Clássicos de Jacques Tourneur em mostra online e no Cine Humberto Mauro

Até 8 de setembro, a plataforma CineHumbertoMauroMAIS exibe a edição virtual da mostra inédita “Os Mistérios de Jacques Tourneur”, que acontece simultaneamente, com sessões presenciais, no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte. A mostra apresenta uma seleção de 23 longas-metragens realizados pelo cineasta francês Jacques Tourneur entre as décadas de 1940 e 1960.

A curadoria contemplou a versatilidade das produções de Tourneur, que teve grande carreira em Hollywood. Além dos filmes de terror que marcaram a trajetória do diretor, a programação reúne obras policiais, noir, melodramas, de aventura e faroeste. Na edição online, o público poderá ver quatro filmes: “Paixão Selvagem” (1946), “Fuga do Passado” (1947), “A Noite do Demônio” (1957) e “Sangue de Pantera” (1962).

Segundo Vitor Miranda, da Gerência do Cine Humberto Mauro, o trabalho de Tourneur possui como ponto comum as narrativas com elementos misteriosos, que exploram o invisível e o oculto. “O diretor utiliza com frequência a elipse, um recurso narrativo temporal em que sabemos que algo aconteceu, mas aquilo não nos é mostrado”, explica Miranda.



Tourneur é considerado um diretor com apelo popular, tendo produzido diversos longas-metragens de baixo orçamento. Por vezes construía personagens imersos em uma narrativa de questionamentos antagônicos acerca do que é real e do que é fantasia, constantemente em confronto com a própria realidade.

Nos filmes de Tourneur, o baixo orçamento potencializou as marcas registradas do diretor: o medo é constantemente sugerido, e surge em lugares em que não é esperado. Com grande uso dramático das luzes e sombras, e com narrativas que exploram temas exóticos e os mistérios de países estrangeiros, o cineasta possuía um forte apelo ao desconhecido, e construía narrativas de suspense e terror psicológico.

Reforçando, a mostra “Os Mistérios de Jacques Tourneur” acontece até 8 de setembro, gratuitamente, na plataforma CineHumbertoMauroMAIS.

Com informações da Fundação Clóvis Salgado.