cinematório café: Trilogia do Rock Brasileiro dos Anos 80

Nesta edição especial, em celebração pelo Dia Mundial do Rock, o podcast cinematório café relembra e analisa os filmes que compõem a Trilogia do Rock Brasileiro dos Anos 80: “Bete Balanço” (1984), “Rock Estrela” (1986) e “Rádio Pirata” (1987), todos dirigidos por Lael Rodrigues e inspirados no espírito do rock oitentista, com muita música e participações de artistas como Cazuza, Marina, Léo Jaime, Metrô, entre outros. No elenco, nomes como Débora Bloch, Diogo Vilela, Lauro Corona, Maria Zilda, Hugo Carvana, Malu Mader, Andréa Beltrão, Guilherme Karam, Vera Mossa, Lídia Brondi, Jayme Periard, entre outros.

Quem se senta à mesa conosco para comentar os filmes é o pesquisador Adilson Marcelino, do site Mulheres do Cinema Brasileiro.

Este episódio foi gravado em formato de live e também está disponível em vídeo! Assista em nosso canal no YouTube.



Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Confira abaixo a minutagem em que cada filme da Trilogia do Rock Brasileiro dos Anos 80 é comentado no podcast:

00:00:00 – Intro: Lael Rodrigues, rock e cinema nos anos 80

00:19:44 – Bete Balanço

00:44:06 – Rock Estrela

01:00:38 – Rádio Pirata

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

No Podcast do Canal Brasil, o criador da série “Hit Parade”, André Barcinski, conversa com Nelson Motta sobre a música brasileira dos anos 80. Ele relembra como os músicos da época encaravam o boom do pop rock no Brasil como um “Woodstock tardio”. A jornalista Simone Zuccolotto apresenta o programa.

— Galeria de imagens da Trilogia do Rock Brasileiro dos Anos 80:

— Videoclipe de “Bete Balanço”, com Barão Vermelho:

 

— Metrô e Léo Jaime cantam “Johnny Love” em cena de “Rock Estrela”:

 

— Marina Lima canta “Pseudo Blues” em cena de “Rádio Pirata”:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.