Belas Artes À La Carte: os filmes que entram no cardápio em junho

Entre os destaques de junho no Belas Artes À La Carte, estão filmes de Ridley Scott, Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ernst Lubitsch, Mike Newell, Arnaud Desplechin, Akira Kurosawa, Alfred Hitchcock e Ettore Scola. Tem ainda dois lançamentos: a comédia nacional “O Último Jogo” e a animação francesa “A fantástica Viagem de Marona”. A plataforma recebe também o Festival Volta ao Mundo: Espanha e a 10ª edição da Mostra Ecofalante.

Confira o calendário com todas as estreias:

2 a 9 de junho



10ª Mostra Ecofalante – Semana do Meio-Ambiente

 

3 de junho

Festival Volta ao Mundo: Espanha

Em parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, que há mais de 10 anos apoia iniciativas culturais no país, chega ao À La Carte o Festival “Volta ao Mundo: Espanha”, de 3 a 16 de junho, com 12 filmes que vão desde grandes clássicos a cults modernos e inéditos nos cinemas brasileiros, além de premiadas coproduções com outros países, como Argentina, França e Itália.

Confira a Seleção: Veridiana (1961), de Luís Buñuel; Cria corvos (1976), de Carlos Saura; O espírito da colmeia (1973), de Vitor Érice; Pelos meus olhos (2003), de Icíar Bollaín; O Segredo dos Seus Olhos (2009), de Juan José Campanella; Vacas (1992), de Julio Medem; Viver é Fácil Com os Olhos Fechados (2013), de David Trueba; Saura(s) (2017), documentário; Bem-vindo, Mr. Marshall! (1953), de Luis García Berlanga; Joana, a Louca (2001), de Vicente Aranda; A Língua das Mariposas (1999), de José Luis Cuerda; e Maria (e os outros) (2016), de Nely Reguera.

 

4 de junho – Cine Clube Italiano

Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o À LA CARTE realiza a segunda edição do Cine Clube Italiano em junho. Entre os dias 4 e 10 de junho, assinantes e não assinantes do streaming de filmes poderão assistir gratuitamente a “De volta para casa” (2019), de Cristina Comencini. Na quarta-feira, 9 de junho, às 18h30, acontece um bate-papo ao vivo sobre o filme com o jornalista e crítico de cinema Miguel Barbieri Jr. e Léo Mendes, gerente de inteligência do Belas Artes Grupo.

De volta para casa (Tornare)

Itália, 2019, Thriller/Drama, 107min

Direção: Cristina Comencini

Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Vincenzo Amato, Beatrice Grannò, Clelia Rossi Marcelli

Sinopse: Alice McNellis, uma jornalista de 40 anos, retorna a Nápoles para o funeral de seu pai, um soldado que servia na base da OTAN. Aqui ela conhece Marc Bennet, um personagem sombrio, que lentamente consegue fazer seu caminho para a reticência inicial de Alice. Mas a casa a ajuda a lembrar sua infância, a reviver sua vida como um flashback, a resolver algumas contas com o passado.

 

10 de junho

A lenda (Legend)

EUA | Reino Unido, 1985, Aventura, 94 min

Direção: Ridley Scott

Elenco: Tom Cruise, Mia Sara, Tim Curry

Sinopse: Jack é um jovem camponês que vive numa floresta mágica, repleta de seres fantásticos, como unicórnios e fadas. Num belo dia, Jack resolve levar a Princesa Lili para passear e ela acaba chamando a atenção do Senhor das Trevas, um demônio cruel que planeja raptar a donzela e mergulhar o planeta numa era glacial. Os planos dessa criatura maléfica começam a se concretizar quando os duendes, à seu comando, capturam Lili. Jack irá correr contra o tempo, e com a ajuda de um elfo, uma fadas e dois anões, irá para tentar salvar sua amada.

 

Em nome da terra (Au nom de la terre)

França, 2019, Drama, 103 min

Direção: Edouard Bergeon

Elenco: Guillaume Canet, Veerle Baetens, Anthony Bajon

Sinopse: Pierre é um jovem de 25 anos que volta de Wyoming para sua noiva assumindo a fazenda de sua família. Vinte anos depois, a fazenda cresce, tal como sua família, e as dívidas começam a se acumular. Apesar do amor de sua esposa e filhos, o homem começa a se entregar para as frustrações da luta no cotidiano de ser um chefe de família. Construído como uma saga familiar, e de acordo com a história do próprio diretor, o filme faz um olhar humano sobre a evolução do mundo agrícola desses últimos 40 anos.

 

Boccaccio 70

Itália/ França, 1962, Comédia, 205 min

Direção: Vittorio De Sica, Federico Fellini

Elenco: Anita Ekberg, Sophia Loren, Romy Schneider

Sinopse: Um casal de operários, Renzo e Luciana, finalmente decidem se casar e juntar suas vidas. Mas sua paz no casamento ainda está ameaçada, já que eles precisam esconder tudo de seu empregador, que não permite o relacionamento. E um outro problema também os assola: a falta do próprio quarto.

 

Ninotchka

EUA, 1939, Comédia, 110 min

Direção: Ernst Lubitsch

Elenco: Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire

Sinopse: Uma agente secreta russa persegue seus companheiros capitalistas em Paris para recuperar as jóias que eles possuem

 

Hans Staden

Brasil, 1999, Drama biográfico, 92 min

Direção: Luis Alberto Pereira

Elenco: Carlos Evelyn, Ariana Messias, Darci Figueiredo, Sérgio Mamberti, Milton de Almeida, Stênio Garcia

Sinopse: Hans Staden é um imigrante alemão que naufragou no litoral de Santa Catarina. Dois anos depois, chegou a São Vicente, onde trabalhou, visando juntar dinheiro para retornar à Europa. Um dia, preocupado com seu sumiço de seu escravo repentino de seu escravo da tribo Carijó, parte em sua procura e sete Tupinambás, inimigos dos portugueses o encontram e o prendem, no intuito de matá-lo e devorá-lo.

 

11 de junho – Super Lançamento

O Último Jogo

Brasil, 2018, Comédia, 100min

Direção: Roberto Studart

Elenco: Pedro Lamin, Bruno Belarmino, Betty Barco, Norberto Presta e Juliana Schalch

Sinopse: Dois vilarejos separados por 9km e uma rivalidade ferrenha. Do lado brasileiro, os habitantes de Belezura, uma pequena cidade que vive de empregos na indústria moveleira, está prestes a encarar dois eventos que mudarão suas vidas: o fechamento da fábrica e a última partida de futebol contra os arquirrivais argentinos do povoado vizinho, o que para eles torna-se a última partida de futebol antes do fim do mundo. E em um ponto todos concordam – é preciso vencer, nem que para isso tenham que dar a própria vida.

 

17 de junho

Alto controle (Pushing Tin)

EUA / Alemanha, 1999, Comédia, 124 min

Direção: Mike Newell

Elenco: John Cusack, Billy Bob Thornton, Cate Blanchett, Angelina Jolie

Sinopse: Nick Falzone é um controlador de tráfego aéreo em Nova York considerado o melhor de todos, até a chegada de Russell Bell, que veio do sudoeste. Russell e Mary Bell, sua esposa, não se ajustam totalmente à comunidade de controladores e suas esposas e logo surge uma rivalidade entre Nick e Bell. Mas algo mais grave ainda acontece quando Nick encontra Mary chorando em um supermercado. Ela lhe fala que Russell desapareceu e, em uma cantina, os dois bebem bastante e acabam indo para cama.

 

Crime em Roubaix (Roubaix aun lumiere)

França, 2019, Crime, 120 min

Direção: Arnaud Desplechin

Elenco: Roschdy Zem, Léa Seydoux, Sara Forestier

Sinopse: Daoud é o chefe de polícia da pequena cidade de Roubaix. Ele e seu mais novo assistente, Louis, recém formado pela academia de polícia, precisam investigar as pistas relacionados ao assassinato brutal de uma idosa. Tudo indica que o crime foi cometido por suas vizinhas, Claude e Marie, duas amantes supostamente alcoólatras e viciadas

 

Yojimbo, o guarda-costas (Yojimbo)

Japão, 1961, Ação, 110 min

Direção: Akira Kurosawa

Elenco: Toshirô Mifune, Eijirô Tôno, Tatsuya Nakadai

Sinopse: Um ronin astuto chega a uma cidade dividida por duas gangues de criminosos e decide jogá-las uma contra a outra para libertar a cidade.

 

Festim Diabólico (Rope)

EUA, 1948, Crime, 80 min

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Dick Hogan John Dall Farley Granger Edith Evanson

Sinopse: A excitação de cometer o crime perfeito leva dois homens a matar e, em seguida, a organizar uma festa no local do crime convidando o pai e a noiva da vítima e ainda um professor de filosofia que os inspirou inadvertidamente.

 

O Tapete Vermelho

Brasil, 2005, Comédia, 90 min

Direção: Luis Alberto Pereira

Elenco: Matheus Nachtergaele, Jackson Antunes , Paulo Betti., Rosi Campos, Débora Duboc

Sinopse: Continuando uma tradição de família, Quinzinho quer levar o filho Neco para assistir a um filme de Mazzaropi. Sem fazer ideia de onde achar um cinema que ainda exiba Mazzoropi, ele e a família caem na estrada, sem saber da jornada que os aguarda

 

18 de junho – Super Lançamento

A fantástica viagem de Marona (Marona)

França, 2019, Animação, 92 min

Direção: Anca Damian

Elenco: Lizzie Brocheré, Bruno Salomone, Thierry Hancisse

Sinopse: Vítima de um acidente, uma cachorrinha se lembra dos diferentes tutores que amou incondicionalmente. Com sua empatia infalível, Marona trouxe leveza e inocência a cada um dos lares em que viveu.

 

24 de junho

Barco para liberdade (Buoyancy)

Austrália, 2019, Crime, 93 min

Direção: Rodd Rathjen

Elenco: Sarm Heng, Thanawut Ketsaro, Mony Ros

Sinopse: Aos 14 anos, Chakra decide abandonar a região rural do Camboja, onde vivia com sua família, em busca de novas oportunidades no exterior. O garoto acaba indo parar em um navio pesqueiro, cujo capitão é extremamente abusivo e fornece péssimas condições de trabalho para os empregados. Assistindo ao espancamento diário de seus colegas e sobrevivendo com uma xícara de arroz por dia após uma jornada de 22 horas, o menino começa a se convencer de que precisa agir com brutalidade para sobreviver.

 

O despertar de um homem (This Boy’s Life)

EUA, 1993, Drama, 115 min

Direção: Michael Caton-Jones

Elenco: Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, Ellen Barkin

Sinopse: No final dos anos 50 Caroline Wolff, uma mãe solteira nômade, só deseja se estabelecer em um lugar, achar um sujeito decente e conseguir uma casa melhor para seu único filho, Tobias “Jack” Wolff. Quando ela se muda de Seattle e conhece o respeitável Dwight Hansen, um mecânico de automóveis, ela crê que alcançou seu objetivo. Mas Jack se sente diferente após passar alguns meses com Dwight e os filhos dele e longe de Caroline. O padrasto do jovem parece querer fazer de Jack uma pessoa melhor, mas ao tentar fazer isto ele abusa emocional e fisicamente do garoto, além de tratá-lo verbalmente de forma grosseira. Com pouco tempo de casada, Caroline vê que Dwight precisa dominar todos que estão ao seu redor, mas sentindo-se insegura para buscar outra relação passa a acreditar que isto é a melhor coisa para seu filho. Durante este tempo Jack se torna amigo de outro desajustado, Arthur Gayle, um jovem com tendências homossexuais bem claras, enquanto continua sofrendo sob o jugo repressivo do seu padrasto. Jack só sonha com uma coisa: conseguir uma bolsa de estudos para poder partir para sempre.

 

Os amores de um demônio (The devil in love)

Itália, 1966, Comédia, 103 min

Direção: Ettore Scola

Elenco: Vittorio Gassman, Claudine Auger, Mickey Rooney

Sinopse: Um demônio importante vem à terra para impedir o casamento de um aristocrata papal e uma filha de Lorenzo, o Magnífico.

 

A dama oculta (The lady vanishes)

Reino Unido, 1938, Mistério, 96 min

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas

Sinopse: Durante uma viagem pela Europa continental, uma jovem playgirl rica percebe que uma senhora idosa parece ter desaparecido do trem.

 

Fogo e Paixão

Brasil, 1989, Comédia, 90 min

Direção: Isay Weinfeld e Marcio Kogan

Elenco: Mira Haar, Cristina Mutarelli, Carlos Moreno, Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans, Paulo Autran

Sinopse: Dirigido por dois arquitetos de prestígio, o filme conta a história de cidadãos de diversas partes do mundo que se reúnem para participar de um projeto de visitação à uma cidade latinoamericana – sem localização revelada.

Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.