Belas Artes à La Carte: os filmes que entram no cardápio em agosto

Em agosto, o Belas Artes À La Carte acrescenta mais clássicos de grandes diretores ao seu catálogo. Entre eles: “Repulsa ao Sexo”, de Roman Polanski, “Os Sapatinhos Vermelhos”, de Michael Powell e Emeric Pressburger, “O Pássaro com Plumas de Cristal”, de Dario Argento, “O Chicote e o Corpo”, de Mario Bava, e “Duas ou Três Coisas que Eu Sei Delas”, de Jean-Luc Godard.

A plataforma também apresenta neste mês a mostra O Novíssimo Cinema da Paraíba, de 5 a 18 de agosto, e recebe parte da programação da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, de 11 de agosto a 14 de setembro.

Já o Cine Clube Italiano de agosto oferece “Gangue de Ladras”, filme de 2019 dirigido por Michela Andreozzi. O longa conta a história de uma gangue de ladras francesas disfarçadas de homens, que operou na área de Avignon em meados da década de 1980. Como nas sessões anteriores do Cine Clube Italiano, também haverá um debate sobre o filme após a exibição em 27 de agosto.



Confira o calendário com todas as estreias de agosto do Belas Artes À La Carte:

5 de agosto

O poder de um jovem (The power of one)

Austrália | França | EUA, 1992, Drama, 127 min

Direção: John G. Avildsen

Elenco: Stephen Dorff, Armin Mueller-Stahl, Morgan Freeman

Sinopse: África do Sul, primeira metade do século 20. P.K. é um menino inglês que cresceu em uma fazenda do interior, sendo criado por sua mãe viúva e por uma babá zulu. Quando sua mãe fica doente, o garoto é enviado para um colégio interno, onde passa a ser perseguido pelos colegas. P.K. consegue sobreviver a esses anos de bullying e vai viver com seu avô. Ele conhece Doc, um prisioneiro alemão que o ensina a tocar piano e Geel Piet, um gentil prisioneiro que o apresenta à arte do boxe. Aos 18 anos de idade P.K. se cansa de tanta injustiça e se torna um ativista anti-apartheid. Sua luta contra o regime de segregação racial na África do Sul fica confusa quando ele se apaixona por Maria, a filha de um líder racista.

Samy e eu (Samy y yo)

Argentina, 2002, Comédia, 85 min

Direção: Eduardo Milewicz

Elenco: Ricardo Darín, Angie Cepeda, Cristina Banegas

Sinopse: Samy está prestes a completar 40 anos. Entre seus desgostos estão sua namorada Laura, seu astigmatismo, sua mãe e sua irmã. Ele escreve o programa de TV de um comediante, mas ainda sonha em ser um escritor sério e respeitado. Todo ano tenta escrever um romance, mas todo ano falha. Ao avaliar sua crise existencial, Samy decide largar o emprego, a namorada e os laços que o prendem à família. No meio dessa confusão, Mary aparece. Ela é uma entusiasmada colombiana, que parece ser a única a enxergar o potencial dele. Mary então produz um reality show sobre a vida de Samy, que logo se transforma em um sucesso absoluto.

Os sapatinhos vermelhos (The red shoes)

Reino Unido, 1948, Musical, 135 min

Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

Elenco: Anton Walbrook, Marius Goring, Moira Shearer

Sinopse: Uma jovem bailarina está dividida entre o homem que ama e sua busca por se tornar uma bailarina de primeira.

A coletora de impostos (A taxing Woman)

Japão, 1987, Comédia, 127 min

Direção: Jûzô Itami

Elenco: Nobuko Miyamoto, Tsutomu Yamazaki, Masahiko Tsugawa

Sinopse: Se a evasão fiscal é uma arte, o negociante de rodas Hideki Gondo é Rembrandt. E assim, uma mulher determinada e exigente recebe a difícil tarefa de tentar pegá-lo.

Soledade, a bagaceira

Brasil, 1976, Drama, 88 min

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Rejane Medeiros, Nelson Xavier, Emmanuel Cavalcanti, Roberto Bonfim

Sinopse: A usina de cana é modernizada pelo filho do dono, contrariando a vontade do pai. Ele é enviado para estudar em uma cidade grande e, com a morte do governador João Pessoa, volta para sua cidade natal e sua amada, Soledade, tentando fazer uma revolução no canavial. Mas seu pai também ama Soledade e eles têm que competir pelo amor dela.

12 de agosto

As faces da morte (Faces of death)

EUA, 1978, Documentário/Horror, 105min

Direção: John Alan Schwartz

Elenco: Michael Carr, Samuel Berkowitz, Mary Ellen Brighton

Sinopse: Um dossiê da morte bem de perto, de todos os ângulos. Uma sangrenta luta de cães, um jantar com cérebro de macaco, um homem ateando fogo no próprio corpo, uma visita a um quarto de autópsias entre outras atrocidades mortais.

O pássaro com plumas de cristal (The bird with the crystal plumage)

Itália | Alemanha Ocidental, 1970, Horror, 96 min

Direção: Dario Argento

Elenco: Tony Musante, Suzy Kendall, Enrico Maria Salerno

Sinopse: Um expatriado americano em Roma testemunha uma tentativa de assassinato que está conectada a uma onda de assassinatos em andamento na cidade e conduz sua própria investigação apesar de ele e sua namorada serem alvos do assassino.

O chicote e o corpo (Whip and the body | La frusta e il corpo)

Itália | França, 1963, Horror, 92 min

Direção: Mario Bava

Elenco: Daliah Lavi, Christopher Lee, Tony Kendall

Sinopse: O fantasma de um nobre sádico tenta reacender seu romance com sua ex-amante masoquista e aterrorizada, que está noiva de seu irmão contra sua vontade.

Repulsa ao sexo (Repulsion)

Reino Unido, 1965, Drama, 105 min

Direção: Roman Polanski

Elenco: Catherine Deneuve, Ian Hendry, John Fraser

Sinopse: Uma mulher com repulsa sexual que desaprova o namorado da irmã afunda em depressão e tem visões terríveis de estupro e violência.

Fábio Leão – Entre o crime e o ringue

Brasil, 2013, Documentário, 85 min

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Fábio Leão

Sinopse: Fábio Leão é um consagrado nome do MMA. O longa-metragem apresenta a trajetória vitoriosa do protagonista, que entrou para o mundo do crime quando jovem, mas superou os obstáculos através do esporte.

19 de agosto

Cobb, a lenda (Cobb)

EUA, 1994, Drama, 128 min

Direção: Ron Shelton

Elenco: Tommy Lee Jones, Robert Wuhl, Lolita Davidovich

Sinopse: Enquanto escreve a biografia do seu ídolo, um repórter descobre que ele está longe de ser herói e precisa decidir se revela ou não a verdade.

Duas ou três coisas que eu sei delas (2 ou 3 choses que je sais d’elle)

França, 1967, Comédia, 87min

Direção: Jean-luc Godard

Elenco: Marina Vlady, Anny Duperey, Roger Montsoret

Sinopse: “Ela”, Juliette Janson, uma dona de casa casada, mãe de família, que divide sua rotina entre os afazeres domésticos e a prostituição. “Ela”, a Paris dos anos 1960, uma sociedade extremamente consumista, indiferente à Guerra do Vietnã e aos males do mundo.

A Arte da Felicidade (L’arte della felicità)

Itália, 2013, Animação, 82 min

Direção: Alessandro Rak

Elenco: Leandro Amato, Nando Paone, Renato Carpentieri, Jun Ichikawa

Sinopse: Depois de receber uma péssima notícia, Sergio conduz seu táxi pela decadente cidade de Nápoles. Sob uma chuva incessante, começa a questionar sua vida através da visão do futuro e da presença iminente do presente.

O processo do desejo (The conviction)

Itália | França | Suíça, 1991, Drama, 92 min

Direção: Marco Bellocchio

Elenco: Vittorio Mezzogiorno, Andrzej Seweryn, Claire Nebout

Sinopse: Uma garota e seu professor de arte ficam presos dentro de um museu-castelo depois que ele fecha à noite. Depois de um pouco de resistência, ela concorda em fazer sexo com ele, mas então ela processa o professor por estupro. O professor terá que provar sua inocência.

Muda Brasil

Brasil, 1985, Documentário, 105 min

Direção: Oswaldo Caldeira

Elenco: José de Abreu

Sinopse: O documentário relembra a reabertura política do país, e narra em detalhes os fatos que culminaram na eleição de Tancredo Neves como o primeiro presidente civil após 20 anos de ditadura militar.

26 de agosto

O lado bom da vida (Silver Linings Playbook)

EUA, 2012, Comédia, 122min

Direção: David O. Russell

Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro

Sinopse: Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los.

Fonte da vida (The Fountain)

Canadá | EUA, 2006, Drama, 97 min

Direção: Darren Aronofsky

Elenco: Hugh Jackman, Rachel Weisz, Sean Patrick Thomas

Sinopse: Como um cientista moderno, Tommy está lutando contra a mortalidade, procurando desesperadamente pela descoberta médica que salvará a vida de sua esposa acometida de câncer, Izzi.

O destino bate à sua porta (The Postman Always Rings Twice)

EUA, 1946, Crime, 113 min

Direção: Tay Garnett

Elenco: Lana Turner, John Garfield, Cecil Kellaway, Hume Cronyn

Sinopse: Uma mulher casada e um vagabundo se apaixonam e depois planejam assassinar seu marido.

Esse mundo é dos loucos (King of Hearts)

França, 1966, Comédia, 102 min

Direção: Philippe de Broca

Elenco: Jacques Balutin, Alan Bates, Daniel Boulanger, Pierre Brasseur, Jean-Claude Brialy, Geneviève Bujold

Sinopse: Uma pequena cidade francesa é ameaçada pela explosão de bombas implantadas por alemães, durante a Primeira Guerra Mundial. Para salvar os seus habitantes, o soldado Charles Plumpick (Alan Bates) é convocado para desarmar as bombas da cidade antes que elas explodam e destruam todo o entorno. Ao chegar no local, todos os habitantes já haviam fugido e os únicos que se encontravam na cidade eram os pacientes de um hospício, que fugiram e andavam pelas ruas vestidos com fantasias. Plumpick começa a conviver com eles e se apaixona por uma bela moça chamada Coquelicot (Geneviève Bujold)

Os senhores da terra

Brasil, 1970, Drama, 93 min

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Rodolfo Arena, Milton Moraes, Paulo Villaça

Sinopse: O famoso jagunço Judas é contratado para vingar a morte do prefeito de uma cidadezinha de Minas Gerais, mas nem tudo sai conforme os planos e ele acaba se apaixonando pela filha do coronel que precisa assassinar. A polícia se esforça para fazer um conchavo com os envolvidos, mas a chegada do sobrinho do coronel, um engenheiro que planeja a construção de uma represa em Degredo, faz todos os planos serem reavaliados.

27 de agosto

Gangue de Ladras

(Brave Ragazze)

Direção: Michela Andreozzi

Itália, 2019, 95min, Comédia/Crime

Elenco: Ambra Angiolini , Ilenia Pastorelli, Serena Rossi , Silvia D’Amico

Sinopse: A história de uma gangue de ladras francesas disfarçadas de homens, que operou na área de Avignon em meados da década de 1980.

Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.