"Jericó" (Jerichow, 2008), de Christian Petzold - Divulgação
"Jericó" (Jerichow, 2008), de Christian Petzold - Divulgação

MUBI: todos os filmes que estreiam em maio

Antecipando o lançamento do novo filme de Christian Petzold, “Undine”, a MUBI apresenta em maio uma retrospectiva abrangente da obra do autor alemão, um dos maiores diretores da atualidade. Um artista cujos filmes se envolvem com a história do cinema e a história alemã, Petzold dialoga com o cinema clássico de gênero para falar de passados conturbados e futuros ansiosos. Confira “Jericó”, “Süden” e “A Segurança Interna” (The State I Am In).

Sessões duplas

Um dos cineastas fundadores do gênero “body horror”, David Cronenberg tem dois filmes entrando no catálogo da MUBI neste mês: “Mistérios e Paixões”, que venceu o prêmio de Melhor Roteiro no New York Film Critics Circle, e “Cosmópolis”, selecionado para competir pela Palma de Ouro em Cannes e que traz Robert Pattinson em um de seus melhores papéis.

Outra sessão dupla da MUBI em maio é dedicada a Ken Loach. Ativista social durante a maior parte de sua carreira, ele busca realizar uma abordagem sem concessões sobre a miséria na Grã-Bretanha, as patologias sociais e familiares e a destruição das políticas públicas de bem-estar social. Confira “Ventos da Liberdade”, grande vencedor do Palma de Ouro e que conta com Cillian Murphy no elenco, e o multipremiado no Festival de Veneza “Mundo Livre”.

A terceira sessão dupla do mês é de Claire Denis, uma das autoras de grande influência na identidade do cinema europeu nas últimas décadas. Ela foi a grande homenageada do Visions du Réel de 2020 e os assinantes da MUBI poderão conferir dois incríveis filmes da diretora: “Dane-se a Morte” e “Chocolat”.

"Chocolat" (1988), de Claire Denis - Divulgação
“Chocolat” (1988), de Claire Denis – Divulgação

Já a sessão dupla dedicada ao talentoso e multifacetado cineasta parisiense Olivier Assayas destaca dois de seus mais aclamados filmes: “Carlos”, seleção oficial de Cannes e protagonizado por Édgar Ramírez, e “Espionagem na Rede” (Demonlover), com Chloë Sevigny e Connie Nielsen.

Um dos fundadores da Nouvelle Vague, Claude Chabrol permaneceu prolífico e popular ao longo de sua carreira, que durou mais de meio século. Considerado um artesão do cinema, ele fecha a programação de sessões duplas de maio com “Um Tira Amargo” e “Inspecteur Lavardin”, ambos com um de seus mais incríveis personagens, o delegado francês Jean Lavardin.

Lançamento

A MUBI lança com exclusividade em maio o curta-metragem poético e sentimental “Four Roads”, mais recente trabalho de Alice Rohrwacher (“Feliz Como Lázaro”, “As Maravilhas”). O filme é um comovente e sutil insight por dentro da vida durante o período da pandemia, na vila italiana Quattro Strade, na Toscana. Em função das restrições que proíbem qualquer contato físico, a cineasta usou sua velha câmera de 16mm, alguns metros de filmes com validade expirada e o zoom de suas lentes para alcançar lugares onde seu corpo não consegue.

"Four Roads" (2021), de Alice Rohrwacher - Divulgação
“Four Roads” (2021), de Alice Rohrwacher – Divulgação

Exclusivos MUBI:

— Letter from Paris (1975): estreia exclusiva desta obra-prima recém-restaurada e pouco conhecida do autor polonês Walerian Borowczyk (“Rosalie”). Filmado na década de 1970 em 16mm, é um retrato documental de sua cidade adotada e um comentário mordaz sobre a solidão da vida urbana em um mundo capitalista.

— Atlantis (2019): vencedor do Festival de Veneza e candidato oficial da Ucrânia ao Oscar, é um drama pós-apocalíptico que mistura uma história de amor inesperadamente doce com humor ácido. Dirigido por Valentyn Vasyanovych.

— Born in Flames (1983): bela restauração do celebrado clássico afrofuturista e feminista de Lizzie Borden. Ambientada em Nova York em um futuro próximo, é uma obra-prima dos anos 1980, que combina cinema de guerrilha e estética pós-punk para gerar uma falsa rebelião feminista de ficção científica.

"Born in Flames" (1983), de Lizzie Borden - Divulgação
“Born in Flames” (1983), de Lizzie Borden – Divulgação

— Death Will Come and Shall Have Your Eyes (2019): com intimidade e intensidade dignas de Ingmar Bergman, este é o mais recente trabalho do cineasta chileno José Luis Torres Leiva. Inspirado em um poema de Cesare Pavese, é um retrato terno, íntimo e subjugado de amor e doença em uma relação lésbica de um longo período.

— State Funeral (2019): em Moscou, em março de 1953, dias após a morte de Joseph Stalin, os cidadãos inundaram a Praça Vermelha para lamentar a perda de seu líder e testemunhar seu enterro. Uma recriação imersiva de um momento-chave da história soviética, o filme de Sergei Loznitsa apresenta um comentário muito oportuno sobre os absurdos aterrorizantes inerentes ao totalitarismo e ao culto à personalidade. Para acompanhar este lançamento, a MUBI exibe uma retrospectiva maior do trabalho do cineasta: “De volta à URSS: Os Arquivos Documentais de Sergei Loznitsa”.

— Tendre (2020): com uma narrativa totalmente não sentimental e um estilo radicalmente fragmentado, este brilhante filme da jovem cineasta francesa Isabel Pagliai anuncia a chegada de uma nova e grande voz no cinema internacional, que já foi comparada a Catherine Breillat, Harmony Korine e Larry Clark.

"Tendre" (2020), de Isabel Pagliai - Divulgação
“Tendre” (2020), de Isabel Pagliai – Divulgação

Confira abaixo a agenda mensal completa da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI – Maio/2021

Data Título Diretor Categoria/contexto
1/5 Nadja in Paris Éric Rohmer Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer
1/5 The Marquise of O Éric Rohmer Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer
1/5 The Bakery Girl of Monceau Éric Rohmer Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer
1/5 Fermière à Montfaucon Éric Rohmer Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer
1/5 My Night at Maud’s Éric Rohmer Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer
2/5 Charulata Satyajit Ray O Mundo de Satyajit Ray
3/5 The Dance of Reality Alejandro Jodorowsky A Psicomágica de Alejandro Jodorowsky
4/5 Atlantis Valentyn Vasyanovych Viewfinder
5/5 The Two of Them Márta Mészáros Mulheres Independentes: O Cinema Pioneiro de Márta Mészáros
6/5 Reis e Rainha Arnaud Desplechin
7/5 A Dog Called Money Seamus Murphy MUBI Spotlight
8/5 Dane-se a Morte Claire Denis Deriva Continental: Sessão Dupla de Claire Denis
9/5 Um Tira Amargo Claude Chabrol Claude Chabrol: A New Wave of Suspense
10/5 Letter from Paris Walerian Borowczyk Sinfonias da Cidade
11/5 Carlos Oliver Assayas Sessão Dupla: Olivier Assayas
12/5 Born in Flames Lizzie Borden Rediscovered
13/5 Jericó Christian Petzold Phantoms Among Us: The Films of Christian Petzold
14/5 Four Roads Alice Rohrwacher
15/5 Mundo Livre Ken Loach Sessão Dupla: Ken Loach
16/5 Ventos da Liberdade Ken Loach Sessão Dupla: Ken Loach
17/5 Espionagem na Rede Olivier Assayas Sessão Dupla: Olivier Assayas
18/5 Süden Christian Petzold Phantoms Among Us: The Films of Christian Petzold
19/5 Death Will Come and Shall Have Your Eyes José Luis Torres Leiva The New Auteurs
20/5 Diary For My Loves Márta Mészáros Mulheres Independentes: O Cinema Pioneiro de Márta Mészáros
20/5 Still Processing Sophy Romvari
21/5 State Funeral Sergei Loznitsa Luminaries
21/5 The Event Sergei Loznitsa De Volta à U.S.S.R.: Arquivos Documentais de Sergei Loznitsa
21/5 Blockade Sergei Loznitsa De Volta à U.S.S.R.: Arquivos Documentais de Sergei Loznitsa
21/5 Revue Sergei Loznitsa De Volta à U.S.S.R.: Arquivos Documentais de Sergei Loznitsa
22/5 O Congresso Futurista Ari Folman
23/5 Inspecteur Lavardin Claude Chabrol Claude Chabrol: A New Wave of Suspense
24/5 The Trial Sergei Loznitsa De Volta à U.S.S.R.: Arquivos Documentais de Sergei Loznitsa
25/5 A Segurança Interna Christian Petzold Phantoms Among Us: The Films of Christian Petzold
26/5 Tendre Isabel Pagliai Brief Encounters
27/5 Mistérios e Paixões David Cronenberg Sessão Dupla: David Cronenberg
28/5 Future Lasts Forever Özcan Alper Özcan Alper: Chasing The Truth
29/5 Chocolat Claire Denis Deriva Continental: Sessão Dupla de Claire Denis
30/5 Cosmópolis David Cronenberg Sessão Dupla: David Cronenberg
31/5 A Roda Abel Gance

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.