Festival Visões Periféricas exibe online filmes feitos nas periferias brasileiras

Até 31 de março, a 14ª edição do Festival Visões Periféricas apresentando filmes de curta, média e longa-metragem produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. É a primeira vez que o evento acontece online, devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19.

A programação reúne 50 obras, exibidas em seis sessões, com quatro mostras competitivas: Panorâmica, com cinco filmes de longa-metragem e de média-metragem com duração de, pelo menos, 40 minutos; Fronteiras Imaginárias, com programação de 20 filmes de curta-metragem produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual; Cinema da Gema, com 10 filmes de curta-metragem produzidos no Rio de Janeiro; e Visorama, com oito curtas de até 15 minutos produzidos em cursos de formação audiovisual no Ensino Básico e em projetos do terceiro setor.

O festival apresenta também uma mostra não-competitiva formada por filmes premiados em outros festivais e que representam uma forte tendência no cinema periférico de experimentação estética, além de proporem discussões de temas como raça, gênero e diversidade. São eles: “A Profundidade da Areia”, de Hugo Reis (ES, 17 min, 2019); “Atordoado, Eu Permaneço Atento”, de Lucas H Rossi dos Santos e Henrique Amud (RJ, 15 min, 2020); “Bonde”, de Asaph Luccas (SP, 18min, 2020); “A Morte Branca do Feiticeiro Negro”, de Rodrigo Ribeiro (SC, 10 min, 2020); e “Perifericu”, de Nay Mendi, Rosa Caldeira e Stheffany Fern (SP, 20 min, 2019).



Na sessão de abertura do festival, no dia 24 de março, às 19h30, será exibido o longa-metragem inédito “Anastácias”, de Thatiane Almeida (SP, 78 min, 2020), com tradução em libras. No encerramento, no dia 31 de março, às 19h, será exibido o longa-metragem também inédito “Trem do Soul”, de Clementino Junior (RJ, 82 min, 2021).

A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria é de Marcio Blanco, Kamilla Medeiros e Janaína Damaceno. O Visões Periféricas também realiza oficinas no formato virtual e três mesas de debate ao vivo que tratam de temas como os caminhos do audiovisual periférico pós-pandemia e a inserção de jovens da periferia no mercado audiovisual. Entre os convidados para as conversas está o ator e ex-BBB Babu Santana (“Tim Maia”, “Uma Onda no Ar”).

Os debates serão transmitidos pelo perfil do festival no Instagram, enquanto os filmes podem ser vistos no site visoesperifericas.org.br. Toda a programação é gratuita.

Com informações das assessorias de imprensa do Festival Visões Periféricas.