cinematório café: “Luca” e Pixar além da superfície

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme “Luca” (2021), animação da Pixar dirigida por Enrico Casarosa e disponível na Disney+.

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download



Em “Luca”, o personagem-título é um garoto-peixe que vive no fundo do mar com sua família, ao lado na costa italiana. Curioso e explorador, Luca se depara certo dia com Alberto, um menino como ele, mas que descobriu um segredo: quando sai da água e vai para a superfície, sua espécie se transforma em um ser humano. Luca fica maravilhado com a descoberta e decide fugir com Alberto para a cidade de Portorosso, onde os dois amigos se juntam a Giulia em uma competição, na esperança de vencerem para poderem ir para muito longe, viver a liberdade.

Quem se senta à mesa conosco para comentar a animação da Pixar “Luca” é Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

No IndieWire, entrevista com Enrico Casarosa, diretor de “Luca”. Ele conta sobre suas inspirações para o visual do filme. Os cartoons dos Looney Tunes e os filmes de Miyazaki e do neorrealismo italiano foram as principais referências.

— Curta-metragem “Out”:

 

— Comparação de uma cena de “Luca” com os storyboards:

 

— Trailer de “Luca”:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.