"Cuatro Paredes" (2021), de Matthew Porterfield - Divulgação
"Cuatro Paredes" (2021), de Matthew Porterfield - Divulgação

MUBI: todos os filmes que estreiam em abril

Em comemoração aos 20 anos de lançamento de “Amor à Flor da Pele”, o especial da MUBI dedicado a Wong Kar Wai traz em abril cinco dos seus mais celebrados trabalhos. Em restaurações inéditas supervisionadas pelo próprio diretor, o público brasileiro tem a oportunidade de ver “Amores Expressos”, “The Hand” (segmento do longa “Eros”), “Anjos Caídos”, “2046: Os Segredos do Amor” e “Felizes Juntos”.

"Amores Expressos" (Chung Hing sam lam, 1994), de Wong Kar Wai - Divulgação
“Amores Expressos” (Chung Hing sam lam, 1994), de Wong Kar Wai – Divulgação

Com exclusividade na MUBI, “Songs My Brothers Taught Me”, longa de estreia da brilhante cineasta Chloé Zhao (favorita a ganhar o Oscar 2021 com “Nomadland”), narra a doce e sensível relação entre dois irmãos. Aclamado pela crítica e selecionado para o Festival de Cannes em 2015, o longa foi rodado dentro da reserva indígena de Dakota do Sul e conta com um incrível elenco não profissional.

"Songs My Brothers Taught Me" (2015), de Chloé Zhao - Divulgação
“Songs My Brothers Taught Me” (2015), de Chloé Zhao – Divulgação

Estrelando a talentosa Maggie Cheung e Jean-Pierre Léaud, “Irma Vep”, um dos primeiros sucessos de Olivier Assayas (“Personal Shopper”), narra a história e os desastres por trás da refilmagem de um clássico do cinema mudo, “Les Vampires”. Uma meditação sobre o estado da indústria cinematográfica francesa, o longa fez sua estreia na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, em 1996.

"Irma Vep" (1996), de Olivier Assayas - Divulgação
“Irma Vep” (1996), de Olivier Assayas – Divulgação

Ente os filmes brasileiros que a MUBI apresenta em abril está “Redemoinho”, do cineasta mineiro José Luiz Villamarim. Estrelando Dira Paes, Irandhir Santos e Julio Andrade, o longa ganhou o prêmio especial do júri no Festival do Rio e narra a história de um reencontro entre dois amigos que se torna um arriscado acerto de contas (leia a nossa crítica).

Também entram no catálogo, “Mulher do Pai”, longa de estreia da diretora Cristiane Oliveira, um drama sensível sobre uma adolescente que tem que lidar com a chegada da nova namorada do pai, e “Mr. Leather”, documentário dirigido por Daniel Nolasco (“Vento Seco”) sobre o concurso Mr. Leather Brasil e a “cultura do couro” na comunidade gay de São Paulo.

"Mulher do Pai" (2016), de Cristiane Oliveira - Divulgação
“Mulher do Pai” (2016), de Cristiane Oliveira – Divulgação

A pioneira autora do cinema feminista, Márta Mészáros, primeira mulher a vencer o Urso de Ouro em Berlim, completa  90 anos em 2021. Em sua homenagem, a MUBI traz um especial com dois de seus grandes filmes: “Don’t Cry, Pretty Girls!” e “Nine Months”.

A emocionante jornada cinematográfica da artista argentina-britânica Jessica Sarah Rinland explora a intersecção entre natureza e preservação. Em uma sessão dupla de estreias exclusivas no streaming, a MUBI apresenta duas impactantes obras filmadas em 16mm: o média-metragem “Black Pond”, e o primeiro longa de Rinland, “Those That, At A Distance, Resemble Another”.

"Malmkrog" (2020), de Cristi Puiu - Divulgação
“Malmkrog” (2020), de Cristi Puiu – Divulgação

Exclusivos MUBI:

— “Malmkrog” (2020): estreia digital exclusiva da mais recente obra-prima do diretor romeno Cristi Puiu (“A Morte do Sr. Lazarescu”). Em “Malmkrog”, acompanhe uma reunião de véspera de Natal na fin de siècle Transilvânia, onde cinco aristocratas se envolvem em um debate filosófico animado sobre grandes questões, enquanto cresce uma tensão cada vez mais violenta entre eles.

— “Cuatro Paredes” (2021): o aclamado cineasta independente Matthew Porterfield (“Marcas da Prisão”), cujos filmes anteriores foram selecionados para Sundance, Berlim e San Sebastián, estreia “Cuatro Paredes”, seu novo curta-metragem, filmado no México e estrelado por Bárbara López.

— “Red Moon Tide” (2020): no aclamado longa-metragem do autor espanhol Lois Patiño (“Costa da Morte”), um mergulhador que recupera corpos de naufrágios na costa da Galícia desaparece repentinamente, e então os moradores de sua cidade litorânea, vivos e mortos, iniciam o difícil processo de luto.

— “Labyrinth of Cinema” (2019): este passeio final alucinatório do diretor cult japonês Nabuhiko Ôbayashi (“Hausu”) faz do cinema uma metáfora potente. E se as salas de cinema fossem máquinas do tempo? Prepare-se para rastrear um grupo de adolescentes que é transportado de volta para momentos-chave da história do Japão, contada em estilo caleidoscópico.

"Labyrinth of Cinema" (2019), de Nobuhiko Ôbayashi - Divulgação
“Labyrinth of Cinema” (2019), de Nobuhiko Ôbayashi – Divulgação

Confira abaixo a agenda mensal completa da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Abril/2021

Data Título Diretor Categoria/contexto
2/4 Amores Expressos Wong Kar Wai Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai
3/4 Malmkrog Cristi Puiu Visionários
4/4 Technoboss João Nicolau MUBI Spotlight
5/4 Black Pond Jessica Sarah Rinland Sessão Dupla: Jessica Sarah Rinland
6/4 Those That, at a Distance, Resemble Another Jessica Sarah Rinland Sessão Dupla: Jessica Sarah Rinland
7/4 Palermo Shooting Wim Wenders Wim Wenders: Jornadas sem volta
8/4 Don’t Cry, Pretty Girls! Márta Mészáros Mulheres Independentes: O cinema pioneiro de Márta Mészáros
9/4 Songs My Brothers Taught Me Chloé Zhao
10/4 El Sicario, Room 164 Gianfranco Rosi O Esplendor da Verdade: O cinema de Gianfranco Rosi
11/4 Redemoinho José Luiz Villamarim
12/4 The Hand Wong Kar Wai Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai
13/4 Cuatro paredes Matthew Porterfield Breves Encontros
14/4 Nine Months Márta Mészáros Mulheres Independentes: O cinema pioneiro de Márta Mészáros
15/4 Mr. Leather Daniel Nolasco  
16/4 Anjos Caídos Wong Kar Wai Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai
17/4 Simplesmente Feliz Mike Leigh
18/4 O Despertar de um Homem Michael Caton-Jones
19/4 Amor na Tarde Éric Rohmer Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer
20/4 Red Moon Tide Lois Patiño Novos Autores
21/4 Moto Guzzi Özcan Alper Focus on Özcan Alper (TBD title)
22/4 Brazil, o Filme Terry Gilliam
23/4 2046: Os Segredos do Amor Wong Kar Wai Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai
24/4 L.A. Cidade Proibida Curtis Hanson
25/4 Mulher do Pai Cristiane Oliveira
26/4 A Carreira de Suzanne Éric Rohmer Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer
27/4 Labyrinth of Cinema Nobuhiko Ôbayashi Visionários
28/4 The Twentieth Century Matthew Rankin Festival em Foco: Berlinale
29/4 Irma Vep Olivier Assayas
30/4 Felizes Juntos Wong Kar Wai Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.