russo Stanislav Güntner. Longa de estreia do ator Mark Filatov no cinema. O ator Alex Brendemühl atuou com Marion Cotillard e Louis Garrel em “Um Instante de Amor” (2016), de Nicole Garcia.

Os homens que eu amei (Je vous aime)
França, 1980, Romance, 105min

Direção: Claude Berri

Elenco: Gérard Depardieu, Catherine Deneuve, Jean-Louis Trintignant, Alain Souchon, Serge Gainsbourg,

Sinopse: Uma mulher convida todos os quatro homens que amou na vida para o jantar da véspera de Ano Novo ao mesmo tempo e os reúne em sua casa. Em flashbacks sentimentais, eles se lembram dos tempos anteriores.

Curiosidades: O compositor, músico e ator francês” Serge Gainsbourg, que atua no filme, escreveu a trilha musical de “Os Homens que Eu Amei”, na qual se destaca a canção “Dieu Est un Fumeur de Havanes”, um dueto cantado por ele em uma cena com Deneuve. Filme indicado a 2 prêmios César, considerado o Oscar do cinema francês, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alain Souchon) e Melhor Música Original (Serge Gainsbourg). A atriz Catherine Deneuve declarou que todos acreditavam que o filme contava um pouco da vida dela, mas, segundo ela, sua personagem era o diretor Claude Berri (e ele concordou), uma pessoa cujo egoísmo a irritava.

Mostra especiais

6 a 28 de março

24ª edição do Cultura Inglesa Festival com uma Mostra de cinema britânico

Filmes da mostra:
French Dressing, Contraponto, O Golpe – The Hit, O Criado, O Último Imperador, A fortuna de Ned, Mistérios e Paixões, Traídos pelo Desejo, Beleza Roubada, Ventos da Liberdade, Caravaggio, Quando o Coração Floresce, Peeping Tom – A tortura do Medo, Vozes Distantes, Glastonbury e Joe Strummer: O futuro não está escrito.

8 a 31 de março

Mostra Isabelle Huppert – Especial Mês das Mulheres

Filmes da mostra:
Um amor em Paris, Fique Comigo, Souvenir, Barreiras, A câmera de Claire

Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.