Com homenagem a Ennio Morricone, festival Luz, Câmera e Close discute a trilha sonora no cinema

O Festival Luz, Câmera e Close de Música de Cinema acontece de 28 a 30 de abril, totalmente online e gratuito, no YouTube.

O evento foi criado para mostrar como as trilhas sonoras são feitas, “com uma programação toda voltada para a discussão desse elemento tão importante para o cinema e, ao mesmo tempo, tão abstrato”, afirmam os organizadores.

O público poderá aprender mais sobre o processo criativo de compositores e realizadores através de workshops interativos, painéis, shows e performances. Entre os convidados estão músicos renomados como André Abujamra, Antônio Pinto, Ricardo Herz e Ciça Lucchesi.



Entre as atrações estão também uma homenagem ao compositor italiano Ennio Morricone, falecido em 2020, e um show com Vânia Canto e Gabriel Kaleo interpretando várias canções indicadas ao Oscar. Haverá também exibições de clássicos do cinema com acompanhamento musical ao vivo. Entre os filmes estão “O Gabinete do Dr. Caligari” e “O Homem Mosca”.

O Festival Luz, Câmera e Close foi idealizado pelo produtor Paulo Bastos e a curadoria e direção musical são do compositor e pianista Tony Berchmans. Ele afirma: “A trilha sonora é a responsável, quase sempre, por marcar personagens e cenas, por emocionar o público e fazer com que uma obra seja eternizada. A trilha sonora tem um peso imenso dentro de uma obra, é quase impossível falar de uma cena, ou de uma personagem, e não lembrar de suas músicas. E agora queremos levar ao público as curiosidades, técnicas e fundamentos de como essas trilhas são pensadas e produzidas.”

Reforçando: as atividades acontecem de 28 a 30 de abril, no canal Luz, Câmera e Close, no YouTube.

Festival Luz, Câmara e Close de Música de Cinema - Divulgação

Com informações da assessoria de imprensa do festival.