Projeto da UFMG discute cinema e filosofia online

Neste semestre, o projeto Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG, discute a relação entre a filosofia e o cinema. Por meio da observação da experiência estética e pedagógica, e com a proposta de discutir o fenômeno audiovisual, serão oferecidas ferramentas para aprimorar a percepção cinematográfica.

Algumas das produções que compõem a programação são o clássico da ficção científica “Blade Runner: O Caçador de Androides” (1982), de Ridley Scott, com comentários dos professores Telma Birchal (UFMG) e José Costa Jr. (Instituto Federal de Educação de Minas Gerais), e a produção francesa “Vênus Negra” (2010), de Abdellatif Kechiche, que será analisada por Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (UFMG) e Lincoln Cunha (Instituto Federal de Educação da Bahia).

"Vênus Negra" (Vénus noire, 2010), de Abdellatif Kechiche - Divulgação
“Vênus Negra” (Vénus noire, 2010), de Abdellatif Kechiche – Divulgação

O projeto Filosofia na Praça acontece tradicionalmente através de encontros presenciais, em Belo Horizonte. No entanto, devido à pandemia da Covid-19 e às medidas de proteção necessárias, as atividades estão sendo realizadas online, pelas plataformas Zoom e YouTube.



Com a participação de 32 professores do ensino superior e médio, serão discutidos e comentados, nas quartas-feiras de março a junho de 2021, das 19h30 às 21h10, aspectos filosóficos nos campos da estética, da ética, da ontologia e de outras áreas da filosofia e das ciências humanas presentes em diversas obras cinematográficas. Veja a programação dos filmes que serão debatidos.

As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário. Outras informações estão disponíveis no site do curso de Filosofia da UFMG.

O Filosofia na Praça é coordenado pelos professores Leonardo Meirelles e Giuseppe Ferraro, do Departamento de Filosofia da UFMG, e organizado por Romana Almeida Guimarães e Daniel Felipe Couto Vieira Silva.

Com informações das assessorias de imprensa da UFMG.