Santos Film Fest realiza edição online dedicada a filmes feitos por mulheres

Até 23 de março, o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos realiza uma edição especial online e gratuita, com 75 filmes na programação, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiros, todos dirigidos ou produzidos por mulheres.

A homenageada é a cineasta Adélia Sampaio, que será lembrada em duas sessões duplas com o curta-metragem “Denúncia Vazia” (1979) e o longa “Amor Maldito” (1984), primeiro filme lésbico do país.

O documentário “Meu Nome é Jacque”, de Angela Zoé, será exibido em sessão hors concours, e o documentário “Asilo – A Última Curva da Vida”, de João Normando e Mari Cardoso, ficará disponível em sessão especial.



Vale ressaltar que os longas-metragens das mostras nacional e estrangeira terão apenas duas exibições cada. Todos os demais filmes ficam liberados, em tempo integral, até o fim do festival.

Confira a lista completa de filmes e os links para assistir no site oficial do Santos Film Fest.

E-books gratuitos

Além da homenagem a Adélia Sampaio, o Santos Film Fest lança um e-book intitulado “Adélia Sampaio: O Segredo da Rosa”, com 126 páginas, no qual a cineasta relembra sua trajetória de vida, carreira e conta curiosidades.

O festival também relança o livro “Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!”, com uma entrevista biográfica do crítico de cinema santista. Esgotada nas livrarias, a publicação foi lançada originalmente em 2018, quando Rubens foi homenageado pelo evento.

Em 2021, ainda acontecerá a sexta edição do Santos Film Fest, de 22 a 29 de junho. Nela será relançado o livro “Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro”, de Waldemar Lopes, e será lançada a autobiografia da atriz Ondina Clais, com versão e-book e tiragem limitada de exemplares impressos.

Com informações das assessorias de imprensa do Santos Film Fest.