Cardume abre edital para produção de curta-metragem

A plataforma de streaming Cardume, dedicada à exibição de curtas-metragens brasileiros, acaba de lançar o seu primeiro edital para produção de curtas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto. Será selecionado um projeto de curta-metragem de baixo orçamento, com roteiro de até 20 páginas. O vencedor receberá um prêmio de R$ 15 mil para a realização do filme e uma verba extra de R$ 1.500 para poder inscrever seu título em festivais nacionais ou internacionais de cinema.

O projeto selecionado também vai contar com serviços ofertados por parceiros da Cardume, como consultoria de produção, diárias de equipamentos, tratamento de cor, finalização de áudio e distribuição.



Não é cobrada taxa de inscrição no edital, mas os realizadores interessados precisam ser assinantes do Clube de Benefícios da Cardume. Isso porque o edital é inteiramente financiado pela verba arrecadada com as assinaturas da plataforma. Ela está no ar desde o final de 2019 e 80% de sua renda é destinada para os realizadores dos filmes disponíveis no catálogo, além de ações de formação e fomento.

Os criadores da Cardume são o casal de atores e produtores de cinema Luciana Damasceno e Daniel Jaber. Os dois são de Belo Horizonte e realizam debates semanais na plataforma com os realizadores dos filmes que estreiam no catálogo.

1º Edital Cardume Curtas - Divulgação
Divulgação

“Este edital é inteiramente financiado pela verba arrecadada com as assinaturas da plataforma. Agradecemos a cada assinante que valoriza e incentiva o cinema nacional, além dos nossos parceiros, que nos ajudaram a tornaram isso possível”, diz Luciana. “Somos uma iniciativa do próprio meio tentando remar contra a maré”, completa Daniel.

Conheça a Cardume acessando o site cardume.tv.br.

Com informações da assessoria de imprensa da Cardume.