É Tudo Verdade 2021: confira a programação de filmes online

De 8 a 18 de abril, a edição 2021 do É Tudo Verdade -– Festival Internacional de Documentários acontece online, devido à emergência sanitária decorrente da epidemia da Covid-19. Assim como no ano passado, o acesso aos filmes será gratuito para todo o território nacional.

A seleção do É Tudo Verdade 2021 conta com 69 títulos de 23 países. A programação em streaming de filmes, master classes e debates, estará distribuída pelas plataformas É Tudo Verdade/Looke, Sesc Digital e Spcine Play, no site do Itaú Cultural, no canal do YouTube do Sesc 24 de Maio, no site do É Tudo Verdade e na TV, no Canal Brasil. Confira logo abaixo como acessar e quais filmes podem ser vistos em cada plataforma.

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de longas/médias-metragens e de curtas-metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar 2022. A cerimônia de premiação acontecerá às 17h do dia 18 de abril, no canal do É Tudo Verdade no YouTube.



A sessão de abertura do festival apresenta ““Fuga””, de Jonas Poher Rasmussen, eleito melhor documentário do Festival de Sundance 2021. Já ““A Última Floresta””, de Luiz Bolognesi, que mostra a extrema vulnerabilidade das tribos indígenas brasileiras, é o filme de encerramento.

"Fuga" (Flee, 2021), de Jonas Poher Rasmussen - Divulgação
“Fuga” (Flee, 2021), de Jonas Poher Rasmussen – Divulgação

O É Tudo Verdade 2021 ainda celebra o centenário do mestre do cinema documental Chris Marker com a exibição de algumas de suas obras mais importantes, além de debates na 18ª Conferência Internacional do Documentário. O cineasta brasileiro Ruy Guerra, que completa 90 anos em agosto, e o músico Caetano Veloso também ganham homenagens com programações especiais.

Acesso às plataformas:

— É Tudo Verdade/ Looke

Essa plataforma abrigará as seguintes Mostras:

Abertura e Encerramento: limite de 2000 visionamentos.

Longas Brasileiros em Competição: estreia diária às 21h e reprise às 15h do dia seguinte, com limite de 2000 visionamentos,– com exceção para “Alvorada”, com 1000 visionamentos.

Longas Internacionais em Competição e Sessões Especiais – Estreia diária, com acesso até 2000 visionamentos ou prazo de 24 horas. Exceções: “MLK/ FBI”; “Glória à Rainha”; “Gorbachev.Céu” e “9 Dias em Raqqa”, com limites de 1000 visionamentos.

Sessões Especiais: –acesso até 2000 visionamentos ou até 24 horas da estreia. Exceção: “O Monopólio da Violência”, com limite de 1000 visionamentos.

Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais: disponíveis por 24 horas.

Marker 100: acesso até o limite de 1000 visionamentos por título.

Caetano.doc: disponível por 48 horas; “Narciso em Férias”, disponível por 24 horas.

Como Acessar:

1. Faça seu cadastro no site www.looke.com.br.  Um código SMS será enviado para o seu celular para concluir o cadastro.

2. Acesse o site www.etudoverdade.com.br  e clique em “Programação”.

3. Clique no filme escolhido e você será direcionado para a página do É Tudo Verdade / Looke

4. Aperte o play e boa sessão!

Observação: o Looke também pode ser acessado pelo celular ou pela Smart TV. Baixe o app na sua loja virtual.

— Plataforma Sesc Digital

De 11 a 18 de abril, a plataforma apresentará as mostras O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Homenagem a Ruy Guerra, com o limite de 2000 visionamentos por título. Exceção: “Cantos da Repressão”, com limite de 1000 visionamentos.

— Diálogos É Tudo Verdade/ Sesc 24 de maio

De 13 a 16 de abril, às 11h no canal do Sesc 24 de Maio no YouTube.

Master Class Ruy Guerra: 13 de abril, às 11 horas.

— Spcine Play

De 8 de abril a 8 de maio, a plataforma Spcine Play apresenta o ciclo Homenagem a Ruy Guerra e seis títulos da mostra Caetano.doc, além do filme “Golpe de Ouro”, da mostra informativa O Estado das Coisas.

Exceções: “Uma Noite em 67” e “Coração Vagabundo”, de 8 a 14 de abril; “Golpe de Ouro”,– de 8 a 22 de abril.

— Itaú Cultural

18ª Conferência Internacional Do Documentário: –7 e 8 de abril.

— Site É Tudo Verdade

De 9 a 18 de abril, na plataforma YouTube do É Tudo Verdade, acontecem os debates com as equipes dos filmes na Competição Brasileira de Longas-Metragens, do ciclo O Estado das Coisas e do Filme de Encerramento.

Cerimônia de Premiação:– 18 de Abril, às 17h

Em 19 de abril, às 11h, na mesma plataforma, acontece a entrevista com os diretores brasileiros e internacionais dos documentários premiados pelos júris oficiais.

— Canal Brasil

No dia 7 de abril, às 20h, a faixa É Tudo Verdade no Canal Brasil apresenta a sessão de abertura do ciclo Caetano.doc com a exibição do filme “Os Doces Bárbaros”. Exclusivo para assinantes de serviços digitais que disponibilizam o Canal Brasil.

Programação completa do É Tudo Verdade 2021:

SESSÃO DE ABERTURA –- 8 de abril

É Tudo Verdade/Looke
08/04 – 21h
Limite de 2000 visionamentos

Fuga (Flee)
Direção: Jonas Poher Rasmussen. Dinamarca/ França/ Suécia/ Noruega. 90 min.
Idiomas: inglês, dinamarquês, russo, dari, sueco. Classificação indicativa: 13 anos.

Sinopse: Amin Nawabi (pseudônimo), um intelectual altamente graduado de 36 anos, luta com um segredo doloroso que manteve escondido por vinte anos e que ameaça desestabilizar a vida que construiu para si e para o futuro marido. Recontada pelo diretor Jonas Poher Rasmussen, seu amigo próximo, a história extraordinária da viagem feita por Amin na infância, como refugiado afegão, vem à luz pela primeira vez. História de autodescoberta, a animação mostra que só quem confronta o passado pode criar um futuro, e só quem para de fugir de si mesmo descobre o verdadeiro significado de ter um lar. Aclamado por público e crítica, o vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance 2021.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO – 18 de abril

É Tudo Verdade/ Looke
18/04 – 19h
Limite de 2000 visionamentos

A Última Floresta (A Última Floresta)
Direção: Luiz Bolognesi. Brasil. 74 min.
Idioma: Yanomami. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Em uma tribo Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos. Exibido na mostra Panorama, do Festival de Berlim 2021.

FILMES EM COMPETIÇÃO – LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS

Os Longas Brasileiros em Competição têm duas sessões: estreia às 21h e reprise às 15h do dia seguinte, com limite de 2000 visionamentos –com exceção para “Alvorada”, com 1000 visionamentos. Os filmes abrem no horário e têm uma hora de tolerância para o início da sessão –ou até o limite de visionamentos. No dia seguinte de cada estreia em streaming, os diretores dos longas-metragens brasileiros participam de um debate virtual, na plataforma on-line do festival, sempre às 17h.

Alvorada
Direção: Anna Muylaert e Lo Politi. Brasil. 90 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre

É Tudo Verdade/Looke
13/4 – 21h
14/4 – 15h
14/4 – Debate

Sinopse: Na intimidade do Palácio da Alvorada, o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do impeachment que a tirou do poder. Rodado entre julho e setembro de 2016, o filme testemunha a tensão e a perplexidade que escalavam no círculo da presidente, em reuniões, telefonemas intermináveis e sussurros ouvidos da cozinha à guarda do palácio de Oscar Niemeyer. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade surpreendente nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria. Estreia brasileira.

Os Arrependidos
Direção: Ricardo Calil, Armando Antenore. Brasil. 74 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre

É Tudo Verdade/ Looke
15/4 – 21h
16/4 – 15h
16/4 – Debate

Sinopse: Em 1970, auge da repressão pela ditadura militar, cinco guerrilheiros presos vieram a público renegar a luta armada e elogiar o regime. Com a repercussão das declarações, o governo resolveu transformar as retratações em prática de Estado. Passou a torturar opositores para que fizessem o mea-culpa. Até 1975, cerca de quarenta presos participaram dos “arrependimentos”, como ficaram conhecidos. Os Arrependidos reconta a história pouco lembrada de ex-militantes que, muito jovens, largaram tudo para arriscar a vida por uma causa, foram presos e torturados, e viraram arma de propaganda de seus inimigos. Estreia mundial.

Dois Tempos
Direção: Pablo Francischelli. Brasil. 93 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre

É Tudo Verdade/ Looke
12/4 – 21h
13/4 – 15h
13/4 – Debate

Sinopse: Trinta e cinco anos depois do primeiro encontro, que mudaria a vida de ambos, o violonista argentino Lucio Yanel e seu pupilo brasileiro Yamandu Costa se reencontram para refazer, em uma viagem, os caminhos que levaram Yanel originalmente ao interior do Rio Grande do Sul. A bordo de um motorhome, com seus violões e suas memórias, mestre e discípulo cruzam a fronteira do Brasil em direção a Corrientes, terra natal do argentino, refletindo sobre as transformações trazidas pela inexorável passagem do tempo. Estreia mundial.

Edna
Direção: Eryk Rocha. Brasil. 64 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 12 anos

É Tudo Verdade/ Looke
16/4 – 21h
17/4 – 15h
17/4 – Debate

Sinopse: À beira da rodovia Transbrasiliana, Edna vive em uma terra em ruínas, construída sobre massacres. Criada apenas pela mãe, ela experimenta, no corpo e nos corpos de seus descendentes, as marcas de uma guerra que nunca acabou: a guerra pela terra. Tecida a partir dos relatos e escritos de Edna no caderno que ela intitulou A história de minha vida, a narrativa híbrida transita entre real e imaginário, por guerrilhas, desaparecimentos e desmatamentos, mas também pela força de mulheres, rios e matas que insistem em sobreviver. Estreia brasileira.

Máquina do Desejo – Os 60 Anos do Teatro Oficina
Direção: Lucas Weglinski e Joaquim Castro. Brasil. 120 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 16 anos

É Tudo Verdade/ Looke
10/4 – 21h
11/4 – 15h
11/4 – Debate

Sinopse: Em seis décadas, o Teatro Oficina fez mais que revolucionar a linguagem teatral no país: a influência estética da companhia de José Celso Martinez Corrêa estende-se do Tropicalismo à renovação das linguagens audiovisuais brasileiras a partir dos anos 1960. O filme revisita uma história que envolve personalidades como Caetano Veloso, Glauber Rocha, Lina Bo Bardi, Chico Buarque e Zé do Caixão, aproxima arte cênica, ecologia, arquitetura e sexualidade, e mistura arte e vida na busca de uma linguagem verdadeiramente brasileira. Estreia mundial.

Paulo César Pinheiro – Letra e Alma
Direção: Cleisson Vidal e Andrea Prates. Brasil, 85 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre

É Tudo Verdade/ Looke
11/4 – 21h
12/4 – 15h
12/4 – Debate

Sinopse: Compositor prolífico e um dos letristas mais celebrados da música brasileira, Paulo César Pinheiro é autor de Canto das três raças e O poder da criação, entre outros clássicos do samba, do samba-enredo e da canção. Parceiro de Baden Powell, Tom Jobim e Edu Lobo, foi gravado por Elis Regina, Clara Nunes e Maria Bethânia. Aqui, sentado em seu sofá, ele reflete sobre a natureza humana e conduz uma viagem que evoca e envolve grandes nomes da MPB. Estreia mundial.

Zimba
Direção: Joel Pizzini. Brasil. 78 min.
Idiomas: português, polonês. Classificação indicativa: livre

É Tudo Verdade/ Looke
14/4 – 21h
15/4 – 15h
15/4 – Debate

Sinopse: A trajetória e o imaginário artístico do ator e diretor Zbigniew Ziembinski (1908-1978), precursor do teatro moderno na América Latina e mestre de gerações de atores brasileiros. A montagem polifônica parte de um vasto material inédito, que cobre meio século de performances, teleteatros e entrevistas de Zimba, como era conhecido – antes e depois de fugir da Polônia, às vésperas da invasão de Varsóvia –, e recria fragmentos de Vestido de noiva, peça de Nelson Rodrigues que ganhou do diretor polonês-brasileiro montagem revolucionária em 1943. Estreia mundial.

FILMES EM COMPETIÇÃO – LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS

Os Longas Internacionais em Competição ficam disponíveis por 24 horas ou até alcançar o limite de 2000 visionamentos –com exceção para “MLK/ FBI”; “Glória à Rainha”; “Gorbachev.Céu” e “9 Dias em Raqqa”, com limite de 1000 visionamentos. Caso não alcancem o limite, retornam no dia seguinte às 12h00 e ficam até as 22h ou o limite de visionamentos estabelecido.

9 Dias em Raqqa (9 Jours A Raqqa/ 9 Days in Raqqa)
Direção: Xavier de Lauzanne. França. 88 min.
Idiomas: árabe, inglês, francês, curdo. Classificação indicativa: 13 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
12/4 – 19h

Sinopse: Leila Mustapha é curda e síria. Raqqa é sua batalha: a capital original do Estado Islâmico, com 300 mil habitantes, foi reduzida a um campo de ruínas pela guerra. Treinada como engenheira, prefeita aos trinta anos, imersa em um mundo masculino, sua missão é reconstruir a cidade, promover a reconciliação e estabelecer a democracia. Uma missão extraordinária. Uma escritora francesa cruza o Iraque e a Síria para conhecê-la. Nessa cidade perigosa, tem nove dias para conviver com Leila e poder contar sua história em um livro.

Eu e o Líder da Seita (Aganai/ Me and the Cult Leader – A Modern Report   on the Banality of Evil)
Direção: Atsushi Sakahara. Japão. 114 min.
Idioma: japonês. Classificação indicativa: livre.

É Tudo Verdade/ Looke
09/4 – 19h

Sinopse: Em 1995, a seita apocalíptica Aum Shinrikyo, de Tóquio, cometeu o maior ato terrorista da história do Japão, matando treze pessoas e ferindo 6 mil em um ataque com gás sarin em três trens de metrô lotados da cidade. Atsushi Sakahara estava em um dos trens e sofreu danos permanentes em seu sistema nervoso por causa do ataque. Vinte anos depois, ele resolveu confrontar a seita. Depois de um ano negociando os termos do encontro, conhece e viaja com Araki, atual líder do grupo, e os dois têm uma longa conversa sobre liberdade religiosa, terrorismo e o dano causado pela Aum.

Glória à Rainha (Glory to the Queen)
Direção: Tatia Skhirtladze. Áustria/ Geórgia/ Sérvia. 82 min.
Idiomas: alemão, georgiano, sérvio, russo. Classificação indicativa: 14 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
09/4 – 17h

Sinopse: Durante a Guerra Fria, quatro enxadristas lendárias da Geórgia revolucionaram o xadrez feminino no mundo inteiro. Nona Gaprindashvili, Nana Alexandria, Maia Chiburdanidze e Nana Ioseliani tornaram-se símbolos soviéticos da emancipação feminina. O filme explora a biografia entrecruzada das quatro mulheres, revisita seu legado e lança um olhar raro à vida que levam hoje. Materiais raros de arquivos soviéticos expandem a narrativa, revelando um lado inesperado da propaganda soviética.

Gorbachev.Céu (Gorbachev.Heaven)
Direção: Vitaly Mansky. Letônia/ República Tcheca. 100 min.
Idioma: russo. Classificação indicativa: livre.

É Tudo Verdade/ Looke
11/4 – 19h

Sinopse: Um balanço da vida de um homem que mudou o mundo no século 20. Gorbachev foi o arquiteto da Glasnost e da Perestroika – políticas que deram aos soviéticos uma chance de liberdade – e derrubou o Muro de Berlim. Mas sua curta passagem pelo poder foi marcada, também, pelo colapso de seu império: a usina nuclear de Chernobyl explodiu e o acidente foi escamoteado; cidadãos bálticos que exigiam independência e manifestantes de Tbilisi foram mortos. Condenado por seu próprio povo, esse homem velho e solitário passa os dias finais de sua vida em uma casa vazia no subúrbio de Moscou.

História de um Olhar (Histoire d’un Regard/ Looking for Gilles Caron)
Direção: Mariana Otero. França. 93 min.
Idioma: francês. Classificação indicativa: 16 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
17/4 – 19h

Sinopse: Fotojornalista brilhante, Gilles Caron estava no auge da carreira quando desapareceu no Camboja, em 1970. Tinha apenas trinta anos. Construído como uma investigação, o filme busca, por meio de suas imagens icônicas e das brechas entre elas, resgatar a presença do fotógrafo e recontar a história de seu olhar e de como ele foi capaz de cobrir todos os principais conflitos de seu tempo em um período tão curto. Indicado ao César® 2021 de Melhor Documentário.

Leonie, Atriz e Espiã (Leonie, Actrice en Spionne/ Leonie, Actress and Spy)
Direção: Annette Apon. Holanda. 85 min.
Idioma: holandês. Classificação indicativa: 12 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
18/4 – 15h

Sinopse: O sonho de Leonie Brandt (1901-1978) era ser atriz. Depois de realizá-lo, ela assumiu o papel de sua vida: tornou-se espiã do serviço holandês de inteligência na Alemanha nazista. Depois da guerra, holandeses proeminentes passaram a temê-la, por causa do que ela sabia de suas ações durante a ocupação. O filme usa cenas de filmes antigos para recompor a cronologia aproximada de sua vida fabulosa. Envoltos em uma névoa de mistério, o “real” e o “fictício” de sua vida nem sempre são claros.

Mil Cortes (A Thousand Cuts)
Direção: Ramona S. Diaz. EUA. 98 min.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 12 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
10/4 – 17h

Sinopse: Não há nenhum outro cenário em que a erosão mundial da democracia, turbinada pelas mídias sociais e por campanhas de desinformação, seja mais dolorosamente evidente que no regime autoritário do presidente filipino Rodrigo Duterte. A jornalista Maria Ressa, que foi uma importante repórter investigativa da CNN no sudeste asiático, coloca as ferramentas da imprensa livre – e sua própria liberdade – em risco para defender a verdade e a democracia. O filme acompanha Maria enquanto o Rappler, site noticioso que ela criou, é ameaçado pelo governo por cobrir a guerra às drogas.

MLK/FBI (MLK/FBI)
Direção: Sam Pollard. EUA. 104 min.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 18 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
15/4 – 19h

Sinopse: Primeiro filme a revelar a extensão da vigilância e da intimidação do FBI ao reverendo Martin Luther King, baseia-se em arquivos descobertos e/ou tornados públicos recentemente, em uma diversidade de documentos obtidos por meio do Ato de Liberdade de Informação e em relevantes materiais audiovisuais restaurados. O documentário explora a história de perseguição a ativistas negros pelo governo norte-americano e o contraste entre J. Edgar Hoover e King, duas figuras icônicas e poderosas que, apesar de suas diferenças, viam-se ambas como guardiões do sonho americano. Um dos quinze semifinalistas ao Oscar® 2021 de Melhor Documentário.

Paraíso (Paradise)
Direção: Sérgio Tréfaut. Portugal/ Brasil/ França. 74 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre.

É Tudo Verdade/ Looke
16/4 – 19h

Sinopse: Pessoas idosas se reuniam todos os dias nos jardins românticos do Palácio do Catete, que foi a residência oficial dos presidentes do Brasil de 1867 a 1960. Ao cair do sol, eles conversavam sobre o sentido da vida e cantavam juntos canções de amor. O filme foi interrompido subitamente pela pandemia do coronavírus e transformou-se em um tributo a uma geração dizimada. Estreia mundial.

Presidente (President)
Direção: Camilla Nielsson. Dinamarca. 130 min.
Idiomas: xona, inglês. Classificação indicativa: 13 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
14/4 – 19h

Sinopse: Quando Robert Mugabe foi apeado do poder por seu próprio partido, depois de 38 anos de ditadura, os líderes militares do Zimbábue prometeram garantir a democracia com uma eleição presidencial. Derrotar o partido do presidente em exercício, a União Nacional Africana do  Zimbábue – Frente Patriótica (ZANU-PF), que controla o país desde a independência (1980), era a missão do jovem e carismático Nelson Chamisa, do Movimento pela Mudança Democrática. Depois de décadas de elites corruptas que usam de qualquer meio para se manter no poder, seria realmente possível uma eleição livre, justa e transparente?

Sob Total Controle (Totally Under Control)
Direção: Alex Gibney, Ophelia Harutyunyan, Suzanne Hillinger. EUA. 123 min.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 14 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
10/4 – 19h

Sinopse: Um exame aprofundado da forma como o governo Trump respondeu ao surto da Covid-19 nos primeiros meses da pandemia – também os últimos antes da eleição presidencial no país, em outubro de 2020. Uma investigação a quente de uma história que ainda está sendo escrita: no arco de tempo coberto pelo filme, 7 milhões de americanos haviam contraído o vírus. Desde então, o número de infecções no país subiu para 29 milhões.

Vicenta (Vicenta)
Direção: Dario Doria. 
Argentina. 69 min.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 13 anos

É Tudo Verdade/ Looke
13/4 – 19h

Sinopse: Vicenta vive em uma casa de madeira e zinco nos subúrbios profundos de Buenos Aires. Ela é pobre, analfabeta e, apesar de ter tudo a perder, dá início a uma guerra contra o Estado argentino para conseguir aquilo que considerava justo: a interrupção legal da gravidez de sua filha.

FILMES EM COMPETIÇÃO – CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS

É Tudo Verdade/ Looke

Programa de Curtas Brasileiros 1: 10/4, às 13h
Yãokwa: Imagem e Memória (Rita Carelli e Vincent Carelli), Ser feliz no vão  (Lucas Rossi), Review (Tyrell Spencer), Cartas de Brasília (Larissa Leite).

Programa de Curtas Brasileiros 2: 11/4, às 13h
A Vida que eu Sonhava Ter (Eliane Scardovelli Pereira), João por Inez (Bebeto Abrantes), Coleção Preciosa (Rayssa Coelho e Filipe Gama), O Karaokê de Isadora (Thiago Mendonça), Sem título #7 Rara (Carlos Adriano).

Cartas de Brasília
Direção: Larissa Leite. Brasil. 18 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Relendo cartas escritas a partir dos anos 1970, quando chegou a Brasília, o maranhense Eliézer Alcântara Lima, pai da cineasta, reencontra sonhos juvenis alimentados pela Capital da Esperança. No presente, percorre a cidade a partir da memória afetiva guardada nas letras do passado. Um olhar pessoal para a história das inúmeras famílias que escolheram Brasília como horizonte possível.

Coleção Preciosa
Direção: Rayssa Fernandes Coelho, Filipe Gama. Brasil. 15 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Vivendo na cidade baiana de Vitória da Conquista, o técnico em refrigeração Ferdinand WilliFlick dedicou mais de cinco décadas a cultivar sua grande paixão: o cinema. A relação entre Flick e a sétima arte resultou em uma impressionante coleção de itens de cinema, que ele chama de Coleção Preciosa.

João por Inez
Direção: Bebeto Abrantes. Brasil. 9 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Inez Cabral retrata o pai, João Cabral de Melo Neto, no ano do centenário de nascimento do “poeta da precisão”. Renovador da linguagem poética brasileira, o autor de Cão sem plumas foi diplomata e embaixador do Brasil na Europa e na África, mantendo-se profundamente ligado a seu Recife natal.

O Karaokê de Isadora
Direção: Thiago B. Mendonça. Brasil. 6 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Sozinha na quarentena, Isadora canta.

Review
Direção: Tyrell Spencer. Brasil. 9 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Voltando ao passado em filmagens de um cotidiano caseiro, Jorge reflete sobre danos de uma violência que cresceu dentro de si.

Sem Título #7 Rara
Direção: Carlos Adriano. Brasil. 12 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Um tributo à atriz Setsuko Hara (1920-2015), por meio dos filmes de Yasujiro Ozu nos quais atuou. A parceria com o cineasta, que se estendeu por seis longas, incluindo os antológicos Pai e filha (1949) e Era uma vez em Tóquio (1953), teve um impacto definitivo na carreira da atriz, que deixaria o cinema para viver em reclusão após a morte de Ozu, em 1963.

Ser Feliz no Vão
Direção: Lucas H. Rossi dos Santos. Brasil. 12 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço.

A Vida que eu Sonhava Ter
Direção: Eliane Scardovelli Pereira. Brasil. 15 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Um dia na vida de uma mulher, construído a partir de depoimentos que se entrelaçam. Histórias de um passado presente.

Yãokwa: Imagem e Memória
Direção: Vincent Carelli, Rita Carelli.
21 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: O Yaõkwa é um longo cerimonial dos Enawenê-nawê do norte de Mato Grosso para alimentar e apaziguar os espíritos. Por sete meses, os mestres de cerimônia puxam uma miríade de cantos e narrativas mitológicas para equilibrar os mundos terreno e espiritual. Com a morte de velhos mestres, extensos registros feitos pelo projeto Vídeo nas Aldeias ajudaram a resgatar cantos esquecidos.

FILMES EM COMPETIÇÃO – CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS

É Tudo Verdade/ Looke

Programa de Curtas Internacionais 1: 17/4, 13h
E14 (PeimanZekavat), Uma Cidade e Uma Mulher (Nicolas Khoury), Um Pai Que Você Nunca Teve (Dominika Lapka), Projetando a Utopia (Catarina de Sousa & Nick Tyson).

Programa de Curtas Internacionais 2: 18/4, 13h
Quando o Mar Manda uma Floresta (Guangli Liu), Terapia Deepfake (Roshan Nejal), Sequência de Lacunas sem Nome (Vika Kirchenbauer), A Montanha Lembra (Delfina Carlota Vazquez), Num Piscar de Olhos (Jorge Moneo Quintana).

Uma Cidade e uma Mulher (Une Ville Et Une Femme/ A City and a Woman)
Direção: Nicolas Khoury. Líbano. 13 min.
Idioma: francês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: No dia 4 de agosto, uma grande explosão faz Beirute tremer. A vida humana desaparece. Uma mulher habita a cidade. Filmado no cenário de devastação produzido pela explosão sísmica no porto de Beirute, no dia 4 de agosto de 2020, o filme parte de uma carta que o poeta sírio-americano Etel Adnan escreveu quase três décadas antes, em 1992, após a guerra civil no Líbano.

E14 (E14)
Direção: Peiman Zekavat. Reino Unido. 12 min.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: É como refilmar Janela indiscreta, de Alfred Hitchcock: observar as janelas dos vizinhos tornou-se o “novo normal” durante o lockdown em Londres. Entre 2020 e 2021, a cidade passou por três períodos de confinamento por causa da pandemia da Covid-19.

A Montanha Lembra (Puede Una Montaña Recordar/ Can a mountain recall)
Direção: Delfina Carlota Vazquez. Argentina/ México. 18 min.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: O Popocatépetl entrou em erupção durante a conquista do México, quando Zapata foi assassinado e na época da ascensão do Exército Zapatista de Libertação Nacional. Abordo o vulcão a partir dos diferentes olhares que apontam para ele: dos camponeses, dos centros de controle de catástrofes e de minha câmera. Um diário pessoal guiado pela pergunta: haveria uma ligação empática entre as erupções vulcânicas e as reivindicações sociais?

Um Pai que Você Nunca Teve (Dad You’ve Never Had)
Direção: Dominika Lapka. Polônia. 30 min.
Idioma: polonês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: A história da relação complexa entre uma filha e seu pai. Ela parte em uma jornada para rever o homem que a abandonou no passado. Ele a recebe em seu apartamento e tenta responder suas perguntas. Eles se debruçam sobre as cartas que escreveram um para o outro. Ela limpa o apartamento e coloca tanto o mundo do pai quanto sua relação com ele em ordem. Um confronto difícil surge entre os dois.

Num Piscar de Olhos (In the Blink of an Eye/ In Ictu Oculi)
Direção: Jorge Moneo Quintana. Espanha. 15 min.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Sete séculos sólidos como pedra são derrubados em uma única lua. Assim se esvai a glória do mundo: em um piscar de olhos.

Projetando a Utopia (Tracing Utopia)
Direção: Catarina de Sousa & Nick Tyson.Portugal/ USA. 27 min.
Idioma: inglês.Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Uma odisseia pelos sonhos de um grupo de adolescentes LGBTQ+ de Nova York que tentam imaginar um mundo melhor. Por meio de vislumbres de uma utopia manifesta nas ruas, em espaços comunitários e on-line, o documentário projeta a ideia de uma comunidade gay que transcende o tempo.

Quando o Mar Manda uma Floresta ( When the Sea Sends Forth a Forest)
Direção: Guangli Liu. 
França. 21 min.
Idioma: chinês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Um universo virtual 3D, simulado por um motor de jogo alimentado com fotos históricas, permite experimentar um momento perdido da história. A narrativa gira em torno da memória de um sobrevivente chinês do Khmer Vermelho. A tragédia, que tirou a vida de 2 milhões de pessoas, continua a moldar nosso presente, ao se refletir nas narrativas de hoje.

Sequência de Lacunas sem Nome (Untitled Sequence of Gaps)
Direção: Vika Kirchenbauer. . Alemanha. 13 min.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Um filme-ensaio que trata da perda de memória por trauma com reflexos de luz de fora do espectro visível.

Terapia Deepfake (Deepfake Therapy)
Direção: Roshan Nejal. Holanda. 24 min.
Idioma holandês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Em uma experiência inédita, uma família em processo de luto tem uma conversa artificial em vídeo com seu ente querido falecido por meio de um deepfake, técnica que usa machine learning e inteligência artificial para manipular e gerar conteúdos audiovisuais falsos altamente verossímeis.

FOCO LATINO-AMERICANO

De 11 a 18 de abril, na plataforma Sesc Digital. O limite é de 2000 visionamentos, com exceção de “Cantos da Repressão”, com 1000 visionamentos.

Cantos de Repressão (Songs of Repression)
Direção: Marianne Hougen-Moraga, Estephan Wagner. 
Chile. 88 min.
Idiomas: espanhol, alemão. Classificação indicativa: 13 anos.

Sinopse: Em 1961, o religioso alemão Paul Schäffer abriu a Colonia Dignidad no sopé dos Andes, no Chile, na intenção declarada de ajudar os pobres. A colônia tornou-se uma seita fechada. O filme mostra como os moradores atuais lidam com uma história de 45 anos de abuso infantil, castigos coletivos e trabalho escravo, e como a colônia ajudou a ditadura de Pinochet a torturar e matar presos políticos.

Cinemas de Bairro (Cines de Video)
Direção: Wari Gálvez. Peru. 100 min.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 13 anos.

Sinopse: Um grupo de ex-projecionistas de diferentes partes do Peru prepara-se para exibir um filme em que eles próprios são os protagonistas; ao lado de antigos frequentadores e gerentes, revelam suas experiências mais íntimas e inesquecíveis nos cinemas que envelheceram junto com eles.

Sexo e Revolução (Sexo y Revolución)
Direção: Ernesto Ardito. 
Argentina. 103 min.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 13 anos.

Sinopse: No começo dos anos 1970, os homossexuais argentinos eram presos e torturados pela polícia ou em instituições para doentes mentais. Um grupo de gays decidiu lutar. Alguns se juntaram a organizações revolucionárias; outros fundaram a Frente de Libertação Homossexual. Acreditavam que “não há revolução possível a menos que gays e mulheres se libertem do patriarcado”. Mas os partidos de esquerda não estavam prontos para eles.

SESSÕES ESPECIAIS

As Sessões Especiais ficam disponíveis por 24 horas ou até alcançarem o limite de 2000 visionamentos, com exceção para “O Monopólio da Violência”, com limite de 1000 visionamentos.

Charlie Chaplin, o Gênio da Liberdade (Charlie Chaplin, legénie de la liberté)
Direção: Yves Jeuland. França. 145 min.
Idioma: francês. Classificação indicativa: livre.

É Tudo Verdade/ Looke
10/4 – 11h

Sinopse: Um gênio burlesco, Charles Chaplin colocou todo o seu talento a serviço de um ideal de justiça e liberdade. Sua audácia artística fundava-se na independência. Seu melhor roteiro foi seu próprio destino, que se inscreve na história política e estética do século 20.

O Dissidente (The Dissident)
Direção: Bryan Fogel.EUA. 117 min.
Idiomas: árabe, inglês, turco. Classificação indicativa: 16 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
09/4 – 21h

Sinopse: Um docu-thriller carregado de adrenalina, O Dissidente revela o labirinto de mentiras por trás do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, do Washington Post, dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul, em reprimenda a sua oposição explícita ao governo daquele país. Retrato potente e assustador de uma armação internacional, o filme mostra que, no mundo de hoje, ninguém que se opõe a forças poderosas está, de fato, a salvo.

Evento de TV (Television Event)
Direção: Jeff Daniels. Austrália/ EUA. 91 min.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 13 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
11/4 – 11h

Sinopse: A Guerra Fria de Ronald Reagan pela perspectiva de uma emissora de TV aberta que consegue, a duras penas, exibir o telefilme mais visto e mais polêmico da história: O Dia Seguinte (The Day After, 1983), sobre os efeitos devastadores de uma guerra nuclear entre EUA e União Soviética.

O Monopólio da Violência (Un Pays Qui se Tien tSage)
Direção: David Dufresne. França. 86 min.
Idioma: francês. Classificação indicativa: livre.

É Tudo Verdade/ Looke
17/4 – 11h

Sinopse: Conforme o ódio e o ressentimento diante das desigualdades sociais escalam, protestos organizados por cidadãos são reprimidos com uma violência cada vez maior. David Dufresne reúne uma bancada de cidadãos para questionar, debater e confrontar suas ideias sobre a ordem social e a legitimidade do uso da força pelo Estado.Indicado ao César 2021 de Melhor Documentário.

ZAPPA (ZAPPA)
Direção: Alex Winter. 
EUA, 127 min.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 15 anos.

É Tudo Verdade/ Looke
17/4 – 21h

Sinopse: Ainda estava para ser feito um filme sobre a vida e a obra do genial Frank Zappa, um músico genuinamente rebelde. Elaborado a partir de mais de mil horas de material de seu acervo pessoal, a maior parte inédita, o filme cria um retrato íntimo e abrangente de um artista extraordinário – e que se engajou integralmente no cenário político turbulento de sua época.

O ESTADO DAS COISAS

Mostra não-competitiva de documentários brasileiros e internacionais do É Tudo Verdade, dedicada a obras de viés informativo e jornalístico.
Todos os títulos ficam no ar de 11 a 18 de abril (ou até 2000 visionamentos), no Sesc Digital, exceto “Golpe de Ouro”,– de 8 a 22 de abril na Spcine Play.

2020 (2020)
Direção: Hernán Zin. . Espanha. 93 min.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 7 anos.

Sinopse: Quando a pandemia começou, Hernán Zin tratou de retratá-la de todos os ângulos. Foram quatro meses de filmagem com acesso especial a UTIs, casas, ambulâncias.

Golpe de Ouro (The Golden Cup)
Direção: Chaim Litewski. Brasil. 80 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Após o golpe militar de 1964, o grupo jornalístico Diários Associados organiza a campanha patriótica e anticomunista “Ouro para o bem do Brasil”, exortando a população a doar riquezas para o novo governo. Estreia mundial.

Okinawa/Santos (Okinawa/Santos)
Direção: Yoju Matsubayashi. Japão. 90 min.
Idiomas: japonês, português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, autoridades brasileiras expulsaram imigrantes japoneses da cidade portuária de Santos. A maioria provinha de Okinawa. Com ajuda de descendentes de famílias de Okinawa em Santos, o filme investiga esse episódio obscuro de abuso de poder e as relações históricas ocultas entre o Brasil e Okinawa. Estreia mundial.

Paul Singer, uma Utopia Militante (Paul Singer, An Engaged Utopy)
Direção: Ugo Giorgetti. Brasil. 58 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: O professor Singer pode ser classificado como um iluminista: foi também um educador, mesmo (ou sobretudo) quando fazia política. Personagem maior da vida intelectual paulista dos últimos setenta anos, ele narra sua trajetória, da chegada ao Brasil, em 1940, escapando da Segunda Guerra Mundial, a 2016, na liderança de movimentos de economia solidária. O filme tenta mostrar a beleza de um homem pensando. Estreia mundial.

Tio Tommy – O Homem que Fundou a Newsweek (Uncle Tommy – The Man Who Founded  Newsweek)
Direção: Loli Menezes. Brasil. 94 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Thomas J C Martyn, fundador da revista americana Newsweek, está sepultado em Agrolândia – uma pequena cidade do interior do sul do Brasil. Partindo dessa estranha descoberta, o filme investiga a vida desse personagem importante e reservado. Thomas foi um homem de grandes feitos: lutou na Primeira Guerra Mundial como piloto do Royal Flying  Corps, foi o primeiro correspondente internacional da revista Time e do The New York Times, participou de grandes rodas em Nova York ao lado de Scott Fitzgerald, Henry Luce, Nelson Rockefeller e Roosevelt, fundou a segunda maior revista americana e, após sofrer um golpe, mudou-se para a América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, onde se engajou na política internacional. Por meio de entrevistas, documentos, fotos, filmes, fitas de áudio, cartas e manuscritos, o filme tenta reconstruir a trajetória de Thomas, uma vida cheia de lacunas. Um roadmovie entre Nova York e São Paulo, Cornwall e Agrolândia, Rio de Janeiro e Connecticut, onde segredos, verdades e mentiras vão confrontar diferentes versões de quem foi esse homem misterioso e como ele se tornou o tio Tommy. Estreia mundial.

MARKER, 100

Mestre do cinema documental, o francês Chris Marker ganha uma retrospectiva com algumas de suas obras mais importantes, no ano de seu centenário.

É Tudo Verdade/ Looke: 8 de abril, a partir das 11h, até as 22h, ou limite de 1000 visionamentos.

Sem Sol (Sans Soleil) 1983
Direção: Chris Marker. França. 100 min.
Idiomas: francês, japonês, inglês, cantonês, língua japonesa de sinais. Classificação indicativa: 16 anos.

Sinopse: Complexo, cheio de referências e visualmente arrebatador, esse notável filme-ensaio imagina uma série de cartas escritas por um homem que vaga pelo mundo com uma câmera, obcecado por aquilo que constrói e constitui a memória individual e coletiva, a história e a própria imagem mediada. Uma quase ficção científica que analisa os costumes japoneses, as paisagens islandesas, Um Corpo que Cai, de Hitchcock, e os documentários

Carta da Sibéria (Lettre de Sibérie) 1958
Direção: Chris Marker. França. 61 min.
Idiomas: francês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Um documentário sobre essa vasta – e, à época, misteriosa – região soviética. Acima de tudo, como escreveu André Bazin, “um ensaio humano e geopolítico sobre a realidade siberiana, vividamente iluminado pela fotografia. O autor conjuga inteligência, poesia e uma imaginação fabulosa”.

A Solidão do Cantor (La Solitude du Chanteur de fond) 1974
Direção: Chris Marker. França. 60 min.
Idiomas: francês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Em fevereiro de 1974, Yves Montand ensaiava para fazer um concerto especial no Olympia, em Paris, em benefício de refugiados políticos chilenos. Ele só teve doze dias para se preparar para a apresentação, que seria sua primeira desde 1968. Entrevistas com o cantor e ator e trechos de seus filmes e concertos criam esse retrato multifacetado de um artista.

Paris 1900 (Paris 1900) 1947
Direção: Nicole Védrès. França. 82 min.
Idiomas: francês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Crônica da vida cotidiana de Paris entre 1900 e 1914, período perturbado pelos sinais da Primeira Guerra, o filme da escritora francesa Nicole Védrès é um quebra-cabeça iconográfico feito com excertos de mais de setecentos filmes, e marcado pela mistura de ficção e não ficção, e pelo engajamento sociopolítico declarado.

Chris Marker – Nunca se Explique, Nunca se Desculpe (Chris Marker – Never Explain, Never Complain) 2016
Direção: Jean-Marie Barbe, Arnaud Lambert. 
França. 124 min.
Idiomas: francês, inglês. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: Escritor, cineasta, ensaísta, viajante sem fronteiras, fotógrafo, intelectual militante e apologista da imaginação, Chris Marker explorou a maior parte dos meios de expressão humanos ao longo de sessenta anos. Combinando entrevistas com alguns de seus amigos mais próximos e excertos de seus filmes, o documentário revisita os segmentos principais de sua obra única.

HOMENAGEM A RUY GUERRA  

A 26ª edição do É Tudo Verdade faz uma homenagem a Ruy Guerra, no marco da celebração de seus 90 anos em agosto próximo. Além da mostra de filmes, exibida nas plataformas Spcine Play e Sesc Digital, Ruy Guerra ministrará uma Master Class no Youtube Sesc 24 de maio. Todos os títulos ficam no ar de 8 de abril a 8 de maio, na Spcine Play, e de 11 a 18 de abril, na plataforma Sesc Digital.

Os Comprometidos – Actas de um processo de descolonização  (The Collaborators – Minute of a Decolonisation Process)| 1984
Direção: Ruy Guerra. Moçambique. 45 min.
Idioma: português. Classificação Indicativa: 14 anos.

Sinopse: Em seis dias de filmagem quase ininterrupta, Guerra documentou o julgamento de supostos colaboradores do regime colonial por um tribunal popular, liderado pelo presidente moçambicano Samora Machel, em 1982. Os 29 rolos de filme 16 mm resultaram em uma série de quarenta horas para a Televisão Experimental de Mocçambique. Aqui, um dos episódios, Acta V.

O Homem que Matou John Wayne (The Man Who Killed John Wayne)| 2015
Direção: Bruno Laet, Diogo Oliveira. Brasil. 70 min.
Idioma: português. Classificação Indicativa: 12 anos.

Sinopse: Equilibrando-se entre depoimentos e cenas de filmes, retrata vida e obra do cineasta moçambicano Ruy Guerra, radicado há sessenta anos no Brasil.

Mueda: Memória e Massacre (Mueda: Memory and Massacre) (1979/80)
Direção: Ruy Guerra. Moçambique. 75 min.
Idioma: português. Classificação Indicativa: 14 anos.

Sinopse: Reconstitui o massacre de Mueda (1960), perpetrado pela administração colonial portuguesa no distrito homônimo de Moçambique. O episódio marca uma virada na história da resistência colonial: a partir dele, conflagra-se a luta armada pela libertação do país. Realizado logo após a independência de Moçambique, é considerado o primeiro longa-metragem moçambicano.

MASTER CLASS RUY GUERRA – Sesc 24 DE MAIO

Youtube Sesc 24 de maio
13/4 – 11hs
Sessão previamente gravada

Master Class com o cineasta homenageado, Ruy Guerra, em entrevista conduzida pelo historiador do cinema Adilson Mendes e pelo cineasta Diogo Oliveira.

18ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO

Itaú Cultural e É Tudo Verdade se aliam para a realização, nos dias 07 e 08 de abril, da 18ª Conferência Internacional do Documentário. Todas as atividades da Conferência acontecem na Plataforma Itaú Cultural, tendo como tema central a obra de Chris Marker.

Os eventos são pré-gravados, com interpretação simultânea em Libras.

07 de abril, 11h: Abertura da Conferência, com Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, e Amir Labaki, diretor-fundador do É Tudo Verdade.

07 de abril, 11h05: Master Class, com Jean-Michel Frodon, crítico de cinema, escritor e professor. Escreveu para o Le Monde (1990-2003) e foi diretor editorial da revista Cahiers duCinéma (2003-2009).

07 de abril, 15h: Marker por Tendler. Entrevista do diretor brasileiro Sílvio Tendler (Os Anos JK; Jango), que conviveu com Marker na França do início dos anos 1970, conduzida pela curadora franco-brasileira Anna Glogowski, do comitê de seleção do É Tudo Verdade.

08 de abril, 11h: Palestra “Chris Marker e a América Latina, Trânsitos Estéticos e Políticos”, com Carolina Amaral, doutora em história pela USP e professora da Universidade Estadual de Londrina. É autora de “O cinema latino-americano de Chris Marker”.

08 de abril, 15h: Master Class, com Bill Nichols, autor de livros considerados textos-chave no desenvolvimento dos estudos do cinema documentário, incluindo “Representing Reality”, “Speaking Truths with Film” e “Introduction to Documentary”.

ATIVIDADES PARALELAS: DEBATES É TUDO VERDADE

De 14 a 16 de abril, pelo Youtube do Sesc 24 de maio, o É Tudo Verdade apresenta debates diários com os curta-metragistas brasileiros em competição. Sempre às 11h, com mediação da jornalista Ana Paula Sousa e da doutora em cinema Patrícia Rebello, ambas do comitê de seleção do É Tudo Verdade.

Debate 01: 14 de abril, 11h
Review + Yãokwa: Imagem e Memória + Sem título #

Debate 02: 15 de abril, 11h
Ser feliz no vão + Cartas de Brasília + Coleção Preciosa

Debate 03: 16 de abril, 11h
João por Inez + O Karaokê de Isadora + A Vida que eu Sonhava ter

CAETANO.DOC

A 26ª edição do É Tudo Verdade apresenta um ciclo especial de documentários que traça um panorama da vida e obra do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, de sua participação nos festivais dos anos 1960 até as turnês internacionais dos anos 2000. Os filmes terão sessões na plataforma Spcine Play, com três exceções, apresentadas no Canal Brasil e na plataforma É Tudo Verdade/ Looke.

Na Spcine Play: “Uma Noite em 67” e “Coração Vagabundo”, de 8 a 14 de abril.

No É Tudo Verdade/ Looke: “Tropicália”, dia 9 de abril, às 15h, e “Narciso em Férias”, dia 10 de abril, às 15h.

“Tropicália” fica disponível por 48 horas e “Narciso em Férias” por 24 horas, ambos a contar do horário de início da sessão.

Canal Brasil, exclusivo na TV Paga: “Os Doces Bárbaros”, 7 de abril, às 20h.

Canções do Exílio: a Labareda que Lambeu Tudo| 2010
Direção: Geneton Moraes Neto. Brasil. 91 min.
Idioma: português. Classificação indicativa:

Sinopse: Testemunhos e imagens resgatam histórias pouco conhecidas do exílio londrino de Caetano Veloso e Gilberto Gil, no fim dos anos 1960.

Coração Vagabundo | 2008
Direção: Fernando Grostein Andrade. Brasil. 71 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 10 anos.

Sinopse: Com olhar próximo, o filme acompanha Caetano Veloso durante a turnê do disco A Foreign Sound (2004), por São Paulo, Nova York, Tóquio e Quioto.

Doces Bárbaros | 1977
Direção: JomTob Azulay. Brasil. 103 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 10 anos.

Sinopse: Shows e bastidores da turnê original de Caetano, Gil, Maria Bethânia e Gal Costa pelo Brasil, interrompida quando Gil é preso por porte de maconha.

Narciso em Férias | 2020
Direção: Ricardo Calil, Renato Terra. Brasil. 84 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 12 anos.

Sinopse: Em 27 de dezembro de 1968, Caetano Veloso foi preso pela Ditadura Militar. No total, o músico ficou 54 dias em cárcere. Anos depois, ele conta suas memórias desse período.

Rogério Duarte, o Tropikaoslista | 2015
Direção: José Walter Lima. Brasil. 88 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 14 anos.

Sinopse: A trajetória do artista gráfico baiano, sua militância anti-ditadura e sua contribuição decisiva para a criação do ideário e da visualidade da Tropicália.

O Sol – Caminhando contra o Vento | 2006
Direção: Tetê Moraes, Martha Alencar. Brasil. 95 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal “O Sol”. Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época.

Torquato Neto – Todas as Horas do Fim | 2017
Direção: Eduardo Ades, Marcus Fernando. Brasil. 88 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 12 anos.

Sinopse: O documentário explora a vida e as múltiplas frentes do poeta, um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé.

Tropicália | 2012
Direção: Marcelo Machado. Brasil. 87 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: 12 anos.

Sinopse: Um tributo à potência estética e política do movimento iniciado por Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros em plena ditadura, no fim dos anos 1960.

Uma Noite em 67 | 2010
Direção: Renato Terra, Ricardo Calil. Brasil. 93 min.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre

Sinopse: Resgate histórico do 3º Festival de Música Popular Brasileira, em outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo, dentre outros.

Com informações da assessoria de imprensa do É Tudo Verdade.