Belas Artes à La Carte: os filmes que entram no cardápio em novembro

Em novembro, o Belas Artes À La Carte adiciona ao catálogo clássicos de diretores como Douglas Sirk, Michael Powell e Emeric Pressburger, Domingos de Oliveira, Todd Haynes e Fernando Trueba.

A plataforma também traz o lançamento de “O Homem que Vendeu Sua Pele”, dirigido por Kaouther Ben Hania e indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2021. Tem ainda o 16º Festival de Cinema Italiano, a 17ª Mostra Mostra Internacional do Cinema Negro e a última sessão do Cine Clube Italiano.

Confira o calendário com todas as estreias de novembro do Belas Artes À La Carte:



5 de novembro

O 16º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO traz mais uma vez para o público do país inteiro o melhor do cinema italiano. Neste ano, o Festival retoma as sessões presenciais, no Petra Belas Artes, sem renunciar ao formato online que acontecerá exclusivamente no Belas à la Carte. O Festival tem uma seleção de 16 filmes inéditos e 16 clássicos, este último uma retrospectiva “As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano”. As sessões serão gratuitas e oito dos filmes inéditos, foram exibidos no Festival de Veneza desse ano.

 

11 de novembro

Verônica

Brasil, 2007, Drama, 96 min

Direção: Maurício Farias

Elenco: Andrea Beltrão, Julio Adrião, Camila Amado

Sinopse: Jovem tenta, sem sucesso, entrar em contato com seu pai falecido. Depois de jogar Ouija com seus amigos, ela passa a ser assediada por terríveis presenças sobrenaturais que ameaçam toda sua família.

 

Colegas

Brasil, 2012, Comédia, 94 min

Direção: Marcelo Galvão

Elenco:  Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Marco Luque

Sinopse: Stallone, Aninha e Márcio são grandes amigos e vivem juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia, inspirados pelos filmes que assistem na videoteca local, resolvem fugir para realizar seus sonhos, roubando o carro do jardineiro. O caso chega até a imprensa e a polícia coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que estão dispostos a viver essa grande aventura.

 

Ninguém ama ninguém…por mais de dois anos

Brasil, 2015, Comédia, 86 min

Direção: Clovis Melo

Elenco: Gabriela Duarte, Marcelo Faria, Ernani Moraes, Michel Melamed, Pedro Brici, Luana Piovani

Sinopse: Com uma narrativa bem-humorada, o filme mostra a história de cinco casais que vivem, paralelamente, no início da década de 60 no Brasil. Eles são considerados casais convencionais pela sociedade, porém, na vida íntima, as insatisfações e desejos fogem um pouco do moralismo da época. Acompanhe a rotina de cada um deles, para descobrir seus medos e desejos mais latentes.

 

Anahy de las missiones

Brasil, 1997, Drama, 107 min

Direção: Sérgio Silva

Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira e Dira Paes

Sinopse: Dona Helena nasceu no sertão do Brasil e desde criança era apaixonada pela viola. Passou a sua juventude entre comitivas de boiadeiros e prostíbulos, lutando pelo direito de tocar. Helena era parteira e benzedeira, casou-se três vezes e teve 11 filhos, mas criou apenas dois deles. Aos 69 anos de idade, ainda analfabeta, virou estrela no Brasil. Mas esse sucesso repentino não mudou seu destino marcado pela origem humilde. Sua sina era lutar pela sobrevivência e a da sua família.

 

Prova de Coragem

Brasil, 2016, Drama, 90 min

Direção: Roberto Gervitz

Elenco: Armando Babaioff, Mariana Ximenes

Sinopse: Hermano é um médico que planeja escalar uma montanha perigosa. Ele se sente culpado pela morte de seu melhor amigo e este desafio representa uma prova de coragem. Porém, a esposa de Hermano revela que está grávida e ele precisa tomar uma decisão.

 

12 de novembro

O homem que vendeu sua pele

Tunísia | França | Bélgica | Alemanha |Suécia | Turquia, 2020, Drama, 104 min

Direção: Kaouther Ben Hania

Elenco: Yahya Mahayni, Monica Bellucci, Dea Liane e Koen de Bouw

Sinopse: O filme acompanha Sam Ali, um jovem sírio sensível e impulsivo que trocou seu país pelo Líbano para escapar da guerra. Para poder viajar para a Europa e recuperar o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo. Transformando seu próprio corpo em uma obra de arte de prestígio, Sam perceberá, entretanto, que sua decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade.

 

17 de novembro

A 17ª Mostra Internacional do Cinema Negro acontece entre os dias 17 e 30 de novembro no À LA CARTE. A mostra, que tem curadoria do professor e pesquisador Celso Luiz Prudente, exibe dez longas – entre eles “Samba é primo do jazz”, de Ângela Zoé e “O divino Guaporé”, de Ederson Lauri Leandro e onze curtas-metragens. A exibição dos filmes será gratuita para assinantes e não assinantes.

 

18 de novembro

Curva do destino (Detour)

EUA, 1945, Suspense, 68 min

Direção: Edgar Ulmer

Elenco: Tom Neal, Ann Savage, Claudia Drake e Edmund MacDonald

Sinopse: Al Roberts é um músico de jazz maltrapilho que viaja pelos Estados Unidos de carona, e vê sua vida se transformar num inferno depois que um motorista morre na sua frente, e ele resolve assumir a identidade do morto. A coisa piora quando ele se envolve com a vulgar Vera, que depois de o levar a um estado degradante, faz com que ele cometa uma terrível besteira.

 

Eu não estou lá (I’m Not There)

Alemanha | Canadá | França, 2007, Biografia, 135 min

Direção: Todd Haynes

Elenco:  Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger

Sinopse: Bob Dylan (Christian Bale / Cate Blanchett / Heath Ledger / Marcus Carl Franklin / Richard Gere / Ben Whishaw), ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.

 

O longo caminho para casa (The Long Way Home)

EUA, 1997, Documentário, 120 min

Direção: Mark Jonathan Harris

Elenco: Morgan Freeman (narração), Martin Landau, Winston Churchill, Israel Lau e Livia Shacter

Sinopse: Este documentário vencedor do Oscar retrata as condições dos refugiados judeus após a Segunda Guerra Mundial e a criação do moderno Estado de Israel.

 

O grande espírito (The great spirit | Il grande spirito)

Itália, 2019, Crime, 103 min

Direção: Sergio Rubini

Elenco: Sergio Rubini, Rocco Papaleo, Bianca Guaccero, Ivana Lotito

Sinopse: Subúrbios de Taranto. Durante um assalto, um dos três cúmplices, Tonino conhecido como Poodle, aproveitando a distração dos outros dois, rouba todo o saque e foge.

 

Feminices

Brasil, 2004, Comédia, 72 min

Direção: Domingos de Oliveira

Elenco: Priscilla Rosenbaum, Dedina Bernadelli, Clarice Niskier e Cacá Mourthé.

Sinopse: Dez anos após montarem a peça teatral Confissões de Mulheres de 30, quatro amigas decidem se reunir para escrever uma nova peça: Confissões de Mulheres de 40. Quatro corajosas atrizes reúnem-se na pesquisa de um tema provocante, o comportamento e intimidades das mulheres, e estão na busca de um diretor para peça. O que elas não sabiam é que o próprio diretor transformaria a montagem teatral em documentário cinematográfico, um “documentário confessional de caráter ficcional” sobre o comportamento feminino e a própria feminilidade.

 

22 de novembro

Nazistas africanos do Kung-fu (African Kung-fu nazis)

Gana, 2019, Comédia, 84 min

Direção: Samuel K. Nkansa e Sebastian Stein

Elenco: Elisha Okyere, Kwaku Adu e Yoshito Akimoto.

Sinopse: Acredite se quiser! Ao contrário do que dizem os livros de História, Adolf Hitler não cometeu suicídio, ele fugiu para o continente africano em seu submarino. Com o apoio do general japonês Hideki Tojo, famoso simpatizante nazista, Hitler planeja conquistar o mundo de novo, começando por Gana. Lá, ele destroi uma escola de Kung-Fu, matando seu líder. De luto pelo mestre, seu mais fiel discípulo busca vingança participando do torneio de artes marciais de Hitler. Nesta louca mistura de nazismo com Kung-Fu, apenas um homem pode parar o “kung-fuhrer”!

 

25 de novembro

Terapia do amor (Prime)

EUA, 2006, Comédia, 105 min

Direção: Ben Younger

Elenco: Uma Thurman, Meryl Streep, Bryan Greenberg

Sinopse: Rafi Gardet é uma empresária divorciada, católica, de 37 anos e apaixonada por David, um artista judeu de 23 anos. Com a ajuda de sua terapeuta, a Dra. Lisa Metzger, Rafi tenta superar suas inseguranças e aceitar a diferença de idade entre ela e David. Porém, quando Lisa aprende mais sobre o novo amor do sua cliente, ela descobre que é David, seu filho. Como Lisa tenta separar o casal, Rafi e David temem que eles não são certos um para o outro.

 

O artista e a modelo (El Artista Y La Modelo)

Espanha | França, 2021, Drama, 105 min

Direção: Fernando Trueba

Elenco: Jean Rochefort, Aida Folch, Claudia Cardinale

Sinopse: Um cultuado escultor aposentado vive com a esposa no interior da França, próximo da fronteira da Espanha. Quando ela oferece abrigo a uma espanhola fugitiva do regime de Franco, a jovem passa a viver no ateliê do artista que vai recuperando a vontade de trabalhar, usando a hóspede como modelo.

 

Vidocq, um escândalo em Paris (A scandal in Paris)

EUA, 1946, Aventura, 100 min

Direção: Douglas Sirk

Elenco: George Sanders, Signe Hasso, Carole Landis

Sinopse: Nascido em uma prisão francesa em 1775, François Eugène Vidocq se torna um ladrão profissional e mais tarde é nomeado chefe da polícia parisiense.

 

Narciso Negro (Black Narcissus)

Reino Unido, 1947, Drama, 100 min

Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

Elenco: Deborah Kerr, Emeric Pressburguer, Kathleen Byron, Jean Simmons

Sinopse: Um grupo de freiras anglicanas liderado pela irmã Clodagh (Deborah Kerr) é enviado aos Himalaias. O clima na região é hostil e as irmãs são abrigadas em um palácio antigo. Elas trabalham para estabelecer uma escola e um hospital, mas lentamente o foco começa a mudar. A irmã Ruth (Kathleen Byron) se apaixona por um funcionário do governo, Sr. Dean (David Farrar), e começa a questionar seu voto de celibato, enquanto a irmã Clodagh se deixa levar pelas suas próprias memórias de amor.

 

Carreiras

Brasil, 2005, Drama, 72 min

Direção: Domingos de Oliveira

Elenco: Priscilla Rozenbaum, Domingos de Oliveira, Maria Ribeiro e Paulo Carvalho

Sinopse: Cheirando gramas de cocaína, Ana Laura, 40 anos, linda e bem informada, âncora de televisão, enfrenta sua “longa noite de loucuras” tentando romper com o “sistema”. Sua mágoa é ter perdido seu status dentro da emissora em que trabalha, sendo agora preterida por moças mais jovens. No raiar da manhã, uma surpresa a espera, fazendo reverter o rumo dos acontecimentos.

 

26 de novembro

Cine Clube Italiano l Novembro: Duas Famílias (2020), de Pietro Castellitto

Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o À LA CARTE iniciou uma nova programação desde maio, o Cine Clube Italiano. Ao todo serão sete edições mensais que trarão filmes italianos recém-lançados e inéditos no Brasil que serão seguidos de uma programação especial. Os filmes terão acesso gratuito por uma semana no À LA CARTE e as programações acontecerão no canal do YouTube do Belas Artes À La Carte.

Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.