"XXY" (2007), de Lucía Puenzo - Divulgação
"XXY" (2007), de Lucía Puenzo - Divulgação

Centro Cultural UFMG destaca obras do novo cinema argentino

Realizado pelo Centro Cultural UFMG, o projeto CineClássico Quarentena apresenta no mês de maio uma seleção de obras argentinas de extrema relevância para entender como essa produção cinematográfica se consolidou como uma das mais importantes da América Latina, mesmo com as sucessivas crises políticas e institucionais vividas pelo país.

Denominada “Nuevo Cine Argentino”, a retomada da produção argentina ocorreu a partir da década de 1990 e demonstrou as possibilidades de efervescência cultural em tempos difíceis. Os filmes que compreendem esse período expressam o contexto histórico e cultural do país, impulsionados pela estrutura de produção independente e de baixo orçamento, roteiros inteligentes e arrojados, habilidade técnica e refinamento estético, abordando temas fortes que transitam entre dramas familiares e políticos, romances e toques de humor.

"A História Oficial" (La historia oficial, 1985), de Luis Puenzo - Divulgação
“A História Oficial” (La historia oficial, 1985), de Luis Puenzo – Divulgação

A programação do CineClássico Quarentena engloba obras representativas dos cineastas Luis Puenzo, Juan José Campanella, Gustavo Taretto, Hernán Golfrid, Damián Szifron, Gastón Duprat, Mariano Cohn, Lucía Puenzo e Martín Hodara.

Os filmes da mostra podem ser encontrados nas plataformas de streaming Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e Globoplay. As indicações da curadoria são apresentadas no site e nas redes sociais do Centro Cultural UFMG (Facebook, Instagram, Twitter), às terças e quintas-feiras.

Confira a programação:

04.05 – A história oficial – (La historia oficial), Drama, História, Guerra, 1985, Argentina, Direção: Luis Puenzo, 112’, 14 anos).

Em Buenos Aires, nos tempos da abertura política, uma professora de História (Norma Aleandro) começa a se dar conta da violência da ditadura militar em seu país. O drama se complica quando ela passa a desconfiar que Gabi, a menina que adotou, pode ser filha de uma desaparecida dos tempos da opressão militar.

Disponível em: Netflix

06.05 – O segredo dos seus olhos – (El secreto de sus ojos), Drama, Mistério, Romance, 2009, Argentina, Espanha, Direção: Juan José Campanella, 129’, 16 anos).

O filme conta a história de Benjamín (Ricardo Darín), um oficial de justiça que decide escrever um livro após se aposentar usando suas memórias como base da criação. Sua inspiração é um caso real de estupro e assassinato de uma jovem. Em sua jornada, o aposentado conhece o marido da vítima e promete ajudá-lo a encontrar o culpado.

Disponível em: Amazon Prime Video e YouTube.

11.05 – Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual – (Medianeras), Comédia, Drama, 2011, Argentina, Espanha, Alemanha, Direção: Gustavo Taretto, 95’, 12 anos).

Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) são vizinhos, vivem no mesmo quarteirão, se cruzam inúmeras vezes durante o dia, mas se conhecem apenas virtualmente, mesmo tendo suas janelas de frente uma para a outra. É na internet que eles se encontram e compartilham suas alegrias e desilusões.

Disponível em: Globoplay e YouTube.

13.05 – Tese sobre um homicídio – (Tesis sobre un homicidio), Crime, Mistério, Suspense, 2013, Argentina, Espanha, Direção: Hernán Goldfrid, 106’, 14 anos).

A vida de Roberto Bermúdez (Ricardo Darín), especialista em Direito Criminal, se torna um caos quando ele se convence de que um de seus melhores alunos cometeu um assassinato em frente à faculdade. Ele está determinado a descobrir o que aconteceu e inicia uma investigação que o fará pensar no preço da verdade.

Disponível em: YouTube e Amazon Prime Video.

18.05 – Relatos selvagens – (Relatos salvajes), Comédia, Drama, Crime, 2014, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Direção: Damián Szifron, 122’, 14 anos).

Com uma espécie de compilado, o filme reúne seis histórias que colocam os personagens em situações desafiadoras. Cada um, dentro de sua própria história, coloca em xeque seus lados selvagens e irracionais.

Disponível em: Globoplay e YouTube.

20.05 – O cidadão ilustre – (El ciudadano ilustre), Comédia, Drama, 2016, Argentina, Espanha, França, Direção: Gastón Duprat, Mariano Cohn, 118’, 14 anos).

Após recusar grandes e prestigiosos prêmios em todo o mundo, Sr. Mantovani (Oscar Martínez), Prêmio Nobel de Literatura, aceita um convite para visitar a sua cidade natal na Argentina, que tem sido inspiração para todos os seus livros. O escritor vai descobrir que receber esse convite foi uma péssima ideia, já que tem usado pessoas reais como personagens de seus romances.

Disponível em: Netflix.

25.05 – Minha obra prima – (Mi obra maestra), Comédia, Drama, 2018, Argentina, Espanha, Direção: Gastón Duprat, 100’, 14 anos).

Arturo (Guillermo Francella) é um negociante de arte sem escrúpulos, amigo de longa data de Renzo (Luis Brandoni), um pintor socialmente desajeitado. Dispostos a arriscar tudo, os dois desenvolvem um plano mirabolante para se salvarem no mundo das artes.

Disponível em: Netflix.

27.05 – XXY – (XXY), Drama, Romance, 2007, Argentina, Espanha, França, Direção: Lucía Puenzo, 86’, 16 anos).

Alex (Inés Efron) nasceu com características sexuais masculinas e femininas. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambiguidade genital da criança, seus pais (Ricardo Darín e Valeria Bertuccelli) a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que um dia a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.

Disponível em: Netflix.

01.06 – Neve negra – (Nieve negra), Crime, Drama, Mistério, 2017, Argentina, Espanha, Direção: Martín Hodara, 90’, 14 anos).

Salvador (Ricardo Darín) vive isolado do mundo nas colinas geladas da Patagônia. Sozinho há décadas, ele recebe a inesperada visita do irmão Marcos (Leonardo Sbaraglia) e de sua namorada Laura (Laia Costa). O objetivo dos dois é que Salvador aceite vender as terras que os irmãos receberam como herança, algo que ele não está nem um pouco disposto a fazer.

Disponível em: Netflix.

Com informações da assessoria de imprensa do Centro Cultural UFMG.